sábado, 31 de dezembro de 2011

Bem-vindo ao Mundo Novo - Artigo de Montserrat Martins

Bem-vindo ao Mundo Novo
Artigo de Montserrat Martins
Feliz Ano Novo! Sendo psiquiatra devo desejar, à la Simão Bacamarte, que você seja feliz mas não entre em euforia, caso fique eufórico observe se depois vem a depressão, se os sintomas persistirem procure um médico. E se você, tal como Bernard Marx em Admirável Mundo Novo, sente algum desconforto social e pessoal, pode perceber que à sua volta as pessoas já estão devidamente adaptadas, com uma prescrição adequada às suas necessidades biológicas. 
No passado era comum um tipo de “receita de vizinha” em que uma vizinha perguntava o que tomar para dor de garganta e a outra “receitava” um antibiótico, porque “eu tomo e dá certo”. Hoje as vizinhas já trocam receitas não só para si mas para toda família, filhos e netos, que incluem Ritalina, Risperidona, Rivotril, Carbamazepina, Lítio. 
O Brave New World chegou para ficar, tal como previsto há setenta anos pelo profético Aldous Huxley, consagrando também o Dr. Simão Bacamarte, alienista machadiano, que completa cento e trinta anos de vida em 2012. É visto com naturalidade que nas instituições para jovens com problemas de conduta o uso do tratamento psiquiátrico se torne amplamente majoritário, o que é relacionado à redução da frequência de tumultos, justificando o acerto da estratégia. Nos colégios, no entanto, ainda surpreende a alguns o uso cada vez mais precoce de medicamentos em crianças, desde pequenas, para melhorar o rendimento escolar e o relacionamento com colegas, professores e pais. 
O que esse cenário nos diz sobre nossa sociedade, que prenúncios nos traz para o futuro? Machado e Huxley nos anteciparam a era atual com suas previsões feitas um século antes. O que temos a dizer para as próximas gerações? Ingressamos na era da tecnologia biológica comportamental antes de termos investido em uma tecnologia humana relacional. Na falta de tempo para o diálogo, regulamos o nosso equilíbrio emocional com substâncias químicas.
Ante as demandas de maior produtividade e das novas tecnologias voltadas ao lazer, desenvolvemos formas de prazer individuais, fazendo com que a principal modalidade de ativismo hoje seja a dos nossos dedos, no videogame. Pode faltar água na cidade, nesse verão? Ah, sim, nós vimos na TV. Alguém vai resolver. Senão, vamos pagar mais caro pela água, é preciso ganhar mais. 
Os livros de Medicina preconizavam, há trinta anos, que uma criança não deveria receber psicofármacos se não estivesse em psicoterapia, um método voltado a abrir espaço para as suas emoções na sua identidade psicológica e na interação com seus familiares. Hoje, mesmo os hospitais-escola universitários já passam direto para a fase de medicalização dos sintomas, para “otimizar” o tempo dispendido em atendimentos e dar conta de uma demanda cada vez mais massificada. Sim, uma sociedade de massas na qual só é onipresente o Big Brother, antecipado por George Orwell em ’1984′. 
Definitivamente, você não está sozinho, seja qual for o seu caso. Se já estiver devidamente atendido e medicado, aproveite o que a tecnologia química tem para lhe oferecer. Se ainda busca por alternativas mais naturais para viver em harmonia, encontrará aliados entre os que acreditam que um mundo melhor é possível, para o que não basta nos adaptarmos às regras vigentes, é necessário também compreender nossa natureza mais profundamente. 
Não sabemos, hoje, como resolver o problema da água ou do clima, apesar das promessas de que novas tecnologias resolverão tudo, sem grandes preocupações preservacionistas. Pretendemos saber como manter o equilíbrio pessoal e emocional por meios químicos, deixando de atribuir significado a sinais e sintomas como expressão da nossa natureza humana em desequilítbrio, cujas necessidades emocionais e relacionais não são atendidas pelo atual status quo. Nossos dilemas, hoje, são próprios do século XXI, um mundo complexo e sem precedentes, a não ser na imaginação machadiana e de outros gênios proféticos, Huxley e Orwell. 
*Montserrat Martins, colunista do EcoDebate, é Psiquiatra

Wij willen een kinderpardon

Wij willen een kinderpardon
Limburgser dan Vlaai. Noord-Hollandser dan kaas. Frieser dan de Elfstedentocht. En Zeeuwser dan het meisje. Dat zijn de kinderen die ons land moeten verlaten. 14 jaar oud, 10 jaar in Nederland. 9 jaar oud, 8 jaar in Nederland. 13 jaar oud, 13 jaar in Nederland.
Als wij niks doen, ligt hun toekomst in Irak, Afghanistan, Eritrea, Angola. Landen waar ze de taal niet van spreken, waar ze niemand kennen, waar ze vreemden zijn. Wij laten dit niet gebeuren. Deze kinderen horen hier. Wij willen een kinderpardon. Wij willen ze uit onzekerheid halen en welkom heten in hun land. Daarom deze hartenkreet.
Minister Leers, doe niet zo kortzichtig. Laat zien dat Nederland groot kan zijn. Of het er nu 20 of 2.000 zijn, deze kinderen horen hier. Geef ze de kans om een mooie toekomst in Nederland op te bouwen. Geef ze de kans om mee te bouwen aan een mooie toekomst voor Nederland. Geef ze een kinderpardon!
Angela Groothuizen, Marco Borsato, Paul de Leeuw, Khalid Boulahrouz, Jörgen Raymann, Humberto Tan, Jan Mulder, Anna Drijver, Patrick Lodiers, Thomas Acda, Filemon Wesselink, Manuel Broekman, Vincent Bijlo, The Opposites, Appa, Hanneke Groenteman, Eric Corton, Margriet Eshuijs, Daphne Bunskoek. Peter van der Vorst, Tanja Jess, Hind, Georgina Verbaan, Peter R. de Vries, Waylon, Halina Reijn, Nasrdin Dchar, Jolande Sap en Tofik Dibi.
Fonte: REDE Os Verdes/via Twitter

Project Signs Special Edition 2012

 Project Signs
Special Edition 2012
O Projeto 'Sinais Edição Especial 2012' é a sétima edição, seqüência das seis edições anteriores do Projeto 'Sinais', editadas em 2008 e 'Sinais Especial' em 2011.
Através de imagens que nos alertam sobre os Sinais de diversos tipos que nos assaltam diariamente, via meios de mídia e outros que estão preparando-nos para uma elevação em breve. Toda a sorte de desastres estão ligadas as ações humanas na terra e nossa busca por respostas encontrará a revelação, do que estamos preparando para o amanhã.
As agressões ao ambiente e as pessoas, através de ditaduras e governos autoritários, estão acabando e a revolta das pessoas no planeta também tem relação com a emanações do sol, que explode seus raios em direção a terra. Todo o deseqüilíbrio tem um preço e todos pagaremos pela evolução humana de pouco mais de 200 anos.
A transição planetária em que nos encontramos, nos levará ao grande salão dos espelhos, onde cada um será o seu Juíz. Buscaremos nos harmonizar com o mundo, com os elementais e com todo o universo, em busca de um futuro.
Projeto Sinais Edição Especial 2012 é uma produção de Júlio Wandam para o Movimento Ambientalista Os Verdes de Tapes/RS. Imagens coletadas no buscador Google search e Música Signs - The Hand of Fate.
ASSISTA O VÍDEO:
Fonte: REDE Os Verdes/via Youtube Green9125

Em 2012, a REDE da APEDeMA/RS Planeja...

 EM 2012, A REDE DA APEDEMA PLANEJA
 PODER TER UMA MAIOR AÇÃO NASCENTE EM MAQUINÉ;
 PODER FAZER UMA ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA  DE BIGUÁSDE
AMIGOS DO MEIO AMBIENTE , DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL EM BENTO GONÇALVES, DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA NO VALE DO GRAVATAI . UMA ASSOCIAÇÃO SÓCIO-AMBIENTALISTA, UMA IGRÉ.  ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA DA COSTA DOCE OU UM INSTITUTO BALLAENA AUSTRALIS!
 EM 2012, A REDE DA APEDEMA ESPERA 
FOMENTAR UMA MAIOR ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA EM CANELA,  UMA ESPÉCIE DE ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL, EM PORTO ALEGRE, IJUÍ, SÃO BORJA.
EM 2012, A REDE DA APEDEMA QUER
 SER UM  CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS  POR PELOTAS, POR RIO GRANDE; UM INSTITUTO GAUCHO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, UM BIOFILIA. UM PAULUS, UM INSTITUTO ORBIS DE PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, MAIS DO QUE UM INSTITUTO, UM INSTITUTO ECONSCIÊNCIA!
em 2012, A REDE DA APEDEMA PRETENDE
 SER COMO UMA PILASTRA EM UMA FUNDAÇÃO GAIA, UMA FUNDAÇÃO MO'Ã.
EM 2012, A  REDE DA APEDEMA QUER SER UM GRUPO ECOLÓGICO SENTINELA DOS PAMPAS, UM  GRUPO TRANSDISCIPLINAR DE ESTUDOS AMBIENTAIS DO MARICÁ , UM GRUPO ECOLÓGICO GUARDIÕES DA VIDA
EM 2012, A rede da APEDEMA PRECISA 
ESTAR EM MOVIMENTO. MOVIMENTO AMBIENTALISTA POR UM VERDE NOVO,  UM MOVIMENTO COMO O DO ROESSLER PARA DEFESA AMBIENTAL. A REDE DEVE SER VERDE, COMO OS VERDES DE TAPES.
PRECISA SER UM NÚCLEO DE AMIGOS DA TERRA – BRASIL, UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E MONITORAMENTO AMBIENTAL! DEVE TER UM  PROJETO MIRA-SERRA PARA A UNIÃO DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL EM DOM PEDRITO. UMA UNIÃO PELA VIDA, UMA UNIÃO PROTETORA DO AMBIENTE NATURAL!
EM 2012, A REDE DA APEDEMA NÃO PODE 
PERDER DE VISTA SEU COMPROMISSO COM A TERRA, COM O FOGO, COM O AR, COM A H2O. DEVE SER UM COMPROMISSO H2O PRAMA.
EM 2012, A REDE DA APEDEMA VAI 
TRAZER NO PEITO SEUS AMIGOS DA PAISAGEM PRESERVADA DE QUINTÃO, INTEGRAr SUAS ONGS EM SOLIDARIEDADE.
EM 2012, A REDE DA APEDEMA DEVE 
ESTAR UNIDA, PARA CADA VEZ MAIS ESTAR RESGATANDO O FUTURO DA BIODIVERSIDADE. UM BIOFUTURO!
EM 2012, 
A REDE DE ORGANIZAÇÕES SOCIOAMBIENTALISTAS DA APEDEMA ATUARÁ CADA VEZ MAIS COMO REDE E CADA VEZ MAIS ORGANIZADA PARA AÇÕES INTERVENCIONISTAS NA SOCIEDADE ANTROPOCENTRISTA ATUAL, QUE DESVALORIZA E DESPREZA TODOS OS OUTROS TIPOS DE VIDA.
2012: UMA APEDEMA BIOCENTRISTA !
VIVA A VIDA! TODAS AS VIDAS!
SÃO OS VOTOS 
--
ASSEMBLEIA PERMANENTE DE ENTIDADES EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Coordenação Executiva Biênio 2011-2013 - ASPAN - INGA - UPV
Secretaria Executiva - Porto Alegre – RS - Email: apedemars@gmail.com


AFILIADAS


1. Ação Nascente Maquiné  - onganama@yahoo.com.br - ANAMA Maquiné

2. Associação Ambientalista Biguá - biguá_arambare@ig.com.br - Biguá Arambaré

3. Associação Amigos do Meio Ambiente - martinez@pro.via-rs.com.br - AMA Carazinho

4. Associação Amigos do meio ambiente - fale@quemamapreserva.org - AMA Guaíba

5. Associação bento-gonçalvense de proteção ao ambiente natural - abepan@terra.com.br - ABEPAN Bento Gonçalves

6. Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravatai - apnvg@bol.com.br

bioplanrs@yahoo.com.br - APN-VG Gravataí

7. Associação Ecológica Canela - assecan@via-rs.com.br - ASSECAN Canela

8. Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural - agapan@agapan.org.br

agapan.comunica@gmail.com - AGAPAN Porto Alegre

9. Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural

secretaria@aipan.org.br - AIPAN Ijuí

10. Associação São Borgense de Proteção ao Ambiente Natural


jonesdalmagropinto@gmail.com - ASPAN São Borja

11. Centro de Estudos Ambientais - ongcea@gmail.com - CEA Pelotas/Rio Grande

12. Fundação Gaia - sede@fgaia.org.br - Fundação Gaia Porto Alegre

13. Fundação Mo'ã - fund.moa@terra.com.br - Mo'ã Santa Maria

14. Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas - gesp@yahoo.com.br - GESP Passo Fundo

15. Igré – Associação Sócio-ambientalista

igre_amigosdaagua@yahoo.com.br - Igré Porto Alegre

16. Instituto Gaucho de Estudos Ambientais - inga@inga.org.br - InGá Porto Alegre

17. Instituto Biofilia

felipe@institutobiofilia.org.br - Biofilia Porto Alegre

18. Instituto Patulus - patulus@patulus.org - INPA Bento Gonçalves

19. Grupo Transdisciplinar de Estudos Ambientais Maricá - jorgeamaroborges@gmail.com

auricidarosa@gmail.com - Maricá Viamão

20. Movimento Ambientalista Verde Novo - seelwa@gmail.com

ma.verdenovo@bol.com.br Verde Novo São Lourenço do Sul

21. Movimento Roessler para Defesa Ambiental


arnokayser@ig.com.br Roessler Novo Hamburgo

22. Núcleo de Amigos da Terra – Brasil

natbrasil@natbrasil.org.br NAT Porto Alegre

23. Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - nema@nema-rs.org.br      

nema@vetorial.net NEMA Rio Grande

24. Os Verdes de Tapes

osverdestapes@gmail.com - Os Verdes de Tapes - Tapes

25. Projeto MIRA-SERRA

miraserra@miraserra.org.br - MIRA-SERRA POA e São Francisco de Paula

26. União Pedritense de Proteção ao Ambiente Natural

dionilmachado@hotmail.com - UPPAN Dom Pedrito

27. União pela Vida

upvrsbrasil@yahoo.com.br - UPV Porto Alegre

28. União Protetora do Ambiente Natural - upan_apedema@yahoo.com.br

coordenador@upan.org.br - UPAN São Leopoldo

29. H2O PRAMA - h2oprama@hotmail.com - H2O PRAMA Porto Alegre

30. Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza

orbis@institutoorbis.org.br - Instituto Orbis Caxias do Sul

31. Amigos da Paisagem Preservada de Quintão

apaipq@yahoo.com.br - APAIPQ Palmares do Sul

32. Instituto Econsciência


econsciencia@econsciencia.org.br - Econsciência Porto Alegre

33. ONG Solidariedade


jucefaco@hotmail.com - ONG Solidariedade Porto Alegre

34. Instituto Ballaena Australis

malenamesquita@gmail.com - Ballaena Australis Santa Vitória do Palmar

35. Associação Ambientalista da Costa Doce - joaojenisch@hotmail.com  - A.A.C.D Camaquã

36. Grupo Ecológico Guardiões da Vida

porfalaremecologia@yahoo.com.br - GEGV Passo Fundo

37. ONG Resgatando o Futuro da Biodiversidade

lorilubrandt@yahoo.com.br - Biofuturo Santa Maria

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Incêndio em parque da Patagônia arrasa 8.500 hectares

Incêndio em parque da Patagônia arrasa 8.500 hectares
Imagem área mostra fogo devastando o parque nacional de Torres del Paine, na Patagônia chilena - Foto: AFP 
700 turistas foram evacuados. Chamas avançam há três dias sem controle e presidente chileno declara "zona de catástrofe" 
Um incêndio florestal no parque nacional de Torres del Paine, na Patagônia chilena, que dura três dias já consumiu 8.500 hectares de mata nativa e segue sem controle, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira pelo Escritório Nacional de Emergência (Onemi). 
O fogo teve início na tarde de terça-feira no setor do lago Grey, no norte das Torres del Paine, um imponente grupo de montanhas visitadas todos os anos por milhares de turistas. O rápido avanço das chamas obrigou as autoridades a fecharem as portas e a evacuar 700 pessoas do parque, que tem uma superfície de 230.000 hectares (um hectare corresponde aproximadamente ao tamanho de um campo de futebol). 
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse que irá solicitou ajuda internacional para combater o incêndio. Estados Unidos, Austrália e Argentina serão chamadoa para fazer frente às linhas de fogo. 
Piñera afirmou que "o governo tomou e vai continuar tomando todas as medidas para enfrentar a catástrofe das Torres del Paine". Ele também informou que "decidiu declarar zona de catástrofe a província" Ultima Esperanza, afetada pelas chamas. 
Críticas 
Grupos ambientalistas criticam a demora do governo do Chile em atuar no controle ao incêndio. O ativista Luis Mariano Rendón, da organização não-governamental Ação Ecológica e defensor do movimento "Patagônia sem Represas", destacou que, segundo os próprios dados do Executivo, na quinta-feira havia "quase mais brigadistas argentinos que membros do Exército do Chile combatendo as chamas no Parque Nacional Torres del Paine". 
"Queríamos ver este governo, que é tão ágil para lançar água na população que luta por seus direitos, ser igualmente ágil para lançar água nas chamas que consomem nosso patrimônio natural", declarou. 
O diretor da Onemi, Vicente Núñez, explicou que ontem o combate ao incêndio foi feito com a ajuda de 120 voluntários e que hoje o número de pessoas deve duplicar com a ajuda de funcionários da Corporação Nacional Florestal do Chile (Conaf), de membros do Exército, de bombeiros e de brigadistas argentinos. 
* Com informações da AFP e da ANSA

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Somália: a lixeira nuclear

 Somália: a lixeira nuclear 
Somália é um dos numerosos países subdesenvolvidos que desde os anos oitenta recebeu inumeráveis cargas de resíduos nucleares e outros dejetos tóxicos dos países desenvolvidos e os armazenou ao longo de sua costa. Os somalis informam agora que 40% de sua população padecem de câncer. 
A Somália não era o único destino. Também estavam previstos Zaire, Malawi, Eritreia, Argélia e Moçambique. 
Tratava-se de uma violação dos acordos internacionais a exportação de semelhantes dejetos à Somália, e era eticamente questionável que pudessem estabelecer-se semelhantes convênios com um país sacudido por uma guerra civil. A indignação do UNEP (United Nations Environment Programme), o Programa da ONU para a proteção ao meio ambiente, parecia justificada.
Mas a incógnita se mantém aberta: se desde os anos oitenta se deram esses casos, por que o UNEP não tomou medidas mais enérgicas antes? 
As nações Unidas não se manifestaram até depois do escândalo do barco sírio “Zenobia”, que em 1988 transportava cerca de 20 mil toneladas de resíduos nucleares e durante meses esteve buscando um porto para poder descartá-las.
[Tradução de Diário Liberdade]
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

Sea Shepherd intercepta a la flota ballenera japonesa con el uso de pequeños aeroplanos

 Sea Shepherd intercepta a la flota ballenera japonesa con el uso de pequeños aeroplanos
Por Bárbara Gajardo
La flota de Sea Shepherd ha encontrado a la flota ballenera japonesa antes de que ninguna ballena fuese asesinada
El 24 de Diciembre, Sea Shepherd logró localizar a la flota ballenera nipona rumbo al santuario ballenero austral, mucho antes de lo esperado, por lo que hay un gran optimismo en la organización en cumplir el objetivo que es que ninguna ballena sea muerta este año. 
El Capitán Watson, recibió reportes de pescadores cuando la flota ballenera japonesa pasó a través del Estrecho Lombok y entonces esperó al sur del estrecho, a una distancia de 500 millas al suroeste de la costa de Australia Occidental. Sea Shepherd, entonces, atrapó a los balleneros a los 37° Sur, muchísimo lejos aún del Santuario de Ballenas del Océano Austral. 
El barco de Sea Shepherd, Steve Irwin, lanzó un pequeño aeroplano para, exitosamente, localizar y fotografiar al buque factoría de la flota ballenera japonesa, Nisshin Maru, este 24 de Diciembre. Una vez que la búsqueda comenzó, los 3 barcos arponeros y de seguridad comenzaron a seguir al Steve Irwin, con objeto de proteger al Nisshin Maru y permitir que este escape.
Esta vez, como sea, la táctica de la flota japonesa de perseguir al Steve Irwin y Bob Barker no funcionará, gracias a los aeroplanos, uno en el Steve Irwin y otro en el Bob Barker, pueden seguir al Nisshin Maru y retransmitir la posición a la flota de Sea Shepherd. 
El aeroplano bautizado como Nicole Montecalvo fue donado al Steve Irwin por la compañía de reciclaje Bayshore, de New Jersey y la Moran Office and Port Security, también de la misma ciudad. 
Con el Steve Irwin siendo perseguido por los 3 arponeros, el Bob Barker se encuentra libre y el Brigitte Bardot hábil para perseguir al factoría Nisshin Maru, teniendo una mayor velocidad que los arponeros. 
“Esta sera una larga y dura persecución, desde aquí hasta la costa de la Antártida” dijo el Capitán Watson, “Pero, gracias a estos aeroplanos, ahora tenemos la ventaja que jamás antes tuvimos: ojos observando desde el cielo.” 
A esta gran noticia de haber encontrado la flota tempranamente debemos sumar la confirmación de Animal Planet de la 5ta temporada de WHALE WARS, Defensores de Ballenas, donde se documenta y se muestra en este programa todo lo que sucede en esta batalla que se libra año a año en el santuario ballenero austral. 
Para los voluntarios de Sea Shepherd a nivel mundial y para todos los simpatizantes de esta gran causa este ha sido un magnífico regalo de Navidad.Ya que los ultimos días han sido difíciles para la organización luego de la detención de Erwin Vermeulen,ciudadano holandés, quien fuera detenido injustamente en Taiji, Japón, mientras intentaba tomar fotografías de delfines Risso siendo transportados desde las jaulas de contención en el mar hacia el Dolphin Resort Hotel. A eso se sumó el allanamiento que la policia de la prefectura de Wakayama realizó en el hotel donde se hospedan los voluntarios de Sea Shepherd donde todos sus computadores, cámaras y celulares fueron usurpados por ésta, dejándolos imposibilitados de registrar todas las masacres que en Taiji están aconteciendo. Así que sin duda esto es una gran inyección de energía para todos. 
En este día de Navidad, 88 voluntarios están arriba de los tres buques de Sea Shepherd en el frío y lejano océano antártico confrontando las operaciones de la flota ballenera japonesa. Al mismo tiempo, media docena de Guardianes de la Cala estarán parados haciendo vigilia en Taiji, para parar la matanza de delfines. Este día Erwin Vermeulen sigue en una cárcel japonesa acusado de asalto solo porque se atrevió a filmar las atrocidades en Taiji. Para todos ellos vaya paz y mucho amor, más que nunca! 
*Bárbara Gajardo 
Fuente: Sea Shepherd Chile

Chile: estudantes são detidos em último protesto de 2011

Manifestante vestido de Papai Noel é preso pela polícia chilena (Ivan Alvarado / Reuters)
Chile: estudantes são detidos em último protesto de 2011
Eles prometem continuar em 2012 luta pela educação gratuita e de qualidade
Centenas de estudantes chilenos protestaram nesta quinta-feira no centro de Santiago, até serem controlados pela polícia, que deteve uma dezena deles. Na última manifestação de 2011, os manifestantes prometeram continuar em 2012 sua luta por uma educação pública gratuita e de qualidade. 
Cerca de 500 estudantes se reuniram perto do meio-dia na Praça Itália, no centro de Santiago, comparecendo a uma convocação para protestar pela última vez no ano, mas em pouco tempo a polícia dissolveu a manifestação com jatos d'água e bombas de gás, e prendeu uma dezena de estudantes, entre eles um vestido de Papai Noel. 
Desocupação - Paralelamente, nesta quinta-feira, estudantes desocuparam o Lideu Darío Salas de Santiago, um dos poucos colégios que permaneceu tomado por estudantes durante mais de seis meses como medida de pressão. Já na quarta-feira os estudantes decidiram sair de forma pacífica de duas emblemáticas sedes estudantis: a Casa Central da Universidade do Chile, a mais importante do país, e o Instituto Nacional, um dos colégios públicos mais antigos, ocupados por mais de seis meses. 
Enquanto cerca de 20 estudantes saíam da sede da Universidade do Chile, outros chegavam para realizar trabalhos de limpeza e apagar os milhares de rabiscos feitos em suas paredes. Os estudantes chilenos encerravam assim um ano marcado por oito meses de protestos para exigir o fim do sistema educativo herdado da ditadura de Augusto Pinochet, e que, diante da falta de resposta do governo do presidente Sebastián Piñera, continuarão em 2012. 
"O movimento estudantil continua no ano que vem, porque os motivos pelos quais nos mobilizamos não estão resolvidos", afirmou nesta quinta-feira Gabriel Boric, presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH), a mais poderosa do país, e que substituiu no cargo a carismática Camila Vallejo. 
Continuidade - Vallejo, militante do Partido Comunista e personalidade do ano no Chile, segundo várias pesquisas e publicações, perdeu a reeleição e ficou como vice-presidente da federação. Segundo Boric, ainda não foram definidas as formas de mobilização para o ano que vem, apesar de não ter se descartado que os protestos continuarão, assim como greves e ocupações de sedes estudantis. 
Fruto das reformas impostas pela ditadura de Pinochet (1973-1990), que reduziu a menos da metade o aporte público à educação e impulsionou a entrada das escolas e universidades privadas, hoje apenas 40% dos estudantes chilenos vai a colégios públicos gratuitos, enquanto não existe essa possibilidade no nível superior. 
Com agência France-Presse
Fonte: Veja.Com

Iraque: final sem glória

 Iraque: final sem glória
Dias depois da invasão do Iraque, 70% dos entrevistados nos EUA manifestaram-se a favor, contra apenas 25%. Na amarga retirada, nove anos depois, os números trocaram de lugar 

Por Jim Lobe, na Envolverde/IPS 
A oficialização, na semana passada, do fim da ocupação de quase nove anos do Iraque, passou praticamente desapercebida nos Estados Unidos. Mereceu apenas uma cerimônia em Bagdá, presidida pelo secretário da Defesa do país invasor, Leon Panetta. Este ato, no dia 15, foi precedido três dias antes pela reunião em Washington do presidente Barack Obama com o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, para discutir a futura relação estratégica entre os dois países. Também a este encontro ninguém prestou atenção. 
Esta surpreendente falta de interesse pode ser explicada pela distração causada pela temporada de férias de fim de ano, a campanha eleitoral pela Presidência ou a má saúde das economias dos Estados Unidos e da Europa. Também pode ser que a população esteja bem consciente de que, apesar de os últimos quatro mil soldados que ainda restam no Iraque retornarem nos próximos dez dias, ainda há mais de 90 mil no Afeganistão. 
No imaginário coletivo, esta situação não difere da do Iraque, particularmente porque as tropas foram enviadas aos dois países pelo então presidente George W. Bush (2001-2009) como parte de uma mesma “guerra mundial contra o terrorismo”. Ou, talvez, os norte-americanos simplesmente se esqueçam disto como se tivesse sido um pesadelo, o que o ex-titular da Agência de Segurança Nacional, o hoje falecido tenente-general William Odom, chamou em 2005 de “o maior desastre estratégico na história dos Estados Unidos”. 
Leia mais em Outras mídias

sábado, 24 de dezembro de 2011

Veta Tarso: As queimadas são inconstitucionais!


Então é natal e digníssimos 28 deputados (as) votaram sim ao inconstitucional PL 175/2011 que libera as queimadas no RS. Sim, no RS como um todo. Desses “papais-noéis” incendiários, dois deles são aqui da nossa região, quais sejam: Catarina Paladini (PSB) e Pedro Pereira (PSDB). Inclusive Catarina é de Pelotas e parece que se esqueceu da bandeira de juventude, pois vai deixar um legado “amargo” pra elas. O riograndino Alexandre Lindenmeyer (PT)  e a pelotense Miriam Marroni(PT) foram nossos únicos representante da região que votaram a favor da biodiversidade.

CAPÍTULO IV DO MEIO AMBIENTE
XIII – combater as queimadas, responsabilizando o usuário da terra por suas conseqüências;

XIII – combater as queimadas, ressalvada a hipótese de que, se peculiaridades locais justificarem o emprego do fogo em práticas agropastoris ou florestais, ocorra permissão estabelecida em ato do poder público municipal, estadual ou federal circunscrevendo as áreas e estabelecendo normas de precaução; (Redação dada pela Emenda Constitucional n.º 32, de 26/06/02)
(Vide ADI n.º 70005054010)
Mesmo com o PT votando pela biodiversidade onde está o governo, que tem uma maioria na assembleia, numa hora dessas? Estava apenas preocupado em votar os contratos emergenciais  etc e tal (até importantes numa SEMA/FEPAM que estão há anos sendo desmontadas) e não se preocuparam em apresentar nenhuma proposta de política pública aos produtores agropecuaristas dos Campos de Cima da Serra. De certa forma se omitaram e deixaram algo inconstitucional ser aprovada na Assembleia, nas vésperas do final do ano.
Agora contamos com o bom senso do governador Tarso Genro em seguir a risca a constituição do RS, bem como o Ministério Público volte a se manifestar e zelar pela constituição como já o fez em outras épocas.
Veja a nominata da votação do PL 175/2011 – Edson Brum

PARTIDO UF PARLAMENTAR VOTO
PT RS   Alexandre Lindenmeyer N
PT RS   Altemir Tortelli N
PT RS   Ana Affonso N
PT RS   Edegar Pretto N
PT RS   Jeferson Fernandes N
PT RS   Luis Fernando Schmidt N
PT RS   Luis Lauermann N
PT RS   Marisa Formolo N
PT RS   Miriam Marroni N
PT RS   Nelsinho Metalúrgico N
PT RS   Raul Pont N
PT RS   Valdeci Oliveira N
PMDB RS   Alexandre Postal S
PMDB RS   Álvaro Boessio S
PMDB RS   Edson Brum S
PMDB RS   Giovani Feltes S
PMDB RS   Márcio Biolchi S
PMDB RS   Maria Helena Sartori S
PP RS   Ernani Polo S
PP RS   João Fischer S
PP RS   Pedro Westphalen S
PP RS   Silvana Covatti S
PSDB RS   Jorge Pozzobom S
PSDB RS   Lucas Redecker S
PSDB RS   Pedro Pereira S
PSDB RS   Zilá Breitenbach S
PDT RS   Alceu Barbosa S
PDT RS   Dr. Basegio S
PDT RS   Gerson Burmann S
PDT RS   Gilmar Sossella S
PDT RS   Marlon Santos S
PTB RS   Aloísio Classmann S
PTB RS   Cassiá Carpes S
PTB RS   José Sperotto S
PTB RS   Marcelo Moraes S
PTB RS   Ronaldo Santini S
DEM RS   Paulo Borges S
PSB RS   Catarina Paladini S
PSB RS   Heitor Schuch S
PSB RS   Miki Breier S
PCdoB RS   Raul Carrion N

Total SIM: 28
Total NÃO: 13
Total de Votos: 41
Fonte: Blog do CEA