.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Lixo inglês volta na terça
Ecologizar o Futuro
A green culture, individual values and behaviors internalises environmentally responsible, reducing the need for external controls to achieve a balanced and healthy environment.
Ao ecologizar a educação, tais valores são transmitidos em cada disciplina que compõe setorialmente o currículo escolar, sintonizando cada campo especializado do conhecimento com a visão holística e ecológica.
The greening of education, such values are transmitted in each discipline that the school curriculum consists sector, each tuned specialized field of knowledge with holistic and ecological vision.
Município com maior exportação de soja no Brasil é o mais pobre e miserável também
Por Maurício Hashizume*
Negado mandado de segurança da JB Carbon
Campeão Mundial de Envenenamento
NEDA AGHA-SOLTAN
Alguns dos manifestantes jogaram pedras contra a polícia e houve algumas prisões.
Entre os dez mortos homenageados nesta quinta, está Neda Agha Soltan, uma jovem iraniana cuja morte foi filmada por uma câmera de um telefone celular.
Fonte: BBC Brasil
Mineradora canadense traz doença, morte, pobreza e destruição
Carta-manifesto e apelo nacional e internacional
Mineradora canadense traz doença, morte, pobreza e destruição aos milhares de habitantes de Paracatu, Brasil. Crianças e jovens são os que mais adoecem e morrem, e as riquezas e os valores são destruídos.
Saiba mais >
http://www.ecodebate.com.br/2009/07/31/carta-manifesto-mineradora-canadense-traz-doenca-morte-pobreza-e-destruicao-aos-milhares-de-habitantes-de-paracatu-brasil/
Debate sobre a Reserva Legal
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Ajuste os Controles para o Coração do Sol
Harmonizo com o fim de embelezar
Grã-Bretanha: A Pátria das grandes caminhadas
Informatizar e Ecologizar - por Maurício Andrés Ribeiro
Hoje resolvi ser Feliz - Por Vilmar Berna
Cartilha Polêmica
Click e leia na forma digital > http://docs.google.com/gview?a=v&pid=gmail&attid=0.3&thid=122c8022e0662a99&mt=application%2Fpdf&pli=1
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Minc diz que licenças ambientais não saem no Grito
Saiba mais em > http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/07/29/minc-diz-que-licencas-ambientais-nao-serao-concedidas-no-grito-757034866.asp
Futuro Profissional na ativa...
As plantas medicinais são utilizadas como medicamentos desde a antiguidade. Desta forma vem sendo desenvolvidas diversas pesquisas no sentindo de encontrar novos princípios ativos para medicamentos, porém a grande carência em pesquisa tem sido na forma de cultivo destas.
A Unipampa Itaqui vem desenvolvendo desde 2007 pesquisas neste sentido, bem como em pesquisas do uso terapêutico. Na granja municipal de Itaqui está sendo elaborado um matrizeiro com dezenas de espécies de plantas utilizadas como medicinais.Esta é uma maneira de saber como cada uma delas se comporta em relação ao seu desenvolvimento fenológico.
Cartilha do Consumidor saiu do ar por ação da Monsanto
Infelizmente, a multinacional de sementes transgênicas Monsanto obteve uma liminar em mandado de segurança que impediu sua distribuição. O arquivo foi inclusive retirado do site do Ministério (o link está "vazio").
Em autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força, estamos distribuindo eletrônicamente a cartilha.
Se você concorda com esta idéia, continue a distribuição para seus amigos e conhecidos.
Procure a cartilha no site da AGAPAN: http://agapan.blogspot.com/ ou neste link: http://picasaweb.google.com/Agapan.Comunica/GuiaDeOrganicosComIlustracoesDeZiraldo#5360299988843206402
Artigo de Henrique Cezar Paz Wittler
A Orla do Rio Guaíba que já vem sendo agredida por ocupações indevidas, com construções de grande porte esta agora sofrendo uma nova agressão, porém de uma maneira sutil, por meio de uma Consulta Popular, cuja pergunta leva ao mesmo resultado e consuma uma nova agressão ambiental.
A contínua agressão que a Orla do Rio Guaíba já vem sofrendo desde os anos 90 é função de uma grande armação político-administrativa, pela qual trocaram o nome de Rio para Lago Guaíba com o intuito de ocuparem a Orla do Guaíba em áreas mais próximo da margem.
Ocorre que a troca de nome permite a aplicação da Lei 4771/65, artigo segundo na letra b, que trata de lago e define uma área de preservação mínima de 30 metros, burlando desta forma a aplicação da Lei no mesmo artigo, porém na letra a, que trata de cursos d água e rios, onde a faixa seria de 500m. Ora esta alteração que não teve respaldo em Lei, nem em resoluções afetou a partir de 1995 uma Lei de 1965, época da aprovação da 4771/65, quando o Guaíba era chamado de Rio inclusive nos livros e documentos oficiais.
Até nossos dias todos chamam o Guaíba de Rio, sendo em pesquisa recente considerado como tal por 80% dos entrevistados. Não contentes com as reclamações de entidades que se preocupam com esta ocupação da orla e que querem a orla para praças e áreas verdes, os Vereadores aprovaram a modificação na Lei 470/02, que previa construções comercias na área do Estaleiro Só, no Cristal, permitindo também construções residenciais (Lei 614/09). Com o clamor por parte de entidades ambientais e de Bairros, o Prefeito Fogaça encaminhou uma emenda a Lei 614/09 propondo um Plebiscito para validar a mesma.
Alterações feitas na Câmara, no entanto substituírem o Plebiscito por uma Consulta Popular, porém só com respeito ao artigo segundo que trata da parte residencial. Com esta manobra e desconsiderando que as entidades querem uma orla sem construções o Prefeito Fogaça e a Câmara dão andamento à referida consulta cuja pergunta – “Além da atividade comercial já autorizada pela Lei Complementar nº 470/02, de 02 de janeiro de 2002, deve também ser permitida edificações destinadas à atividade residencial na área da Orla do Guaíba onde se localiza o antigo Estaleiro Só?”, é totalmente sem sentido e não define nada com respeito aos prédios, que serão do mesmo porte seja qual for o item vencedor.
Em assembléia do Fórum de Entidades de Bairros, como não havia consenso quanto a participar ou não da consulta foi feita uma votação, onde os defensores da não participação foram vencidos por 13 votos a 9. O que mais nos chamou a atenção foi o fato da AGAPAN, uma entidade ambiental votar favorável á participar desta consulta. A tese dos que não queriam participar era de começar uma campanha e ações em juízo pela nulidade da consulta argumentando que ao participar da mesma estariam às entidades validando um evento totalmente sem sentido e fora do enfoque que é de preservar a Orla.
Este desrespeito a orla do Rio Guaíba com manobra contra a aplicação correta da Lei 4771/65, considerando o Guaíba como um curso d água abre um precedente muito sério na aplicação desta Lei ao longo das Lagoas do Patos e da Mirim, pois 30 metros de proteção porão em risco toda esta massa hídrica. Este desrespeito a Lei 4771/65, pela troca de nome do ente físico, porá em risco diversas áreas ainda preservadas, como o caso do Rio Uruguai, pois o fato de executarem barramentos no mesmo estará se formando lagos para os quais são 30 m de preservação contra os 500 metros até hoje respeitados.
Como lutar contra alterações no Código Ambiental do Estado, contra alterações na Lei do Código Florestal em discussão no Congresso Nacional ou mesmo questionar as mudanças na Lei ambiental de Santa Catarina se nós somos os primeiros a desrespeitar estas Leis.
Por todos os problemas que serão criados por este desrespeito a Lei do Código Florestal não é necessário criar mais um por meio de Consulta Popular a não ser que esta consulta só tenha um sentido: Culpar o povo pela destruição que os políticos querem fazer.
Henrique Cezar Paz Wittler
Engenheiro Civil
Professor
Perito Ambiental
Mensagem do Papa pelo meio ambiente
CIDADE DO VATICANO (ANSA) O papa Bento XVI escolheu o tema "Se quiser cultivar a paz, preserve a criação" para criar sua mensagem ao 43º Dia Mundial da Paz, comemorado em 1 de janeiro de 2010.
Segundo anunciou hoje a Santa Sé, o tema tem o objetivo de incentivar a reflexão da interdependência entre as pessoas, o meio ambiente e o cultivo da paz.
Mais informações em: http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/fdg/200907291002352565/200907291002352565.html
Campanha Floresta em Perigo
A Amazônia tem: ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, e a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros), riquezas que somam 14 trilhões de dólares.
Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que no Nordeste ou em todo o continente africano, que sofrem com a fome sede e desnutrição, pois nestes lugares não há tanta riqueza para ser explorada por estrangeiros.
http://www.florestaemperigo.org.br/
Não tem Gripe Suína em Tapes. Mas...
Aqueles que procuram a polêmica, deveriam checar suas fontes e evitar que a desinformação acabe transformando o problema de saúde pública em algo pior, em uma cidade que já possui diversos déficits na área e que ainda por cima, sofre com a Turma do "Quanto Pior, Melhor'.
E Piores situações existem, e não é por causa do Obama e a queda do capitalismo, o Bin Laden e o terrorismo, ou a Gripe A H1N1.
Então, sugere-se...
Campanha em Taquara RS Brasil
Se é no Brasil... "- vai uma Napolitana aí?"
Uma americana foi presa em Southaven, no Estado do Mississippi, depois de tentar assaltar uma loja vestindo apenas biquíni. De acordo com a polícia, Morgan Haley, 24 anos, disse estar armada e exigiu que lhe entregassem todo o dinheiro do caixa.
Antes da tentativa de assalto, Morgan tinha roubado o carro de uma mulher, que não ofereceu resistência, quando ela estava parada em um posto de combustível.
Em seguida, a acusada dirigiu até a loja que tentou assaltar.
A polícia disse que Morgan parecia estar sob efeito de álcool ou drogas. Ela foi acusada de roubo de veículo e tentativa de assalto.
COMENTÁRIO DOS INTERNAUTAS: Isso não é nada. Em Brasília roubam de Terno e Gravata, a luz do dia também, desarmados e ninguém é Preso! Solta a Moça!!!
Fonte: Portal Terra
Governo Lula não muda
do meio ambiente. Saiba mais em >
http://www.ecodebate.com.br/2009/07/28/governo-lula-prepara-anistia-a-desmatadores/
Migrantes ou Refugiados ambientais?
VI Fórum de Educação Ambiental
Os Cinco clamores da Amazônia
Por Folha do Progresso
O grito dos povos, o grito da terra, o grito das águas, o grito das florestas e o grito da cidade são os cinco clamores da Amazônia.
O relato é de Jelson Oliveira, professor de Filosofia da PUCPR, agente da CPT-PR e assessor do 12º Encontro Intereclesial das CEBs.
O texto a seguir foi escrito a partir da síntese dos debates de um dos “Rios” (como são chamados os 12 grupos que reúnem cerca de 250 pessoas) em torno da realidade amazônica. Saiba mais em: http://www.folhadoprogresso.com.br/folha3br2/modules/eNoticias/article.php?articleID=938
No Limite da sustentabilidade
Falta PET no Mercado. País importa garrafas para reciclagem
São Paulo, SP - Com uma indústria de reciclagem forte, mas sem uma coleta de lixo seletiva eficiente, o Brasil vive a situação de ter mais capacidade para reciclar do que sucata disponível. No caso da resina PET, a reciclagem movimenta R$ 1 bilhão ao ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), número que poderia ser maior caso houvesse mais matéria-prima disponível.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Matança de Saíras com Ratoeiras
Ela ficou em estado de choque com a cena tão cruel e covarde. Em questão de segundos a agradável e motivadora imagem da saíra-de-sete-cores saltitando sobre o muro transformou-se em horror, algo muito repugnante de se presenciar.
Em defesa da Orla do Guaíba no Rio Grande do Sul - Brasil
Muro para conter o Deserto do Saara
Um projeto para a construção de uma barreira de 6 mil quilômetros através do deserto do Saara, norte da África, para tentar conter a desertificação de terras vizinhas, foi apresentado pelo arquiteto sueco Magnus Larsson em uma conferência na sexta-feira, dia 24/07 em Oxford, Grã-Bretanha
Floresta dá lugar a pasto para bois clandestinos na Amazônia
Próximo a Marabá, no Pará, uma enorme área, que pertence à Agropecuária Santa Bárbara, já foi multada em mais de R$ 100 milhões por crime ambiental. A empresa possui 560 mil animais.
UE proibe comércio de artigos de foca
Por Redacção A BolaPT
A União Europeia confirmou esta segunda-feira a interdição de todos os artigos importados criados a partir de focas. O Canadá, grande exportador deste tipo de mercadorias, vai contestar esta decisão na Organização Mundial de Comércio (OMC).
Mais em: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=171540
Aquecimento Global
O estudo, coordenado pelo pesquisador Alex Chepstow-Lusty, do Instituto Francês de Estudos Andinos em Lima, capital peruana, analisou como a evolução social e econômica verificada durante os anos incas se relacionam às mudanças climáticas nos Andes no mesmo período.
A conclusão é que séculos de temperaturas elevadas melhoraram as condições agrícolas e permitiram o cultivo de alimentos para sustentar uma população crescente e um exército poderoso. O estudo analisou uma seqüência de sedimentos do lago Marcacocha, localizado 12 km ao norte de Ollantaytambo, um dos grandes assentamentos incas, contendo evidências das mudanças climáticas ao longo de milênios.
A pesquisa foi publicada no número atual na revista científica Climates of the Past. Mais em:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3895011-EI238,00-Aquecimento+global+beneficiou+Imperio+Inca+diz+estudo.html
Pandas sofrem efeitos dos terremotos
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Gripe Suína no Brasil
Saiba mais em: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/07/27/mais-seis-pessoas-morrem-de-gripe-suina-no-brasil-756987670.asp
Rede Metareciclagem
Saiba mais: http://rede.metareciclagem.org/