.

.

sábado, 30 de junho de 2012

Eu Sou Catador - Limpa Brasil Let's do it!

Para o lançamento da nova campanha do Movimento Limpa Brasil Let's do it!, foi desenvolvida uma comunicação baseada no slogan "Eu sou catador", que utiliza personalidades nacionais como apoiadores da ação :) 

Para o vídeo de divulgação, o movimento contou com a participação de: um dos representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário "Lixo Extraordinário" Tião Santos, os cantores Milton Nascimento, Chico Buarque e Jamelão Neto, a atriz Marília Pera, o ator Darlan Cunha, o chef Guga Rocha e os apresentadores de TV Marina Person, Didi Vagner e Edgard Piccoli.

The new campaign of the Limpa Brasil Let's do it! movement was developed based on the slogan "Eu sou catador"/"I'm a collector" with national celebrities as supporters of the action :) 

For the promotional video of the movement the following persons participated: Tião Santos, representative of the National Movement of Recyclable Material Collectors and protagonist of the documentary "Wasteland", singers Milton Nascimento, Chico Buarque and Jamelão Neto, actress Marília Pera, actor Darlan Cunha, chef Guga Rocha and TV moderators Marina Person, Didi Vagner and Edgard Piccoli. 
Eu Sou Catador - Limpa Brasil Let's do it!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Η πρόσκληση της Γιορτής Καρπουζιού Μεσσηνίας 2012

Η πρόσκληση της Γιορτής Καρπουζιού Μεσσηνίας 2012

«Bwa kay Iman» Réveillons la mémoire de nos Ancêtres

Caravane du 14 Aout 2012, sur thème en route pour « Bwa kay Iman » Réveillons la mémoire de nos Ancêtres

A l’occasion de la date mémorial qu’est le 14 Aout 1791, Qui nous rappelle la plus grande cérémonie spirituelle que l’humanité n’ait jamais connue, un groupe d’organisation, d’association, des hommes et des femmes conscient de la situation controverses de toutes sortes dont Ayiti est entrain de faire face et qui travaillent dans des domaines divers, comptent organiser la «Caravane du 14 Aout, en route pour «Bwa Kay Iman» sur le Thème «Réveillons la mémoire de nos Ancêtres».
Nous attendons votre support pour la réalisation de ce grand événement, Si vous êtes intéressé à nous supporter, vous pouvez appeler ou écrivez sur : (509) 3664-3155 / (786) 342-0305
Fonte: REDE Os Verdes/via Facebook

domingo, 24 de junho de 2012

OCUPAÇÃO CONTINUA! Justiça Federal indefere pedido da Norte Energia

Justiça Federal acaba de indeferir pedido da Norte Energia para desocupação dos indígenas do canteiro da Hidrelétrica de #BeloMonte.
A Juíza entendeu que “preservação da integridade física das pessoas e da vida é mais importante que proteção possessória pretendida”.
As obras estão paralisadas! 
OCUPAÇÃO CONTINUA!
Fonte: REDE Os Verdes/via Facebook

Revetlles de Sant Joan o Verbenas de San Juan

(Sant Joan Baptista, pintura de Rafaellino del Garbo -1505- Museo Nacional d'Art de Cataluya) 
"Revetlles de Sant Joan" (Verbenas de San Juan) es la fiesta solsticial conocida como la "Noche del Fuego", celebración que se realiza la noche del 23 al 24 de junio. De origen pagano, se preparan hogueras con muebles y trastos viejos durante los días anteriores y el día 23 los niños disponen un "ninot" o muñeco en la cima. Cuando se pone el sol se prende fuego a la hoguera con antorchas y empieza la fiesta. 
Se cena al aire libre con familiares y amigos, y en cada barrio o pueblo suele haber una orquesta que anime la noche. Durante toda la noche niños y jóvenes lanzan miles de fuegos artificiales y artículos pirotécnicos creando una noche de sonido y color. En la cena es tradicional la coca de Sant Joan como postre. Las dulces tienen una base de brioche y se cubren de crema, frutas confitadas o chicharrones (llardons). Las cocas tenían forma circular, simbolizando al sol. La bebida típica de esta noche es el cava... 
Fuente: Red Los Verdes/via Facebook

Índios mantêm ocupação em sítio de Belo Monte

Índios ocupam Belo Monte (Foto: Mário de Paula / TV Liberal) 
Índios mantêm ocupação em sítio de Belo Monte
Cerca de 100 índios das etnias Juruna, Xirkin e Arara continuam ocupando as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no sudoeste do Pará. Nesta sexta (22) o protesto chegou ao segundo dia. Os manifestantes ocupam a ensecadeira, uma espécie de barragem de terra, localizada no sítio Pimental, distante aproximadamente 50km do local de construção da usina.
Os manifestantes confiscaram chaves de carros, tratores e rádios, mas todos os funcionários que estavam no local foram liberados. Eles estão acampados, sem previsão de sair. Eles pedem que a Norte Energia, empresa responsável pela administração da usina, cumpra as condições impostas pelo Ministério Público para a realização da obra.
De acordo com os índios, a Norte está demorando para atender alguns dos pre-requisitos, como a demarcação e regularização das terras dos índios, a construção de estradas para as aldeias e a distribuição de suprimentos.
O Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) informou que o protesto ocorre de forma tranquila, apesar da retenção dos equipamentos, mas registrou  boletim de ocorrência na delegacia de Altamira e decidiu cancelar o turno da noite no local.
Índios ocupam sítio Pimental em Altamira (Foto: Mário de Paula / TV Liberal) 
Ocupações anteriores
Esta não é a primeira vez que comunidades indígenas ocupam canteiros de construção de Belo Monte. No último dia 15, os manifestantes invadiram outra ensecadeira e, utilizando picaretas, abriram sulcos para que o rio pudesse correr através da barragem de terra. 
No sábado (16), os índios chegaram a invadir um dos escritórios do consórcio construtor. Durante esta ocupação, eles destruiram computadores, mobília e documentos. O caso foi registrado na polícia e está sendo apurado pela delegacia de Altamira. 
Entenda o caso 
A Usina Hidrelétroca de Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, em Altamira, no sudoeste do Pará, com um custo previsto de R$ 19 bilhões. O projeto tem grande oposição de ambientalistas, que consideram que os impactos para o meio ambiente e para as comunidades tradicionais da região, como indígenas e ribeirinhos, serão irreversíveis. 
A obra também enfrenta críticas do Ministério Público Federal do Pará, que alega que as compensações ofertadas para os afetados pela obra não estão sendo feitas de forma devida, o que pode gerar um problema social na região do Xingu.
Fonte: REDE Os Verdes/via Facebook

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Río+20| Economía verde: ¿Solución sostenible o parte del problema?

Río+20| Economía verde: 
¿Solución sostenible o parte del problema?
El análisis de Raúl Estrada Oyuela, pte. de la Academia Argentina de Ciencias del Ambiente, entrevistado por Sebastián Geraldo durante la emisión en vivo por el Día del Ambiente.
Fuente: Red Los Verdes/via Blog

Entrevista: ‘Falta coragem para bater na mesa pelos oceanos’

Foto: Divers for Sharks
Entrevista: ‘Falta coragem para bater na mesa pelos oceanos’ 
Por Paulina Chamorro
A inclusão no rascunho zero do tema ‘Oceanos’, que vinha sendo comemorado por vários segmentos da sociedade, acabou ficando (assim como  outros temas), sem metas e com protocolares frases de intenções. 
A presidente Dilma Roussef se referiu ao tema em seu discurso na abertura da Confêrencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável: 
“Os oceanos requerem crescente atenção. A população de diversos países dependem de seus resursos. Devemos cuidar da biodiversidade marinha em alto –mar, dos estoques pesqueiros e dos impactos do clima sobre os oceanos.” 
Mas a partir de quando, e como, não foi citado. 
Conversei com José Truda Palazzo Jr., observador na Comissão Baleeira Internacional, que ajudou a criar a APA da Baleia Franca  no  sul do país e hoje está na coordenação da Divers For Sharks, no Brasil. 
De língua afiada, Truda afirma que falta coragem ao governo para “para bater na mesa e exigir que sejam protegidos os oceanos” 
Como você acha que ficou o  tema ‘Oceanos’ no rascunho  zero da Rio+20? 
Como diria o Barão de Itararé, ‘de onde menos se espera, daí é que não sai nada’. Esperar que saia alguma coisa de bom na área ambiental deste desgoverno do Brasil é uma ilusão. Tivemos até uma ilusão que nossa delegação, que possui diplomatas muito competentes, pudesse fazer um trabalho melhor na área de oceanos, mas no final do dia o que conta é não fazer política ambiental neste país e muito menos uma orientação para que a gente se lute pela conservação marinha. 
Nós temos uma ministra do Meio Ambiente que mentiu para sociedade civil que se ampliaria a conservação do Banco dos Abrolhos, que é o nosso maior patrimônio de biodiversidade marinha. Aqui dentro nós  estamos vendo se repetir uma falta de vértebra, uma falta de coragem de nosso governo para bater na mesa e exigir que sejam protegidos os oceanos, que são fundamentais para sobrevivência do planeta. Agora cabe a sociedade civil continuar brigando e denunciar esta bandalha que é a Rio+20, um desperdício de milhões, um desperdício de energia vergonhoso. 
Colocaram ar condicionado para tendas abertas no Riocentro e de cada cinco pessoas, uma é segurança para impedir que sociedade civil possa se manifestar contra este crime que é essa reunião inútil, sem resultados. Cabe a gente continuar lutando. 
Foto: Grande Barreira de Corais na Austrália
No Brasil temos pouquíssimas Unidades de Conservação Marinhas. Porque é difícil seguir exemplos? 
A Austrália anunciou um plano  para deixar protegido um terço  de suas águas juridiscionais, sob alguma forma de Unidade de Conservação. Infelizmente nossos governantes não conseguem entender que países modernos, com economia forte, como é o caso da Austrália, querem e devem ter mais áreas de proteção para sustentar essa economia forte. 
Nós continuamos destruindo nosso capital natural com uma mentalidade de desenvolvimento da União Soviética dos anos 50, tentando acabar com a pobreza acabando com o  país. Isso não vai dar certo. Nós temos que nos espelhar em exemplos como a Australia, deixar de olhar para países falidos e olhar para países do hemisfério sul, como a África do sul e outros que aprenderam a crescer preservando o meio ambiente. 
Fonte: Estadão

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Movimento nega ter invadido escritório do consórcio Belo Monte

Movimento nega ter invadido escritório do consórcio Belo Monte 
Consórcio que constrói a hidrelétrica no Xingu diz que teve sala depredada. Coordenação do movimento afirma que estão tentanto criminalizar o grupo.
A coordenação do Movimento Xingu Vivo para Sempre negou, neste domingo (17), ter sido responsável pela invasão do escritório do Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), ocorrido no sábado (16), em Altamira, no sudoeste do Pará.
Segundo o CCBM, o escritório da empresa foi depredado por ativistas ligados ao movimento, que organiza em Altamira o encontro Xingu+23. Os invasores teriam quebraram computadores, mesas, cadeiras e queimaram documentos, causando uma série de danos ao patrimônio.
Marquinho Mota, integrante do Xingu Vivo para Sempre, disse que a divulgação da notícia não corresponde à verdade. “Não fomos nós. Estão tentando criminalizar o movimento. Em nenhum momento, nós incentivamos a invasão do escritório. Nosso ato é pacífico”, disse ele.
O movimento Xingu Vivo para Sempre encerra neste domingo em Altamira o encontro Xingu+23, que reúne ativistas contrários à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. O evento terminará com um gesto de “abraço ao rio Xingu”.
Na sexta-feira (15), os ativistas invadiram o canteiro de obras da hidrelétrica e abriram uma vala na ensecadeira, barragem que dá vazão as águas do rio Xingu. O ato foi uma forma de chamar a atenção das autoridades para os problemas ambientais causados pelo projeto.
Após a invasão no escritório, o CCBM registrou ocorrência na delegacia de Altamira, que está investigando o caso. "Estamos apurando se houve algum saque, ou apenas a ocorrência de vandalismo, que está registrada no B.O", afirmou a delegada Selma Sarquis.
Protesto
Integrantes do movimento Xingu Vivo para Sempre, contrários à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA), realizam neste domingo (17), em Belém, um protesto conta a barragem no rio Xingu.
O ato ocorrerá na Praça da República durante o cortejo do “Arraial do Pavulagem”, manifestação cultural que exalta as tradições juninas como o boi-bombá. Segundo um dos coordenadores do movimento, os organizadores do Arraial vão dar apoio ao protesto.
O ato público que ocorre neste domingo na capital paraense é uma forma de repercutir o encontro Xingu+23 que acontece no sítio Santo Antônio, em Altamira, onde cerca de 500 ativistas estão reunidos até este domingo. “Vamos falar o que está acontecendo em Altamira”, disse Marquinho Mota. 
Fonte: REDE Os Verdes/via Facebook

ACREDITE SE QUISER. A SANGA DA CHARQUEADAS VOLTOU A SER VIOLADA

ACREDITE SE QUISER. A SANGA DA CHARQUEADAS VOLTOU A SER VIOLADA
Aparentemente tudo indicava que isso jamais voltaria a acontecer. Depois de meses fechada até que instalasse uma estação de tratamento exigida pela FEPAM, exigência legal que levou anos e que somente ocorreu depois que o escândalo veio à tona, obrigando a FEPAM a afastar os técnicos responsáveis, acredite se quiser, ao que tudo indica, conforme denuncia de moradores valendo-se do mesmo esgoto público pertencente ao município que sai da fábrica e cruza o cemitério municipal a empresa ROSVARE teria voltado a lançar os seus efluentes na Sanga da Charqueada.
A água preta e fedorenta voltou a violar a sanga da Charqueada, a fauna e flora e toda a população ribeirinha.
   
O que intriga nessa reincidência e nessa afronta a todos e a tudo é a negligência do órgão licenciador que, depois de todo o longo histórico de violações legais, não ter se acautelado, antes do novo licenciamento, que a “estrutura” violadora não estava completa e definitivamente selada e eliminada. Os fatos e circunstâncias ainda não estão completamente esclarecidos, mas todos os indícios remetem ao uso do sistema de esgoto do município para essa afronta.
Esperamos que Ministério Público se pronuncie imediatamente, até porque titular das ações criminal e indenizatória. O município que sempre se omitiu vai continuar se omitindo?
E a FEPAM, hein? Não deveria ter se acautelado? Não deveria antes do novo licenciamento ter se certificado e exigido a destruição e fechamento definitivo da “estrutura” que historicamente violou a Sanga da Charqueadas?
Vai se responsabilizar por mais esse dano a Sanga? Nesses dias em que o mundo se reúne no Rio+20 para tentar salvar o planeta e os recursos naturais, essa reincidência é muito mais que uma afronta é o total desrespeito as leis e as autoridades constituídas. A sensação que a água preta e o mal cheiro causam é que o crime venceu. 
Fonte: Tapes.Com

domingo, 17 de junho de 2012

Pour une Ayiti Ecologique

Fait choix de vous comme « Héritiers Verts » est un honneur, s’il y a une chose que les « Héritiers Verts » ne doivent jamais éprouver c’est de la peur, parce que ça fait partie la définition de tache d’être intrépide, car, la volonté est plus forte que la peur, Allons ! Aidez-nous à combattre pour une Ayiti Ecologique.
fheverts@gmail.com
(509)3664-3155

Índios cobram na Rio+20 respeito ao direito à terra

Índios cobram na Rio+20 respeito ao direito à terra 
De acordo com a diretora nacional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, os indígenas podem mostrar ao mundo o que é ser sustentável
Por Thais Leitão
O líder indígena conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia, Cacique Raoni, da etnia Caiapó, também conclamou a união dos povos indígenas.
Rio de Janeiro - Cobrar aceleração no processo de demarcação das terras indígenas no país e fazer um contraponto ao modelo econômico e ao conceito de economia verde – discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – são os principais objetivos dos povos indígenas que se reuniram hoje (15) na tenda do Acampamento Terra Livre, na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.
Em meio a muitas manifestações culturais – como a das mulheres das etnias Macuxi e Wapichama, de Roraima, que apresentaram um tipo de música típica conhecida como parixara –, eles reclamaram da violação ao seu direito à terra.
De acordo com a diretora nacional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, os indígenas podem mostrar ao mundo o que é ser sustentável por meio de suas práticas de uso da terra sem destruí-la.
“Estamos aqui para fazer um contraponto à Rio+20, para mostrar o nosso jeito indígena de ser sustentável. Muitas vezes o que se define como Economia Verde não é o que entendemos que representa a real harmonia com a natureza”, disse, durante uma coletiva de imprensa.
A representante da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo (Apoinme), Ceiça Pitaguary, destacou que a lentidão na demarcação dos territórios indígenas leva muitas lideranças a serem criminalizadas por causa da retomada de terras tradicionais. 
Fonte: REDE Os Verdes/via Facebook

Países concordam em legislar sobre oceanos e lançar objetivos de sustentabilidade

Países concordam em legislar sobre oceanos e lançar objetivos de sustentabilidade 
Por Maria Denise Galvani e Lilian Ferreira
Já com dois dias de atraso, as delegações dos países que negociam na Rio+20 conseguiram avanços concretos em apenas dois assuntos: os Estados vão regulamentar a biodiversidade e recursos naturais dos oceanos, que hoje permanece em uma zona cinza na legislação internacional; e serão criados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Entretanto, prazos e metas ficam para um grupo de trabalho a ser criado. 
A Rio+20 é a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio até o próximo dia 22. No dia 20, os chefes de Estado chegam para trabalhar em cima de um texto já fechado, diz o governo do Brasil. A alta cúpula, então, irá debater como implementar as decisões tomadas pelos negociadores. 
O secretário-executivo da comissão brasileira para a Rio+20 Luiz Alberto Figueiredo, minimizou as discordâncias que ainda permanecem sobre outros temas. "Existem várias maneiras de se avançar nesses assuntos, há como matizar a linguagem de uma forma que seja aceitável para todos e leve aos mesmos resultados", afirmou. "A busca pela linguagem certa continua e vai ser encontrada." O embaixador disse isso ao tentar explicar que as discussões sobre o texto muitas vezes embarram em quais palavras usar no documento. 
"Revisamos cerca de 50 parágrafos do texto e persistem dificuldades em não mais do que cinco. Destes 50, tínhamos antes uns 30 não acordados", afirmou. Questionado pelo UOL sobre quanto do texto já teria acordo, o embaixador não foi específico e apenas disse que avançou frente aos 38% que já tinham sido fechados até sexta. 
Outra questão cujo texto foi "quase fechado", segundo Figueiredo, é o papel do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O documento final deve limitar-se a falar em fortalecimento do programa, enquanto alguns países pediam que ele fosse promovido à categoria de agência. Assim, ele teria mais autonomia e capacidade de implementação, com o que o Brasil não concorda. Apesar disso, Figueiredo disse que "o Pnuma não sairá desta conferência da mesma forma que entrou". 
Fonte: REDE Os Verdes/via Facebook

sábado, 16 de junho de 2012

Los Verdes y Río+20

Los Verdes y Río+20 
Hoy, a 20 años de la Conferencia de las Naciones Unidas sobre Ambiente y Desarrollo celebrada en Río de Janeiro en 1992, adherimos a la Resolución del 3er. Congreso Global de los Verdes – Dakar 2012 sobre La Cumbre de Rio+20 y además consideramos necesario realizar algunas afirmaciones. 
Marchamos a una nueva conferencia signada por el incumplimiento por parte de los Gobiernos del mundo, de la mayoría de los acuerdos y compromisos establecidos en la Declaración de Río (1992), el Programa 21, el Plan de Implementación de la Cumbre de Johannesburgo y las Metas de Desarrollo del Milenio. 
Un claro ejemplo del mencionado incumplimiento lo constituye la falta de resultados y el estado de estancamiento en que se encuentran las negociaciones relevantes que se vienen desarrollando dentro de los acuerdos ambientales internacionales. 
La Convención Marco de Naciones Unidas sobre el Cambio Climático, debe confrontarse con emisiones antropogénicas de gases efecto invernadero que superan en un 40% la meta de reducción prevista por su Protocolo de Kyoto. Otro tanto acontece con el Convenio sobre Diversidad Biológica y sus Protocolos, donde la falta de cumplimiento del objetivo de reducción de  pérdida de la biodiversidad establecido para el 2010, imposibilitará cumplir con los objetivos establecidos en la materia por las Metas de Desarrollo del Milenio para 2015. 
Mientras tanto, la multiplicación de situaciones de crisis, entre otros, en los ámbitos financiero, económico, social, ecológico, climático, energético, alimentario, democrático, institucional, ético, existencial, van configurando una época de crisis múltiples que se superponen las unas a las otras, reforzándose mutuamente, definiendo en conjunto una crisis sistémica, una crisis de valores y de civilización, que estaría indicando que nos aproximamos al fin de la sociedad moderna emergida de la revolución industrial y que nos obliga a plantear propuestas para iniciar la transición hacia otro mundo posible y deseable. 
En tal escenario y analizando los temas que se proponen tratar en la Conferencia de Naciones Unidas sobre Desarrollo Sostenible -conocida como Río+20-, Los Verdes sostenemos que resulta utópico pretender continuar con un pensamiento que, desafiando toda lógica, nos invita a seguir comportándonos como si los recursos materiales y energéticos fueran inagotables, como si la sustitución de una forma de materiales o energía por otras pudiera continuar indefinidamente y sin coste alguno, aun cuando en la realidad las reservas totales son limitadas. Resulta irresponsable actuar como si el crecimiento de la economía a nivel global pudiera continuar eternamente, lo cual además de graves e irreversibles consecuencias ambientales, ha conducido a una desenfrenada especulación basada en las ganancias futuras que supone tal expansión indefinida, dando lugar a recurrentes burbujas financieras que inevitablemente desencadenan crisis como la experimentada en 2007 con sus graves secuelas sociales. 
Para hacer frente a la crisis socio-ambiental, debe cambiarse sustancialmente la estructura económica actual y nuestro insostenible “estilo de vida”, enfrentando las crisis y problemas que generamos en lugar de huir hacia adelante. 

آیا زمین، یک موجود زنده غول‌آساست؟

آیا زمین، یک موجود زنده غول‌آساست؟

آیا واقعاً زمین ما به ادعای «فرضیه گایا»، یک موجود زنده غول‌آساست؟ یافته‌های جدید محققین دانشگاه مریلند احتمالاً کلید حل چنین معمایی را پیدا کرده‌ است: یک کلید گوگردی. این کلید، موجبات رمزگشایی از فعل و انفعالات موجود بین موجودات زنده اقیانوسی، جو زمین و همچنین خشکی‌ها، که تا پیش از این مخفی به‌شمار می‌رفتند را فراهم می‌کند – یعنی همان فعل و انفعالاتی که احتمال می‌رود مدرکی بر صحت فرضیه معروف گایا باشند.
طبق فرضیه گایا - که در دهه ۱۹۷۰ توسط جیمز لاولاک (James Lovelock) و لین مارگولیس (Lynn Margulis) ارائه شد – فرآیندهای فیزیکی و زیست‌شناختی سیاره ما به‌شکل گریزناپذیری درهم‌تنیده‌اند و باعث شده‌اند تا زمین ما یک سیستم خودکفا و اساساً حساس باشد. از اولین پیش‌بینی‌های این فرضیه هم وجود یک ترکیب منحصربفرد از گوگرد بود که توسط موجودات زنده ساکن اقیانوس ایجاد می‌شود و واکنش‌پذیری‌اش آنقدر با اکسیژن محلول در آب دریا کم است که می‌تواند حتی پس از مدتی [در خلال فرآیند تشکیل ابرها] به هوا راه پیدا کند. این ترکیب گوگردی، چه به‌تنهایی و چه به‌شکل اکسیدشده در جو زمین، راهی برای انتقال گوگرد از دریا به خشکی به‌شمار می‌رود. محتمل‌ترین نامزد موجود برای احراز این نقش ِ فیزیکوشیمیایی، ترکیبی موسوم به دی‌متیل‌سولفید است.

پژوهشی که به‌تازگی توسط تیمی از محققین دانشگاه مریلند، به سرپرستی هری اودورو (Harry Oduro) و با همکاری ژئوشیمیدانی به نام جیمز فارکوار (James Farquhar) و زیست‌شناس دریاییْ کاترین فن ‌آلستین (Kathryn Van Alstyne) از دانشگاه واشنگتن غربی انجام پذیرفته، روش مطمئنی را برای ردگیری و سنجش میزان نقل و انتقال گوگرد در بدن موجودات زنده دریایی، جو زمین و همچنین خشکی‌ها فراهم آورده که می‌شود از طریق‌ آن دست به رد و یا تأیید فرضیه جنجالی گایا نیز زد. گزارش این تحقیق، در نسخه آنلاین شماره این هفته نشریه Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) انتشار یافته است.

به‌گفته اودورو و همکارانش، این پژوهشْ اولین اقدام محاسباتی ِ مستقیم با هدف تعیین پراکندگی ایزوتوپی دی‌متیل‌سولفید و همچنین پیش‌نیاز شیمیایی آن موسوم به دی‌متیل‌سولفونیوپروپیونات به شمار می‌رود. این محاسبات نشان داده که در نسبت فراوانی ایزوتوپ‌های این دو ترکیب گوگردی، که توسط جلبک‌ها و فیتوپلانکتون‌ها تولید می‌شوند، در طول زمان اختلافاتی دیده می‌شود. ضمناً این را هم بایستی در نظر داشت که محاسبات نام‌برده، به‌نحوی مشخص‌کننده نقش این دو ترکیب شیمیایی در سوخت و ساز موجودات زنده دریایی هم هستند و روش‌های گسیل دی‌متیل‌سولفید از اقیانوس‌ها به جو زمین را نیز مشخص می‌کنند. با این‌حساب، احتمال می‌رود این دو مقوله به هم مرتبط باشند.

گوگرد، به‌عنوان دهمین عنصر فراوان جهان هستی، از مهم‌ترین اجزای سازنده بخش اعظم ترکیبات آلی و معدنی سیاره‌مان به‌شمار می‌آید و با حضورش در چرخه خشکی‌ها، جو و همچنین متابولیسم موجودات زنده، نقش حایز اهمیتی را در حفظ تعادل اقلیم زمین و سلامت اکوسیستم‌های طبیعی به عهد دارد. اودورو، که این پژوهش را به‌عنوان تز دکترای خود در رشته زمین‌شناسی و سامانه‌های زمینی، در دانشگاه مریلند به‌ثمر رسانده است و هم‌اکنون هم دوره فوق‌دکتری‌اش را در مؤسسه فناوری ماساچوست (MIT) می‌‌گذراند، اظهار می‌دارد: "انتشار دی‌متیل‌سولفید [در جو زمین] و تغییر شکل آن به صورت ایروسول‌هایی که گمان می‌رود اثرات مهمی را بر تعادل تابشی ِ زمین داشته باشند، عامل تعیین‌کننده‌ای در حفظ نظام اقلیمی [سیاره‌مان] به حساب می‌آید. ما نشان داده‌ایم که اختلافات موجود در سطح پراکندگی ایزوتوپ‌های دی‌متیل‌سولفید، می‌تواند در طول زمان دچار تغییر شود و همین تغییرات به ما کمک می‌کنند تا برآوردهای‌مان از آهنگ گسیل این ترکیب شیمیایی به جو زمین و همچنین نحوه جابجایی‌اش در اقیانوس‌ها را مورد بازبینی قرار دهیم".

گوگرد هم مثل اکثر عناصر شیمیایی، دارای ایزوتوپ‌های مختلفی‌ست. ایزوتوپ‌ها، انواع متفاوتی از یک عنصر واحدند که در شمار الکترون‌ها و پروتون‌هایشان با هم مشابه‌اند، اما تعداد نوترون‌هایشان با هم اختلاف دارد. به‌همین‌واسطه هم ایزوتوپ‌های یک عنصر (همچون گوگرد) را با خصوصیات شیمیایی مشابه، اما جرم و ویژگی‌های هسته‌ایِ متفاوت‌شان تشخیص می‌دهند. پس دانشمندان می‌توانند که آرایش منحصربفرد ایزوتوپ‌های رادیواکتیو یک عنصر را به‌عنوان امضای ایزوتوپی آن عنصر خاص قلمداد کرده و دست به ردگیری آن در مقیاس‌های وسیع زمین‌شناختی بزنند.
فراکوار، که از اساتید دپارتمان زمین‌شناسی دانشگاه مریلند است، می‌گوید: "ابتکار هری در این پژوهش، معرفی راهی بود تا بشود از طریقش آرایش ایزوتوپی ِ این دو نوع از ترکیبات گوگردی را تشخیص داد و سنجید. این کار ِ بسیار سختی بود و محاسبات وی، نشان از وجود نوسان غیرمنتظره‌ای در آرایش ایزوتوپی گوگرد می‌دهد که ظاهراً به نحوه سوخت و ساز این عنصر [در بدن موجودات زنده] مربوط می‌شود".

وی می‌افزاید: "پژوهش هری معلوم کرد که باید انتظار تغییر امضای ایزوتوپی ِ ترکیبات گوگردیِ واقع در اقیانوس، بسته به اوضاع مختلف محیطی و همچنین انواع مختلف موجودات زنده را داشت. گمان می‌کنم این یافته‌ها بالاخره کمک می‌کنند تا بتوان از ایزوتوپ‌ها به‌منظور ردگیری این ترکیبات گوگردی در چرخه‌های اقیانوسی و همچنین سطح غلظت گسیل دی‌متیل‌سولفید به جو زمین، استفاده برد. چنین قابلیتی به ما اجازه خواهد داد تا به سؤالات مهمی راجع به اقلیم زمین پاسخ بگوییم و در نهایت هم پیش‌بینی‌های بهتری از دگرگونی‌های اقلیمی صورت دهیم. [این یافته] حتی می‌تواند ارتباط موجود بین سطح گسیل دی‌متیل‌سولفید و ایروسول‌های سولفاته به جو زمین را نیز مشخص کند و ارتباط احتمالی آن را با فرضیه گایا بیازماید".

بنمایه: ساینس دیلی
برگردان: احسان سنایی

Protesta en Kiev contra la matanza de perros callejeros

Activistas por los derechos de los animales salieron a las calles de Kiev en Ucrania para realizar una protesta contra la matanza de perros callejeros que se están realizando en esa ciudad como parte de los preparativos para la Eurocopa 2012. Los manifestantes llevaron varios carteles en los que se leían consignas como: “Queremos sobrevivir a la Euro 2012, ¡No Matarás!” Únete a Mi Conciencia Animal.
Fuente: RED Los Verdes/via Facebook

Cumbre de los Pueblos en Río +20

Rajoy no irá al "otro" Rio+20
Hoy comienza el "otro" Río+20. Desde hoy hasta el 23 de junio, tendrá lugar la Cumbre de los Pueblos en Rio de Janeiro. Un encuentro de la sociedad civil global, donde organizaciones, colectivos y movimientos sociales se reúnen para proponer una nueva forma de vida en el planeta, en contra de la mercantilización de la naturaleza y en defensa de los bienes comunes. 
Esta Cumbre de los Pueblos se desarrollará en paralelo a la Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Desarrollo Sostenible, Río +20, ambas en Rio de Janeiro (Brasil). Su lema es "Por la Justicia Social y Ambiental" y pretende poner de manifiesto que la agenda prevista para la conferencia oficial, -que versa sobre la llamada "economía verde" y la gobernanza del medio ambiente-, es insatisfactoria para hacer frente a la crisis del planeta, causado por nuestro modelo de producción y consumo insostenible e injusto. 
Al contrario que la Conferencia oficial, esta cumbre es un espacio "libre de corporaciones". Las organizaciones de la sociedad civil han criticado duramente el proceso creciente de penetración de los intereses de las corporaciones en las agendas de Naciones Unidas y de los propios gobiernos, que se han convertido en títeres de los mercados y ya no representan a sus ciudadanos y el interés común en estos foros. 
Las organizaciones del Estado español agrupadas en torno a la alianza "¿Economía Verde? ¡Futuro imposible!" [1] han hecho llegar por carta sus reivindicaciones a Rajoy, para que al menos escuche la voz de los Pueblos antes de asistir a la Conferencia Oficial. 
La Cumbre de los Pueblos se une al vigésimo aniversario de la Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Medio Ambiente y Desarrollo (Río 92) y quiere denunciar la falta de acción en estas dos décadas, para superar la injusticia social lo cual ha frustrado las expectativas del medio ambiente y desacreditado a la ONU.
Fuente: REDE Os Verdes/via Ecologistas en Acción

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ucrania ha asesinado perros callejeros

Ucrania ha asesinado alrededor de 80 mil perros callejeros en las formas más crueles posibles (envenenándolos, quemando muchos de ellos vivos o disparándoles) con el fin de "limpiar" sus calles y prepararse para el campeonato de la Eurocopa 2012.
FIFA, COCA-COLA y los otros patrocinadores los han apoyado y no han dicho ni una sola palabra en contra de esta masacre salvaje.
VIDEO DE LA NOTICIA: www.youtube.com/watch?v=4O-KYBa2Ya8 
¡BOICOT A ESTAS MARCAS!
¡NO COMPRES COCA-COLA!

Asalto Armado Comunidad Mapuche Wente Winkul Mapu

Asalto Armado Comunidad Mapuche Wente Winkul Mapu 
Jueves 07 de junio 2012 Asalto allanamiento a la comunidad chequenco ubicada en la comuna ercilla wente wil mapu, llegando a las 7 40 al alto de la comunidad me encuentro con casas muy humildes y mucho frio todo escarchado nos encontramos con don Venancio Montoya el sabio de la comunidad, kimche, baliado con mas de 15 perdigones en sus piernas con mucha sangre.
Yo me estaba preparando una sopita nos cuenta... niños y mujeres intoxicados por los gases lagrimogenos xokiador por la agreciones y brutalidad policial seguimos avanzando nos encontramos con un joven menor de edad, gabriel montoya 14 años con heridad de perdigon en el torax y espalda con mucho dolor y sangre.
A un niño nos cuenta que lo sacaron apuntando con una escopeta lo tiraron al suelo y le pizaron las manos. luego nos trasladamos al hospital Collipulli para dar primeros auxilios a lxs afectados, no todos quisieron venir algunos se quedaron en la comunidad por miedo a represalias aunque estaban heridos.
Al lleghar al hospital nos encontramos con los dos detenidos eric montoya segundo montoya levinao Eric dentro del hospital presento un cuadro compulsivo devido a las heridas de armas de fuego en todo su cuerpo, ademas de una patiadura que le dieron luego de detenerlo.
Cabe mencionar que todos los heridos, 7 que llegaron al hospital, fueron disgnosticados con heridas leves... 
Fuente: Red Los Verdes/via Facebook