sábado, 28 de abril de 2012

Ana Amélia e Manuela D’Ávila: aliança entre inimigos naturais?

Ana Amélia e Manuela D’Ávila: aliança entre inimigos naturais?
Por Juremir Machado
Ana Amélia Lemos e Manuela D’Ávila são mulheres inteligentes, modernas e avançadas.  Estão à frente de seus partidos.  Duplamente. 
Lideram os seus partidos e andam cinco ou seis passos à frente do imaginário e da ideologia deles. Ana Amélia decidiu apoiar Manuela para a prefeitura de Porto Alegre. A base do PP, partido de ruralistas, apoio do regime militar de 1964, odeia o PCdoB. E está contra a aliança. Alguém imagina um ruralista votando em Manuela? A base do PCdoB, embora minúscula, odeia o PP. 
O PP, como Arena, comandou o massacre dos guerrilheiros do PCdoB no Araguaia.  Coisas do passado? 
PP e PCdoB são partidos de extremos, partidos ideológicos. 
O PCdoB tem boa parte da sua clientela entre jovens estudantes na primeira fase da atração ideológica pelo extremo. 
O PP tem boa parte da sua clientela entre idosos na última fase da atração ideológica pelo extremo. 
São inimigos naturais. 
Estão falando em aliança programática. Outra maneira de falar de aliança pragmática. A reciprocidade é impossível. Em 2014, quando Ana Amélia for candidata ao governo do RS, os militantes do PCdoB fugirão dela. Ficarão com o PT. Ana Amélia, que está sendo uma ótima senadora, poderá ter uma decepção: descobrir-se incapaz de transferir votos. Os pepistas não a seguirão no apoio a Manuela. 
O PP, para os militantes do PCdoB, é o partido da ditadura, dos torturadores, dos usurpadores do poder. O PCdoB, para o PP puro e duro, é o partido dos guerrilheiros, dos terroristas, dos comunistas. 
Ana Amélia e Manuela poderiam e deveriam estar em outro partido: um partido de centro. Quem sabe o PMDB, se não fosse tão pouco ideológico, ou o PSB, se não fosse tão nude. Manuela, noutro partido, perderia o charme da ideologia de contestação. Ana Amélia, noutro partido, perderia o charme da ideologia de afirmação. Estão reféns das estruturas arcaicas dos seus partidos, das quais dependem e às quais dão o sangue. O PCdoB fala em ideologia a cada três frases. O PP critica as ideologias, o que é uma forma de ideologia, a cada três frases. 
Como juntá-los? 
A ideologia não vale em nível municipal? Só há ideologia do nível estadual para cima? O gênero, mulheres na política, está acima da ideologia, política nas mulheres? Os pepistas estão soltando fogo pelas ventas contra essa aliança antinatural. Os militantes do PCdoB, por ser em benefício deles, estão levando na boa. E se fosse o contrário?  Manuela apoiaria Ana Amélia para a prefeitura de Porto Alegre? 
É verdade que, como relator do projeto de novo código florestal, Aldo Rebelo, do PCdoB, aderiu aos ruralistas. 
Extremos podem atrair-se. O PCdoB só é interessante se não puder realizar plenamente o seu ideário. Se a ideologia do PCdoB emplacasse no Brasil iríamos ao comunismo. 
Qual? Da Coreia do Norte? Da China? Um novo comunismo? O PP só é interessante se não puder realizar plenamente o seu ideário. Se a ideologia do PP emplacasse novamente no Brasil iríamos ao passado. Ana Amélia e Manuela podem muito mais. São muito mais. Podem ser entendidas de outra maneira. Prática: o PCdoB é da Manuela. O PP tem em Ana Amélia sua estrela. Idealista: o comunismo da Manuela é só um ideal de justiça e igualdade. O conservadorismo da Ana Amélia é só um ideal de cautela e respeito aos produtores rurais e aos liberais pautados por uma visão de mundo de ordem e segurança. 
Tudo aproxima Ana Amélia e Manuela. 
Salvos os seus partidos.
Fonte: Correio do Povo

Vitória dos Ruralistas com sorriso ecumênico no final

Vitória dos Ruralistas com sorriso ecumênico no final 
78 dos 80 deputados do PT votaram contra o relatório Paulo Piau, que mesmo assim terminou vencedor e que retira garantias de faixas mínimas de proteção e recomposição de florestas do novo Código Florestal. Isso não impediu, Marco Maia (PT-RS) de posar sorridente junto com a bancada ruralista, que ganhou ontem de goleada do PT.
Foto: J.Batista/Agência Câmara 
Fonte: O ECO

“Código ruralista aprovado. Brasil reprovado”

“Código ruralista aprovado. 
Brasil reprovado” 
Por Carlos Alberto dos Santos Dutra 
A notícia está estampada no jornal de ontem (26/04). O site da Adital rompe o silêncio e desnuda o retrocesso que representa o gesto da chamada bancada ruralista que aprovou o projeto que mutilou de vez o Código Florestal brasileiro. 
E lá estavam eles, 274 parlamentares eleitos pelo povo que votaram a favor do atraso que representa a nova Lei Ambiental brasileira. 189 parlamentares foram contrários e 2 se abstiveram. Com isso, bancada do agronegócio, que representa a minoria dos deputados, pode ser responsável por um dos maiores retrocessos da história ambiental do Brasil, cujas políticas para o meio ambiente que já deixavam a desejar, agora agravam-se. 
Com a votação dos senhores deputados, as mobilizações que pedem o veto da presidente Dilma Rousseff se intensificam pela mídia digital. Pelas ruas a mobilização é tímida. As manifestações se dão mesmo pelo Twitter, cita a Adital: elas continuam sem parar, vindas dos mais diferentes setores. “Código ruralista aprovado. Brasil reprovado”; “Permitir desmatamento em nascentes e várzeas na Caatinga, Manguezais, Margens de Rios… $ão Criminoso$!”; “Deputados ruralistas honraram seus financiadores” são algumas das reações esboçadas. 
A notícia da Agência de Notícias Adital prossegue: O Greenpeace Brasil promete fortalecer sua campanha pela Floresta Amazônica arrecadando assinaturas para uma possível lei de iniciativa popular, à semelhança daquela que possibilitou a criação da Lei Ficha Limpa, para o projeto de lei “Desmatamento Zero”. Para isso precisam de 1,4 milhões de assinaturas. 
O desafio está lançado nos quatro cantos do país. Cá no torrãozinho brasilandense, o Instituto Cisalpina, prata da casa, faz a sua parte e lançou um link para aqueles que quiserem comprometer-se e votar. Basta acessar http://institutocisalpina.com/ e votar. 
“Desde o início, o setor ruralista no Congresso foi o principal responsável por essa retaliação nas leis de proteção das florestas. Com os olhos voltados somente para a produção, fizeram moucos aos apelos da sociedade civil organizada. Não deram outra alternativa à sociedade. A melhor maneira de você mostrar sua indignação a essa reforma do código é assinar o projeto de lei popular pelo desmatamento zero”, chama a campanha.
O movimento “Floresta faz Diferença”, por sua vez, está realizando um abaixo-assinado e chama os brasileiros que também se indignaram com o resultado da votação da Câmara dos Deputados para aderirem a uma petição on line. No site http://www.florestafazadiferenca.org.br/assine/index.php é possível assinar, imprimir o documento e se manifestar através das redes sociais disponíveis. 
Hoje não é mais possível assistir passivamente a dilapidação das florestas brasileiras, a não preservação das matas ciliares e a poluição de nossos rios.
Mesmo que seja um córrego , como o nosso Bom Jardim, poluído, ou um grande rio, assoreado, os reflexos são conhecidos por todos, quando as enchentes chegam e os estragos e prejuízos são contabilizados pelas administrações públicas e a dor das populações, sobretudo ribeirinhas que de uma hora para outra, às vezes, perdem tudo que conseguiram juntar durante a vida inteira. 
“Não podemos permitir que a alteração do Código Florestal promova desmatamento, destrua ecossistemas e coloque em risco a integridade de nossas florestas e da sociedade brasileira”, afirma a organização WWF Brasil em seu comunicado para que a sociedade se mobilize e pressione a chefe do Executivo brasileiro pelo veto total do projeto do Código Florestal ruralista. 
A pressão exercida pelos movimentos sociais e ambientais é justificada pelo teor do novo projeto. Se permanecer como foi aprovado o Código Florestal acaba com a obrigação de divulgar na internet as informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro cartográfico de imóveis rurais que ajuda no monitoramento das produções agropecuárias e na fiscalização de desmatamentos. Também foi excluído o artigo que obrigava os produtores a aderirem ao CAR em até cinco anos para terem acesso a crédito. 
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA não poderá bloquear o documento de controle de origem da madeira de Estados não integrados a um sistema nacional de dados. Estados da Amazônia Legal com mais 65% do território ocupado por unidades de conservação pública ou terras indígenas terão a possibilidade de diminuir a reserva legal em até 50%. 
Outra alteração apontada pelo site da Adital foi o fim da obrigatoriedade de recuperar 30 metros de mata em torno de nascentes de água nas áreas de preservação permanente (APP) ocupadas por atividades rurais até 22 de julho de 2008. Se aprovado, o novo Código Florestal também permitirá que áreas desmatadas ilegalmente há mais dez anos, mas hoje com floresta em recuperação, sejam consideradas produtivas, logo, aptas a desmatamento ilegal. 
A decisão sobre estas e outras propostas está agora nas mãos da presidente Dilma. O Governo e os ambientalistas defendiam o texto do Senado, como este foi preterido, há esperanças de que Dilma vete o texto aprovado na Câmara.
As expectativas são de que a presidenta cumpra com sua promessa de campanha de não aprovar qualquer iniciativa que beneficie o desmatamento ilegal e promova mais destruição de florestas. A pressão internacional às vésperas da Rio+20 também pode ser um ponto positivo. 
Durante um debate sobre este evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, falou sobre o assunto, mas não adiantou informações sobre o posicionamento de Dilma. Apenas afirmou que o Governo esperava a aprovação do que ficou acordado no Senado e que a presidenta vai analisar a possibilidade de veto com serenidade… 
Fonte: Dutra Carlito 
O artigo completo se encontra em http://dutracarlito.com/florestal-retrocesso.html

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Estamos de Luto pelas Florestas do Brasil!

O Movimento Ambientalista Os Verdes do Rio Grande do Sul está de Luto pela Morte da Ética e do Bom Senso dos Senhores Parlamentares da Nação, que numa demonstração clara e absoluta de ignorância, ignoram solenemente que nosso país e o mundo dependem das Florestas e da biodiversidade eqüilibradas, úteis a espécie humana em todos os ecossistemas.

Nosso repúdio e indignação contra os Senhores que matam a dignidade da política e colocam em risco o futuro dos Brasileiros!
Imagem: Mario Mantovani/via Facebook

segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de abril - Dia de São Jorge

Para quem acredita na Proteção do Santo Guerreiro, que este 23 de abril de 2012 seja de sorte, saúde e sucesso para todos, em todos os dias e séculos! Somos todos Guerreiros e com fé em Deus e em São Jorge, nada nos deterá!
 
Música de Jorge Ben - Salve Jorge!
História
São Jorge da Capadócia:
Diz a lenda que Jorge, guerreiro vindo da Capadócia, Turquia, teria salvo uma princesa das garras de um terrível dragão. Jorge, com sua espada, domou o dragão, que a princesa conduziu de volta a seu povoado como um manso cordeirinho. O misterioso cavaleiro disse ter vindo em nome de Cristo e que todos deveriam se converter. Por fim, o glorioso mártir foi condenado à morte por ter renegado os deuses do império. Durante seu martírio, Jorge mostrou-se tão inflexível que a própria mulher do imperador Diocleciano converteu-se ao cristianismo. Embora Jorge não seja mais considerado santo pela Igreja católica, seu culto é autorizado pela tradição. São Jorge é patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia e Lituânia. 
Fonte: SGARBOSSA, Mario e GIOVANNINI, Luigi - Um santo para cada dia, São Paulo: Paulus, 1983, 9ª ed.)

Oração
Chagas abertas, Sagrado Coração todo amor e bondade, o sangue do meu Senhor Jesus Cristo, no corpo meu se derrame hoje e sempre. Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me exerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua Santa e Divina Graça, a Virgem Maria de Nazaré, me cubra com o seu Sagrado e divino manto, me protegendo em todas minhas dores e aflições, e Deus com a sua Divina Misericórdia e grande poder, seja meu defensor, contra as maldades de perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, e em nome da falange do Divino Espírito Santo, me estenda o seu escudo e as suas poderosas anulas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnaise espirituais e de todas sua más influências, e que debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverema ter um olhar sequer que me possa prejudicar. 
Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Amém!

domingo, 22 de abril de 2012

63 anos da Casa do Artista Riograndense

63 anos da Casa do Artista Riograndense
Nesta segunda, 23 de abril, comemora-se os 63 anos da Casa do Artista Riograndense. 
Atualmente, onze idosos vivem neste retiro para artistas fundado em 1949. Localizada no bairro Glória na capital, essa entidade sem fins lucrativos é mantida apenas com doações. Segundo a direção da Casa do Artista Riograndense, existem metas à serem alcançadas para este ano de 2012, que gostam de uma lista de prioridades para a manutenção e conservação da Casa dos Artistas. 
Quem desejar contribuir com este espaço e com estes profissionais, para presenteá-los nestes 63 anos de existência, poderá ajudar na realização destas metas abaixo listadas. 

METAS PARA ESSE ANO DA CASA DO ARTISTA

- gás todos os meses (temos 2 botijões precisamos de mais 2);

- água para beber (temos 2 bombonas) melhor ter mais;

- água do dmae para pagar todos os meses;

- faxina pesada 2 vezes por mês - 200 reais;

- comprar maleta de primeiros socorros;

- comprar ventiladores de teto e instalar nos quartos e em outros ambientes da casa;

- maca para saída de corpo em situação de emergência (enfrentamos essa dificuldade em função das escadarias em maio de 2012);

- colocar grandes de segurança no muro dos fundos e lateral (em março a casa foi assaltada levaram 1 botijão de gás e materiais de construção);

- Pintura da casa internamente, e nos quartos;

- Ampliar a Capacidade de Abrigagem da Casa;

- Reformar a Lavanderia;

- Reformar os Passeios Externos;

- Instalar mais tomadas nos quartos e revisão elétrica da casa;

- Comprar mais extintores para incêndio;

Contribua para realização 
de alguma destas metas!

Atenciosamente,
Luciano Fernandes 
Fone 9123-7519 
Presidente da Casa do Artista Riograndense 
Endereço: Rua Anchieta, 280 – Bairro Glória – POA

Prece para o dia da Mãe Terra – 22 de abril

Prece para o dia da Mãe Terra
22 de abril
Por Leonardo Boff
Membro da Comissão Central da Carta da Terra

"No dia 22 de abril de 2009 na 63ª Sessão da Assembléia Geral da ONU foi aprovado por unanimidade o projeto segundo o qual todo o dia 22 de abril não será mais simplesmente o dia da Terra mas o dia da Mãe Terra. Em razão desta data vale, em agradecimento, fazer a seguinte prece:

Terra minha querida, Grande Mãe e Casa Comum! Vieste nascendo, lentamente, há bilhões e milhões de anos, grávida de energias criadoras.

Teu corpo, feito de pó cósmico, era uma semente no ventre das grandes Estrelas Vermelhas. Elas depois explodiram e te lançaram pelo espaço ilimitado. Vieste te aninhar como embrião, no seio de uma estrela ancestral, o Sol primevo, no interior da Via-Láctea, transformada depois em Super Nova. Esta também sucumbiu de tanto esplendor e explodiu. E vieste então parar no seio acolhedor de uma Nebulosa, onde já, menina crescida, perambulavas em busca de um lar. E a Nebulosa se adensou virando um Sol esplêndido de luz e de calor: o nosso Sol.
 
Ele se enamorou de ti, te atraiu e te quis em sua casa, como um planeta seu, junto com Marte, Mercúrio, Venus e outros companheiros. E celebrou um esponsal contigo. De teu matrimônio com o Sol, nasceram filhos e filhas, frutos de tua ilimitada fecundidade, desde os mais pequenos como as bactérias, os virus e os fungos até os maiores e mais complexos como os peixes, os dinossauros, os animais, as aves, as plantas e todas as formas de vida. E como expressão nobre da história da vida, nos geraste a nós, homens e mulheres, com consciência, sentimento, inteligência e amor.

Como seres humanos somos aquela porção tua, que num estágio avançado de tua complexidade, começou a sentir, a pensar, a amar, a cuidar e a venerar. Por isso somos a Terra que venera, cuida, ama, pensa e sente.

Embora já adulta, continuas coevoluindo para dentro do universo rumo ao Grande Atrator que é o seio do Deus-Pai-e-Mãe de infinita ternura. Dele viemos e para Ele retornamos para assistirmos a suprema realização de todas potencialidades escondidas em cada ser e em cada um de nós e que somente Tu nos podes conceder.

Queremos, ó Deus-Pai-e-Mãe de bondade, mergulhar em Ti junto com a nossa querida Mãe Terra, para comungar de Tua vida feita de amor, de comunicação e de beleza.

E agora, nesse teu dia, nós seres humanos, nos sentimos um sacerdote universal. Ousamos realizar o gesto sagrado de Jesus na força de seu Espírito. Como Ele, cheio de unção, te tomamos, oh Mãe Terra, em nossas mãos impuras, para pronunciar sobre ti a Palavra Sagrada que o universo sempre guardou dentro de si e que tu , agora, queres ouvir:

“Hoc est corpus meum: Isto é o meu corpo. Hoc est sanguis meus: Isto é o meu sangue”

Oh maravilha: o que era Terra se transformou em Paraíso e o que era vida humana se transfigurou em Vida Divina. O que era pão se fez Corpo de Deus e o que era vinho se fez Sangue Sagrado.

Finalmente, Mãe Tierra, com teus filhos e filhas reunidos ao teu redor, chegaste ao seio infinito do Deus-comunhão conosco e com todos os seres do Universo. Contigo, Mãe generosa, nos sentimos como o Corpo Sacrossanto de Deus no pleno esplendor de sua glória.

Enfim, depois de tanto peregrinar, chegamos em casa. Nela permaneceremos, felizes, para sempre. Pelos séculos dos séculos sem fim. Amém."
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

sábado, 21 de abril de 2012

'Scrotum humanum' en realidad era parte de un dinosaurio


'Scrotum humanum' en realidad era parte de un dinosaurio 
<<< Plot, un naturalista inquieto y con las mejores intenciones de hacer avanzar la ciencia de la época, no tuvo demasiado acierto. 
En 1677, el reverendo inglés Robert Plot describió en su libro Historia Natural de Oxfordshire el hallazgo de un enorme trozo de hueso fosilizado. Según el inglés, se trataba de “un hueso auténtico, ahora petrificado” que recordaba “exactamente la figura de la parte de debajo del fémur de un hombre, o al menos de algún otro animal”. Este fósil correspondía en realidad a un dinosaurio, aunque este crucial dato no se conocería hasta un siglo más tarde
Basándose en los datos disponibles en aquella época y en partes de la Biblia, el reverendo creyó que el hueso pertenecía a un gigante. Y en una desafortunada serie de hipótesis posteriores, este mismo fósil fue tomado por los testículos petrificados de un coloso. Así, durante años, el primer dinosaurio identificado recibió el nombre de Scrotum humanum. 
A simple vista, Jose Luis Sanz, Catedrático de Paleontología de la Universidad Autónoma de Madrid (UAM), identifica el fósil de Plot como “el fragmento distal del fémur de un gran dinosaurio terópodo, probablemente Megalosaurus”. 
Sanz formó parte del equipo que halló en Cuenca el esqueleto del dinosaurio más completo hallado en España hasta la fecha, correspondiente a un nuevo dinosaurio carnívoro, el Concavenator concorvatus. El descubrimiento de Pepito, como se le llamó coloquialmente, fue publicado en la revista Nature en septiembre de 2010. 
“La formación de los fósiles ha sido explicada en términos muy diferentes a lo largo de la historia”, cuenta este paleontólogo a SINC. “Una de las hipótesis más en boga en el siglo XVII era la virtus formativa, una capacidad de la Tierra para generar formas caprichosas, que no eran tanto anomalías sino dones que Dios había puesto, igual que había puesto las flores en los campos para alegrar la vista de los seres humanos. Esta aproximación es la que Plot había utilizado para explicar muchos de los fósiles que encontró”. 

The pit-chains of Mars – a possible place for life?

The pit-chains of Mars – a possible place for life?
Pit-chains in Tharsis
The latest images released from ESA’s Mars Express reveal a series of ‘pit-chains’ on the flanks of one of the largest volcanoes in the Solar System. Depending on their origin, they might be tempting targets in the search for microbial life on the Red Planet.
The images, taken on 22 June 2011, cover Tractus Catena in the Arcadia quadrangle, part of the vast Tharsis region on Mars. This region boasts a number of huge volcanoes, including the three collectively known as Tharsis Montes. To their north sits Alba Mons, also known as Alba Patera, one of the largest volcanoes in the Solar System by area and volume. 
Tractus Catena sits on its southeastern flank of Alba Mons and the pit-chains in that region are a series of circular depressions that formed along fracture points in the martian crust. 

Pit-chains can have a volcanic origin. Lava streaming from a volcano solidifies on the surface, leaving a molten tube of lava running below.
Tractus Catena region
Once volcanic activity ceases, the tube empties, leaving behind a subterranean cavity. Over time, parts of the roof over the cavity may collapse, leaving circular depressions on the surface. On Earth, recent examples can be seen on the flanks of Kilauea volcano in Hawaii, while on the Moon, Hadley Rille, visited by Apollo 15 in 1971, is believed to have formed in the same way billions of years ago.
A wider contextual image of the Tractus Catena region showing the surrounding fossae and the large shield volcano Ascraeus Mons, discovered by Mariner 9 in 1971. 
Credits: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)
Tractus Catena in monochrome from the nadir channel on the HRSC camera on Mars Express. The resolution in this image is 20 m/pixel. 
Credits: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum) 
Tractus Catena in a colour-coded plan view based on a digital terrain model of the region, from which the topography of the landscape can be derived. 
Credits: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum) 
Read more: ESA

Denunciado vertedero de residuos peligrosos

Denunciado vertedero 
de residuos peligrosos 
Ecologistas en Acción de Adra ha denunciado un vertedero ilegal de residuos peligrosos compuesto por planchas de uralita, sinónimo de amianto y asbesto, ante la Consejería de Medio Ambiente, el SEPRONA y el Ayuntamiento de Adra. 
El vertedero de residuos denunciado en Adra se encuentra en la desembocadura del río de Adra, en su margen derecha, donde se encuentra un vertedero de planchas de uralita de amianto, llevando los residuos peligrosos en este lugar más de un mes, lo que no solo responsabiliza al causante del vertido sino al ayuntamiento de Adra por permitir que esta situación se prolongue en el tiempo, pues en el mismo lugar se ha denunciado un vertido de aguas residuales que lleva más de 3 años y es una zona de permanente vertido de todo tipo de residuos y especialmente los procedentes de la agricultura, demostrando la institución municipal el nulo interés por resolver los problemas que se generan en este espacio y que es muy peligroso para la salud de la ciudadanía y el entorno. 
El amianto, asbesto, o uralita en España, es un elemento cancerígeno del que no se conoce dosis segura, todos los organismos internacionales de la salud (OMS, Agencia Internacional de la investigación del cáncer- IARC, etc.) recomiendan la dosis cero, es decir la prohibición universal de su extracción, manipulación y uso. “Un solo gramo retenido en los pulmones basta para desencadenar una asbestosis”. Al no ser degradable, es acumulativo. Al no ser visible, resulta muy peligroso. Al tener un alto período de latencia (entre la contaminación y la aparición de la enfermedad pasan entre quince y cuarenta años) hace difícil establecer los nexos de causalidad. 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tesouro com moedas celtas é encontrado na Suíça

Tesouro com moedas celtas 
é encontrado na Suíça 
Um tesouro composto por 293 moedas celtas de prata foi descoberto em Fullinsdorf, no cantão da Basileia, informou o serviço regional de arqueologia. 
Segundo Urs Wutrich, chefe do departamento de Cultura, trata-se da descoberta arqueológica mais importante já realizada na Suíça. “É o achado do século”. 
As moedas, disseminadas por 50 metros quadrados, provavelmente foram enterradas juntas. Cada peça tem cerca de um centímetro de diâmetro e apenas duas gramas. No total, pesam cerca de 500 gramas. 
A maioria das peças são “quinários de Kaletedou”, inspiradas nas moedas romanas. O tesouro está sendo exibido de forma transitória no Museu de Liestal. 
Procedentes do leste da França, as moedas também foram utilizadas no atual território da Suíça. O tesouro foi enterrado em Fullinsdorf entre os anos 80 e 70 antes de Cristo, quando a região era ocupada pelos celtas. 
Fonte: Portal Terra

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Camaquã選擇安裝在中國的工廠卡車

Camaquã選擇安裝在中國的工廠卡車 
州政府和中國的公司Yunlihong十堰工業和貿易公司簽署了一項諒解備忘錄,正式建立工廠,卡車和輕型商用車在格蘭德項目皮拉蒂尼宮,在週二(17),做Sul公司確認的投資將在Camaquã,經過談判,其中包括城市聖瑪麗亞和膠帶 
汽車是中國東風汽車公司,生產乘用車,輕型商用車和中型卡車,發動機,底盤,零部件,拖拉機,掛車和客車的武器之一。 2009年,該公司在中國生產了190萬單位,產生12萬個職位,年收入約為25億美元。
該公司的總裁,廉雲兵,在巴西的第一家工廠的設計提供了建立一個工廠組裝和生產輕型和中型商業,已經在2013年逐步國有化組件。初始投資為1.85億美元,預計將產生200個就業崗位在操作的工作部署和455。應佔的RS出廠銷售的20%,其他國家將占到60%和20%將用於出口到拉丁美洲和非洲國家。 
中國公司希望,在60至90天,以便能夠在該國經營,該公司認為,在10個月建設選擇在南區的“預測市面積在100公頃設施是在一年半的工廠投產,與最初的每年5000輛的生產,在五年內達到20萬台的目標,“連在一份聲明中說。 
汽車商用車部門提出國家產業戰略機遇新的產業政策正在作為優先生效,自3月28日。吸引各種規模的卡車和拖拉機生產投資取得了突出,國家已經在同行業中也的潛力,這些公司必須與本地供應商合作的傳統優勢
 來源JCRS

NÃO AO CISPA - Não ao Controle da WEB

NÃO AO CISPA - Não ao controle da WEB
Os Estados Unidos se preparam para aprovar uma nova lei que daria poderes aos agentes dos EUA a espionarem quase tudo o que fazemos online. Mas podemos impedí-los antes da votação final. 
Empresas a quem confiamos nossas informações pessoais, como a Microsoft e Facebook, são os defensores principais desse projeto de lei que permite às corporações compartilharem todas as atividades e conteúdo de usuários com as agências do governo dos EUA -- anulando as garantias de privacidade para quase todas as pessoas ao redor do mundo, não importando onde essas pessoas vivem ou navegam online. 
Se nos manifestarmos em número suficiente, poderemos impedir que as corporações que lucram com nossas informações apoiem a ciber-espionagem. Assine a petição para essas corporações da Internet agora: 
O Ato de Proteção e Compartilhamento de Ciber Inteligência (CISPA, na sigla em inglês) daria permissão às empresas que fazem negócios nos EUA de coletar registros exatos de todas as nossas atividades online e entregá-los para o governo dos EUA sem nem ao menos nos enviar uma notificação de que estamos sendo observados.
Nenhuma garantia, nenhuma causa legal ou processo seria solicitado. Para piorar as coisas, o projeto de lei fornece ao governo e corporações uma imunidade para protegê-los de processos por violação de privacidade e outras ações ilegais. 
Os defensores do projeto de lei afirmam que a informação do consumidor será protegida, mas a realidade é que grandes buracos na lei tornariam tudo o que fazemos online passível de observação -- e hoje em dia, nossas informações pessoais estão todas armazenadas na Internet.  
O CISPA está sendo levado adiante no Congresso e será colocado em votação em alguns dias. Vamos criar um protesto massivo para impedir que as corporações dêem aos EUA uma carta branca para monitorar nossos passos. Clique abaixo para se mobilizar:  
http://www.avaaz.org/po/stop_cispa_corporate_global/?vl

Neste ano, já ajudamos a impedir SOPA, PIPA e ACTA -- terríveis ameaças à Internet. Agora, vamos parar o CISPA e acabar com o ataque do governo dos EUA sobre nossa Internet.

Com esperança e determinação,

Dalia, Allison, Emma, Ricken, Rewan, Andrew, Wen-Hua
e toda a equipe da Avaaz 

Mais informações:

"Novo Sopa" recebe apoio do Facebook e rejeição da Casa Branca (Terra)
http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5725324-EI12884,00-Novo+Sopa+recebe+apoio+do+Facebook+e+rejeicao+da+Casa+Branca.html


O pai da Web e um dos pais do Google dizem que controlo da Internet é assustador (Público)
http://www.publico.pt/Tecnologia/tim-bernerslee-e-sergey-brin-alertam-para-os-perigos-do-controlo-da-internet-1542552


Grupos de defesa das liberdades civis americanas lança protesto online contra CISPA (Centro Knight)
http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-9756-grupos-de-defesa-das-liberdades-civis-americanas-lanca-protesto-online-contra-projeto-d


CISPA: A Internet tem um novo inimigo (em inglês) (Global Post)
http://www.globalpost.com/dispatches/globalpost-blogs/the-grid/cispa-the-internet-finds-new-enemy-sopa


Protestos contra o CISPA em meio a mudança de legislação (em inglês) (Los Angeles Times)
http://www.latimes.com/news/politics/la-pn-cispa-protests-begin-amid-key-changes-to-legislation-20120416,0,5314596.story


Perguntas e Respostas sobre projeto de lei de Cibersegurança: os preocupantes danos à privacidade no CISPA e como impedí-lo (em inglês) (Electronic Frontier Foundation)
https://www.eff.org/deeplinks/2012/04/cybersecurity-bill-faq-disturbing-privacy-dangers-cispa-and-how-you-stop-it


Novo texto do CISPA restringe jargão de cibersegurança ao passo que começam os protestos (em inglês) (Mashable)
http://news.yahoo.com/cispa-draft-narrows-cybersecurity-language-protests-loom-134202431.html

Imagem do Dia

19 de Abril
Dia do Índio

La Integracion promove debate sobre Ilhas Malvinas

La Integracion promove debate sobre  Ilhas Malvinas 
O Ponto de Cultura La Integracion, localizado na Rua Santana, 260, em Porto Alegre/RS promoverá uma mesa-redonda sobre a situação geo-políticas das Ilhas Malvinas no próximo dia 20, a partir das 19h.
O encontro abordará os 30 anos de conflito entre Argentina e Reino Unido pela posse das Malvinas, e suas implicações nos dias atuais.
E a volta deste assunto nos noticiários com as declarações da presidente argentina Cristina Kirchner. O evento será gratuito e terá uma apresentação musical com o grupo argentino Apuro Folklore.
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail