.

.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Biodiversidade preserva a vida em Gaia


 Biodiversidade preserva a vida em Gaia
Biodiversidade para a manutenção da vida, é o tema da palestra proferida pelo professor Ludwig Buckup, na terça-feira dia 10 de maio. Além de ser comemorada no dia 22, a Biodiversidade também é um tópico fundamental a ser considerado na reforma do Código Florestal Brasileiro, com data de votação transferida para a próxima semana.
“Os benefícios da Biodiversidade se expressam nas plantas medicinais, nas variedades agrícolas, na fertilidade dos solos e na proteção dos mananciais. O Brasil se destaca mundialmente pela sua megadiversidade, pelo elevando grau de endemismo e pela grande variedade de biomas”, afirma o palestrante.
Promovido pela Fundação Gaia – Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura, o evento faz parte do Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura e nesta data conta com a participação da ONG Igré - Associação Sócio Ambientalista. Esta disponibilizou um exemplar da obra Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra, publicação dupla lançada na mesma livraria em 2008 e atualmente esgotada, para ser sorteada entre os presentes. Para concorrer à cortesia, basta assinar o livro de presenças disponibilizado no início da palestra.
Além de sócio da Igré, o palestrante doutor em zoologia pode autografar os dois livros, pois é um dos co-autores do conjunto. Segundo ele, diante da indiscriminada exploração econômica, também nos Campos de Cima da Serra, cuja paisagem é desfigurada pelas queimadas e monoculturas de pinus: “ caminhamos para a exaustão e destruição rápida dos recursos naturais não renováveis, colocando em risco a preservação da qualidade de vida de todos os seres que habitam nossa biosfera.”
A temática central das palestras em 2011 é Respostas de Gaia. Rualdo Menegat abriu o ciclo em abril com Nosso lugar em Gaia: perspectivas da vida e da civilização. As palestras acontecem mensalmente nas terças-feiras e a programação completa está em http://www.fgaia.org.br/cursos/index.html

Com entrada franca, o evento inicia às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura localizada no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Os interessados em obter certificado de participação, além de assinar a presença, devem entrar em contato com comunicacao@fgaia.org.br

Serviço
Palestra:
Biodiversidade para manutenção da vida
Palestrante: Ludwig Buckup
Data: 10 de maio de 2011, terça-feira
Horário: 19h30min
Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.
Entrada franca

Nenhum comentário: