.

.

domingo, 29 de setembro de 2013

Comercial tailandês emocionante alcança 7 milhões de visualizações no YouTube

Comercial tailandês emocionante alcança 7 milhões de visualizações no YouTube
Um comercial produzido na Tailândia, publicado no YouTube na última quinta-feira (11/09), está comovendo internautas do mundo inteiro.
O vídeo conta a história do dono de um restaurante que sempre ajudou ao próximo e acredita no real sentido da generosidade. Quando o personagem principal do comercial fica doente, um desfecho inesperado mostra como pequenos gestos no dia a dia podem mudar vidas.
A propaganda é da operadora de telefonia True Move e tem como slogan a frase: “Generosidade é a melhor forma de comunicação”.
Em uma semana o vídeo original (com legendas em inglês) já alcançou superou a marca de sete milhões de acessos.
Confira:

Viva a Água por Renato Zenker

Viva a Água
Por Renato Zenker*
O tema água, talvez seja o mais importante nesse momento, porque o homem está agredindo as reservas hídricas de forma assustadora. Os cursos d’águas estão recebendo os mais diversos efluentes e resíduos produzidos pela humanidade. Quanto maior o aglomerado humano, maior a produção desses agentes poluidores da água.
Mesmo que a poluição da água cause grande preocupação, existem outros fatores que perturbam o futuro, como é o caso da escassez da água em muitos locais. Isso se deve a má distribuição das chuvas e a falta de infiltração nas cabeceiras.
A quebra do ciclo da água na Natureza é determinada pelos dois fatores apontados. A seca tem colocado, muitas vezes, a economia primária de joelhos.
Alguns analistas concluem que a seca deve ser compensada com infraestruturas de armazenamento de água nos períodos chuvosos. Essa ação resolve só em parte o problema, pois sem a contribuição das fontes abastecedoras enfraquece o sistema, ainda mais na irrigação a primeira parcela de água vai para o déficit do solo comprometendo grande parcela de energia e água. 
Nesse momento de intensa atividade agro-silvo-pastoril, quando o agronegócio ocupa importante espaço na mídia a água é tida como insumo da geração de alimentos no continente. É imperioso que se faça um alerta no sentido do grande potencial de produção que representa os dois terços de superfície líquida do planeta. Com isso lembramos que a poluição gerada pela agricultura (defensivos e sedimentos), não pode prejudicar a qualidade da água para não comprometer a existência dos animais e plantas aquáticas.  Isso não tem sido observado.
No dia vinte e dois de março, se comemora o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) na década de noventa, com a finalidade de chamar a atenção para a sua importância em relação à vida. 
Não podemos esquecer a fórmula dos Rios Vivos. Controlar secas e enchentes devem ser obtidos com projetos revitalizadores dos ecossistemas, para ter uma água de qualidade e em quantidade suficiente. Nesse caminho devem estar os produtores das cabeceiras produtores de água, que devem ser remunerados para reativar ou manter as vertentes estabilizadoras dos cursos de águas.
O Rio Grande do Sul deve cuidar de suas águas, não só pela riqueza de seus mananciais, mas por possuir a maior extensão de litoral do mundo com 620 quilômetros e com ambientes únicos com extensa faixa de praias e o maior complexo do Brasil de lagoas costeiras interligadas, somadas a um paisagismo diversificado e rico cada um com sua característica particular de beleza.
O nosso compromisso é lutar pelo pleno tratamento de esgotos residenciais e industriais, adequação de um sistema de saneamento dos resíduos sólidos e humanização dos sistemas produtivos.
É sonho? Garanto que não. Pensem nesse assunto enquanto nos preparamos para o próximo texto sobre erosão e conservação do solo. Fique esperto e continue nos prestigiando. 
*Engenheiro Agrônomo
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

Cidade com mais de 50 mil anos é encontrada no fundo do mar

Cidade com mais de 50 mil anos é encontrada no fundo do mar
No fundo do oceano, na área do Triângulo das Bermudas, um grupo de cientistas canadenses descobriu uma cidade perdida. A noroeste da costa de Cuba, a 700 metros de profundidade, um robô submarino tirou as fotografias das ruínas de edifícios, quatro pirâmides gigantes e um objeto parecido com uma esfinge.
Especialistas sugerem que os edifícios pertencem ao período pré-clássico do Caribe e da história da América Central. A antiga cidade podia ser habitada por uma civilização semelhante aos habitantes de Teotihuacán (cidade fantasma de cerca de 2000 anos, localizada a 50 km da cidade do México).
Quem gosta de pesquisar mistérios da humanidade e enigmas do planeta Terra, sabe que o Triângulo das Bermudas até hoje fascina pelas suas ocorrências inexplicáveis.
São fenômenos popularizados em documentários da TV, em livros e revistas, e portanto dificilmente haja quem nunca tenha ouvido falar da região onde aviões e navios desaparecem silenciosa e misteriosamente.
Mas parece que o Triângulo jamais para de nos surpreender.
Para visualizar local da cidade submersa em um mapa maior clique AQUI.
Quem são os responsáveis pela construção de tais monumentos? Como eles foram parar quase intactos no fundo do mar?
É aqui que mais uma vez a ciência oficial conflita com os pesquisadores alternativos.
Apesar de ainda ser cedo, os cientistas afirmam que as ruínas pertencem a uma antiga civilização da América Central do período pré-clássico; já os pesquisadores independentes afirmam que as ruínas provavelmente são de Atlântida, o lendário continente desaparecido mencionado pela primeira vez pelo filósofo Platão.
Independentemente das suas origens, o achado é revolucionário, uma das maiores descobertas arqueológicas dos últimos tempos.
Leia mais: Busquei.Org

CARTA ABIERTA A PEPE MUJICA por Germán Parula Ferrando

Mujica destaca el respeto que ganó Uruguay en el ámbito internacional
El presidente de la República, José Mujica, resaltó el respeto que Uruguay ha ganado en el ámbito internacional, ya que se lo ve con “seriedad institucional y bonhomía”
David Rockefeller, de 98 años - nieto del multimillonario y fundador de Standard Oil, John Rockefeller-, recibió este miércoles al Presidente Mujica. Al encuentro, que se extendió por más de 45 minutos, el jefe de Estado concurrió con termo y mate.

CARTA ABIERTA A PEPE MUJICA
por Germán Parula Ferrando
(versión escrita de la videocarta que publicamos ayer en las redes sociales, en respuesta a sus declaraciones ante la ONU)
"Bellas palabras que arrancan el aplauso fácil de la comunidad internacional.
Mientras las expresás, vemos al estado uruguayo corriendo excitado detrás del modelo insustentable que denunciás, ávido de dinero para su caja chica, temeroso de represalias o de "quedar fuera" del mercado mundial. Mientras hablás, grandes transnacionales devoran nuestra tierra y ensucian nuestra agua, envenenando a nuestros niños con agroquímicos y otras pestes, convirtiendo nuestras praderas en desiertos. Mientras te escuchamos, miles de familias ignoradas son expulsadas del campo.
De “entrecasa” nos hablás de diversificar la matriz productiva, confundiendo actividades productivas con otras que convierten nuestra tierra y nuestra agua en papel para el primer mundo, en ración para ganado criado al norte del planeta, en minerales para el desarrollo de las industrias de las potencias emergentes. Esto no configura producción ni industrialización, sino el más puro extractivismo, el más duro saqueo.
Subestimás nuestra inteligencia cuando afirmás que estas actividades se justifican en nuestro propio consumo. Consumo de qué? De salsa de soja? De PH? De motos chinas? La soja, la pasta de celulosa, los metales que se extraen de las entrañas de nuestro suelo, son para alimentar mercados que consumen per cápita diez veces más que el nuestro. Si el mundo consumiera racional y sosteniblemente, no serían necesarios emprendimientos de la escala que se están instalando en nuestra pequeña y rica tierra.
Pretendés justificar el saqueo mostrándonos como propio el despilfarro ajeno.
Hablás de generar empleo. Se está expulsando a miles de trabajadores del campo. Tanto a pequeños productores como a peones, esos mal pagos que durante décadas fueron explotados por sus patrones, tanto como ninguneados por el sistema político.
La soja y los eucaliptos ocupan 2 ó 3 trabajadores cada mil hectáreas. La megaminería ocupa gente para la construcción de infraestructura, pero un número incierto de trabajadores durante el desarrollo de la actividad. Nos sobran motivos para no creer en las expectativas de puestos de trabajo que prometen. Botnia nos quitó la inocencia en este aspecto. Estas empresas evitan a toda costa la generación de empleo que aumente sus costos fijos. Son garantía de desocupación y miseria para el futuro.
Las transnacionales vienen aquí a desarrollar actividades que son resistidas en el primer mundo. Los países centrales no quieren seguir sacrificando su agua ni sus bosques –lo hicieron en exceso durante décadas-, para eso impulsan tratados bilaterales y estimulan a las empresas a que se instalen en los países periféricos. No trasladan a aquí industrias de alta tecnología, sino actividades extractivas que implican gran sacrificio de gente, tierra y agua, y mínimo valor agregado.
No vienen a facilitarnos riqueza ni desarrollo. Los principales beneficiarios con estas actividades siguen siendo las transnacionales que alimentan el crecimiento económico del primer mundo, y las potencias que reciben nuestras materias primas a módico precio. Así se perpetúa la brecha entre los países desarrollados y nosotros, y con ella, la dependencia.
La primarización de las exportaciones ha sido sinónimo de subdesarrollo entre los países del sur, desde 1492 en América. La teoría del crecimiento a partir de los “desbordes” de capital, repetida por dictadores y presidentes desde hace décadas, representa una vil mentira, y una perversa justificación para el creciente saqueo de bienes naturales.
Tus palabras dichas en Río+20 son una infame contradicción en boca del presidente de un país respetuoso del modelo imperante de saqueo y contaminación, de oprimidos y opresores. Un presidente que, paradójicamente, vio morir compañeras y compañeros que lucharon por un mundo distinto.
Perpetuar el saqueo y la dominación fue la razón de ser de las dictaduras, y vos, facilitando la entrega de nuestros bienes comunes, no hacés más que reconferir sentido a aquel macabro proceso, y asegurar el éxito final de los viejos represores siervos de los poderosos, que hoy cosechan riqueza e impunidad del terror que ayer sembraron.
No te veo como a un traidor, te veo como a una víctima del síndrome de Estocolmo: Trabajás complacido para el imperio y sus emisarios, o sea, para quienes te tuvieron enterrado en un pozo durante más de una década.
Nos has tratado muy mal. Nos ninguneás alevosamente. No somos ecologistas roñosos ni un bolsón de ambientalistas. Somos gente común preocupada por las futuras generaciones y los bienes naturales. No somos mandaderos de la oposición. En mi caso, solía ser invitado –y concurría entusiasmado- a las cenas de recaudación de fondos para las campañas preelectorales de tu sector político, aquel sector que prometía construir una nueva sociedad, sin tanto consumismo, sin ricos tan ricos, sin pobres tan pobres.
Tenemos pocas expectativas de que cambies el rumbo elegido. No estamos educando para la creación de una nueva sociedad. No estamos invirtiendo en escuelas ni reformando la educación. Has sido capaz de decir a los maestros que si quieren ganar más deberían conseguirse otro empleo para el tiempo libre. Esa patraña no es más que otra prueba de tu visión inmediatista y tu desinterés por el futuro. Se diría que gobernás condicionado no sólo por los poderosos de siempre, sino también por tu caduca biología y, probablemente, por no haber dejado descendencia.
Seguiremos resistiendo a este modelo que vos y el resto del acomodado sistema político partidario promueven y avalan. No nos detendremos.
Y creéme: Cada vez, somos más."
Germán Parula Ferrando
Fuente: Red Los Verdes/via e-mail

sábado, 21 de setembro de 2013

Expectativa mundial por el discurso del Presidente Mujica ante Naciones Unidas

Expectativa mundial por el discurso del Presidente Mujica ante Naciones Unidas
El canciller, Luis Almagro, aseguró que la comunidad internacional siente una expectativa especial por el discurso que brindará el presidente José Mujica, ante la Asamblea General de Naciones Unidas durante el debate general del próximo 24.
Desde que Mujica pronunció su discurso en la cumbre de presidentes Río+20, en junio de 2012,  las expectativas han ido creciendo en cuanto a las reflexiones que el mandatario pueda realizar en la próxima Asamblea General de ONU.
En Río+20 el jefe de Estado dijo, entre otras cosas, que es necesario darse cuenta de que la crisis del agua y de la agresión al medioambiente implica revisar la manera de vivir y dejar de estar inmersos en la sociedad de consumo y en la cultura del uso y tire.
“Pobre no es el que tiene poco, pobre es el que necesita infinitamente mucho y desea más y más, es una clave de carácter cultural. El primer elemento del medio ambiente es la felicidad humana”, dijo Mujica en aquel recordado discurso, que luego se  difundió a través de las redes sociales.
En ese marco, el ministro de Relaciones Exteriores, Luis Almagro, consideró “relevante” el mensaje político del Presidente Mujica a la comunidad internacional, ya que desde Río +20 opera un fenómeno “singular relacionado con las expectativas de su participación”.“Es necesario analizar los problemas mundiales actuales y saber cuál es la visión política que plantean los líderes al respecto.
El mundo se encuentra convulsionado, con su paz amenazada y con situaciones extremas de conflictividad internacional como es el caso de Siria, donde luego de la guerra civil continuaron las matanzas”, mencionó Almagro. Asimismo, en Irak y Afganistán la “conflictividad y los problemas sociales” están cada vez más presentes. En dicho escenario “es importante el mensaje que el Presidente Mujica brinde al mundo”, aseguró Almagro.
Por otro lado, adelantó que Mujica presentará un Uruguay que tiene una dimensión internacional “especial”, con el fortalecimiento de una sociedad “más libertaria a nivel mundial”.
Al respecto destacó el matrimonio igualitario, la interrupción voluntaria del embarazo, temas de derechos humanos, afrodescendencia y la Ley sobre consumo de marihuana.
Reuniones
Mujica partirá en la madrugada de este domingo rumbo a los Estados Unidos. Al margen de la Asamblea General de Naciones Unidas, mantendrá reuniones bilaterales con diferentes autoridades.
Se reunirá con el vicepresidente de Estados Unidos, Joseph Biden, con el presidente de Colombia, Manuel Santos, y con el presidente de Guatemala, Otto Pérez Molina.
También se entrevistará con el presidente del Banco Interamericano de Desarrollo, Luis Alberto Moreno, el secretario general de la SEGIB, Enrique Iglesias, y autoridades del Sistema Multilateral de Drogas y Estupefacientes.
Otro de los encuentros que tendrá el mandatario es con el secretario general de la ONU, Ban Ki-moon. Por otra parte, se entrevistará con la comunidad uruguaya radicada en Estados Unidos.
Fuente: Red Los Verdes/via Facebook

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Juventude tapense enaltece cultura riograndense

Juventude tapense enaltece cultura riograndense
Os jovens de Tapes, todos 'pilchados', com suas botas e bombachas, lenço no pescoço violão no braço e as prendas com seus vestidos típicos do Rio Grande do Sul, enfeitaram no fim da manhã de 19/09, as ruas do centro da cidade, atraindo os olhares dos pedestres e comerciantes na principal avenida da cidade.
Em apresentação, em frente a loja SK Eletro, cantaram músicas do cancioneiro gaúcho, demonstrando apego as tradições, que são reverenciadas em cada 20 de setembro, data da Revolução Farroupilha, comemorada em todos os CTGs, galpões tradicionalistas em cada rincão do Estado do Rio Grande do Sul.
As prendas do desfile de 2011 na avenida Assis Brasil
Foi no lombo do cavalo que a revolução teve seu apogeu, quando os farroupilhas empreenderam lutas sangrentas em nome da liberdade do jugo imperial, que espoliavam os habitantes do sul do país.
Em Tapes, as comemorações pelo dia, estarão ocorrendo no CTG Província de São Pedro, e os desfiles dos piquetes estará acontecendo a partir das 9h da manhã, saindo tradicionalmente do CTG e percorrendo as principais ruas da cidade.
Em imagens do desfile do ano de 2010, a beleza do trabalho feito pelos tradicionalistas e membros dos piquetes, mostra que a cada ano se superam na criatividade e na objetividade da comemoração, para lembrar os feitos, os modos, as lendas e glórias que criaram a cultura do povo gaúcho.
Fonte: REDE Os Verdes
Imagens: Julio Wandam

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Defensoria Pública nas ações ambientais e difusas - Um grande marco


Defensoria Pública nas ações ambientais e difusas - Um grande marco
Prezados(as) Companheiros(as)
Dr. Arno Eugenio Carrard
Em prosseguimento à proposta  informada  relativamente ao avançado estágio de entendimento com a Defensoria-Geral do Estado, no sentido de contar com aquela  prestigiosa instituição para demandas coletivas, tanto na área ambiental como ações difusas. O tempo vem mostrando que, cada vez mais, avolumam-se os atos de degradação  do meio ambiente e as tentativas de defesa por parte das entidades, restam cada vez mais impotentes e frustrantes.
No caso  específico de diversos processos que já foram encaminhados, o histórico de medidas judiciais são um exemplo que vão desde a transgressão das normas ambientais até a insensibilidade das autoridades do judiciário com relação aos autores, questões processadas espontaneamente por abnegados advogados, mas que invariavelmente tem recebido em desfavor respostas completamente insatisfatórias, tanto do desinteresse do Ministério Público como dos próprios julgadores.
É de se lembrar que a Defensoria tem competência para promover ações civis públicas e populares. 
Inclusive, o assunto vem progredindo, visto que ficou  sobrestado em função de minha ausência do País e, a curto prazo, estima-se que ocorrerá uma audiência com o Exmo. Sr. Defensor Público-Geral do Estado, para estabelecer a forma e critério do relacionamento e participação das partes  nessa nova sistemática de demandas judiciais.
Aproveitando este e-mail, apelo  a todos  (principalmente as entidades) no sentido de confirmarem o interesse de participar e até assinar o documento que será elaborado e protocolado na Defensoria, como prova de total coesão, enviando-me os respectivos telefones para contatos, e também de outros que possam ser contatados nesse sentido. A data do encontro será avisada e será a curto prazo.
Esta iniciativa repete a bem sucedida escalada que os ambientalistas tiveram perante o egrégio Tribunal de Justiça, no encaminhamento da postulação de serem criadas Varas e Câmaras ambientais especializadas que, funcionando, cada vez mais são procuradas para feitos dessa natureza.
Portanto, reitera-se este grande apelo para esta grande e decisiva empreitada que representará a melhor forma de construção e defesa do meio ambiente.
Será um arsenal gigante para se poder enfrentar os mais diversos tipos de demandas  e se resguardar dos impiedosos tentáculos dos grandes interesses que insistem nas vias deletérias.
Encareço a confirmação,  por e-mail ou telefone.
Atenciosamente
Arno Eugenio Carrard
Advogado (51) 99780770
e-mail: arnocarrard@hotmail.com
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Municípios receberão qualificação na área da fiscalização ambiental

Municípios receberão qualificação na área da fiscalização ambiental
Um acordo assinado pelo Tribunal de Contas, Ministério Público e Fepam prevê o desenvolvimento de atividades de orientação aos prefeitos, a fim de qualificar ações de licenciamento e fiscalização ambiental. A parceria foi firmada na manhã desta quinta-feira (12), na sede do TCE-RS.
Para o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o acordo contribui para uma ação conjunta que deve resultar no fortalecimento das estruturas de fiscalização.
“O documento define um cronograma de trabalho com datas para o cumprimento de ações de forma objetiva e concreta”, disse.
Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas traçou o perfil das estruturas de licenciamento e fiscalização ambiental nos municípios gaúchos. De acordo com o levantamento, que teve a participação de 480 prefeituras, 389 administrações municipais realizam o licenciamento ambiental e 372 fazem o controle e a fiscalização desta atividade. A maioria das estruturas, entretanto, possui menos de cinco fiscais. Em 2011, os municípios analisaram 50.374 processos e emitiram 43.051 licenças ambientais.
O promotor de Justiça Ambiental Alexandre Saltz destacou que o objetivo da parceria é oferecer ferramentas e informações que possam qualificar os agentes e servidores públicos, permitindo o pleno cumprimento da Lei Complementar nº 140/2011. “A normativa passou aos municípios o dever de licenciar no caso de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local”, explicou.
“A qualificação dos municípios na área do licenciamento vem ao encontro da preocupação da Fepam, que é priorizar o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, ressaltou o presidente da Fundação, Nilvo Alves da Silva.
Participaram do encontro o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, a assessora técnica da Fepam, Dolores Pineda, o diretor de Controle e Fiscalização e a assessora técnica do TCE-RS, Victor Hofmeister e Andréa Mallmann, respectivamente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/TCE-RS