.

.

sábado, 12 de outubro de 2013

Vespas gigantes matam 42 pessoas na China

Vespas gigantes matam 
42 pessoas na China 
Picadas podem causar reacções alérgicas e levar à falência múltipla de órgãos
Vários enxames de vespas gigantes foram responsáveis pela morte de 42 pessoas nas últimas semanas, de acordo com uma notícia da agência estatal chinesa. As autoridades registaram ainda cerca de 1600 feridos.
As vespas são de uma espécie asiática conhecida por "vespa mandarina" ou "vespa gigante asiática". Os insectos podem chegar aos cinco centímetros e as picadas podem causar reacções alérgicas e levar à falência múltipla de órgãos, provocando a morte.
Em Setembro e Outubro, estas vespas estão no período de acasalamento, o que as torna mais agressivas, mas a frequência dos ataques recentes pode também dever-se a um tempo mais seco do que o habitual.
As autoridades locais estão a executar um plano de prevenção e de tratamentos de emergência.
Aconselham as pessoas a andarem vestidas de forma a expor poucas partes do corpo e a não tentar afugentar os enxames, que tendem a reagir a movimentos.
“Quanto mais se corre, mais elas tentam perseguir”, disse aos media chineses uma das pessoas que foi picada. Um outro relato dá conta de um professor que tentou afugentar as vespas de uma sala de aula, até que acabou por perder a consciência na sequência das picadas.
Fonte: Publico.PT

Nenhum comentário: