PF prende secretários do meio ambiente do RS e da capital e mais 14
Pelo menos 16 pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira na Operação Concutare da Polícia Federal do Rio Grande do Sul. A ação buscar reprimir crimes ambientais e contra a administração pública, além de lavagem de dinheiro. Entre os detidos está o secretário do meio ambiente do Estado, Carlos Fernando Niedersberg, e o secretário municipal do meio ambiente de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia
Em entrevista por telefone à rádio Gaúcha, o governador Tarso Genro, que está em Israel em uma missão de negócios no Oriente Médio, informou o afastamento do secretário Niedersberg. Também em entrevista à Gaúcha, o prefeito José Fortunatti confirmou a prisão de Záchia.
Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Ao todo, 150 policiais federais participam da operação. A investigação começou em junho do ano passado pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e ao Patrimônio Histórico (Delemaph) e pela Unidade de Desvios de Recursos Públicos da Polícia Federal no Rio Grande do Sul e identificou um grupo criminoso formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários.

A operação foi denominada Concutare, termo com origem no latim, que significa concussão. Os investigados serão indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro, conforme a participação individual de cada envolvido.
Fonte: Rádio Gaúcha
Nenhum comentário:
Postar um comentário