19 de ABRIL “DIA DO ÍNDIO”
MELHOR AJUDA.. RESPEITO!
Queria propor uma abordagem diferente “hoje”.Sempre nesta data DIA DO INDIO, há movimentos direcionados à presença Indígena no cenário nacional, mundial, e muitos AINDA desconhecem a realidade Indígena.
Por estas abordagens estarem muito batidas, debatidas e rebatidas, hoje resolvi conversar com vocês, de uma maneira um pouco “diferente”. Estou certa que o Mundo vem “percebendo”, muito lentamente, à duras penas, um esquecimento do ELO primeiro, o que nos interliga.
A baliza Ancestral de todos.
Muitas pessoas nos perguntam como ajudar aos Índios e venho refletindo há muito tempo sobre a “forma” equivocada com que a “Sociedade Civilizada” focaliza a questão. Há uma inversão de valores brutal neste “olhar”.
Os Indígenas em realidade não precisam Ajuda. Não esta 'ajuda' que vincula interpretação de “fragilidade”, de impotência, ou incompetência “intelectual”.
NÃO! NÃO MESMO!
A melhor forma de AJUDA é O RESPEITO , lealdade, gratidão.NÃO! NÃO MESMO!
AJUDEMOS DESTA FORMA!
SEJAMOS PARCEIROS, PENSEMOS COLETIVAMENTE!
Queremos deixar claro aqui que a SABEDORA ANCESTRAL é o esteio que até os dias de hoje, possibilitou à Ciência, tecnologia, Medicina, uma base de conhecimentos e riquezas da natureza que desde os tempos remotos, foi alvo da cobiça ,ganância daqueles que nunca Respeitaram a TERRA, tampouco os filhos desta e seguem desrespeitando!
SEM ESCRÚPULO ALGUM.
Neste SAQUE secular, a Humanidade ficou refém das suas próprias vaidades, dos seus desatinos, do seu DES- ENVOLVER..ou seja, o resultado deste DES- ENVOLVER gera hoje o que vivenciamos em efeito cascata na sociedade dita “ORGANIZADA”.AVALANCHES EM CATÁSTROFES.
Neste “Dia do Indio”, em “comemorações”(ilusórias, para quem acredita que INDIO SE ILUDE), ou reclamações, todos temos inúmeros comentários com marcas profundas que não se apagam jamais na alma das Nações Indígenas.
Mas, quando as pessoas me questionam sobre COMO AJUDAR? Fico por alguns segundos em um choque de INTERPRETAÇÕES sobre quem precisa de AJUDA?
Os Indígenas estão em situação de desvantagem diante do sistema que lhes imprimiu esta “tutela”, desqualificando nossos parentes, oprimindo, desmerecendo suas capacidades e isto em realidade traduz uma TOTAL FALTA DE INTELIGÊNCIA destes que se outorgaram TANTOS SABERES e estão vendo suas Moradas ruirem.
Seja morada primeira de suas Almas que seguem “SOLTAS”, lhes fazendo cada vez mais insatisfeitos, insaciáveis, e sedentos por PODER, engordando bolsos, cérebros, meias, roupas “intimas”,seja o ruir de moradas inteiras, levando famílias à “morte”,promovendo à cada novo dia, mais e mais tragédias. Digamos TODOS: BASTA !
Claro que nossos parentes estão sofrendo muito! Há séculos, mas também há séculos eles seguem EM PÉ, e ritmados, dançando sempre para TERRA, sabendo como cortar uma àrvore, como pescar, como cuidar da Natureza como um todo! Eles não se vendem, nem vendem aos seus! Nós , acreditamos que esta determinação FAZ A GRANDE DIFERENÇA!
O que irá proporcionar à Humanidade, UM NOVO AMANHECER ou Não, será efetivamente a forma como esta “Humanidade” olhar à TERRA e aos que para ELA SEMPRE VIVERAM e não chegaram dizendo:” EU VI PRIMEIRO, ELA É MINHA!”
Usinas hidrelétricas, barragens, avanços em TECNOLOGIA, comprovam que ESTE DES-ENVOLVIMENTO está pedindo MORATÓRIA e que as doenças estão aí, corroendo, devastando, inundando, varrendo da face da TERRA e matando INOCENTES também! Quem pagará este preço? Quem vem pagando um preço alto com a própria vida? QUEM?
Neste dia do ÍNDIO, quero realmente dizer que admiração é pouco para com as etnias Indígenas.
Reverenciar aos Indígenas e nossos Ancestrais deve ser o NORTE e o ORIENTE primeiro do Governo, de todos os ”líderes“ Não Indígenas.
Para Nós, para mim, DIA DO ÍNDIO pode até ser interessante para alguns eventos, reflexões, movimentos, que com certeza também promovem aprendizados, porém : UM GUERREIRO DEVE FUGIR DOS JOGOS DE APARÊNCIA, POIS A IMAGEM DA REALIDADE NÃO TRADUZ A REALIDADE, E O TEMPO É DEMASIADO CURTO PARA ESTRATÉGIAS DE FAZ DE CONTA”.
Nossos Parentes, NÃO precisam “AJUDA DO GOVERNO”, precisam RESPEITO e a SOCIEDADE ORGANIZADA deverá dar passos em direção à mudanças práticas, sabendo de onde veio e para onde quer ir.
Sabendo em quem vota, sabendo o que quer comer amanhã, o que quer beber, COMO quer RESPIRAR e olhar DE UMA VEZ POR TODAS para nossos PARENTES, como membros de UM CONSELHO MUITO SÁBIO, trazendo-os muito bem cuidados, trabalhando em parceria, usando INTELIGÊNCIA, SABEDORIA, PRUDÊNCIA, porque até aqui, sinceramente, os ditos ‘Homens do SABER” estão imprimindo pensamentos, palavras e ações, desconectadas do PRINCIPAL DO SENTIDO DA VIDA!
Neste DIA DO ÍNDIO.
E SEMPRE, RESPEITO E GRATIDÃO À TERRA E AS CULTURAS TRADICIONAIS, INDÍGENAS E TODAS AS CULTURAS TRADICIONAIS, NATIVAS.
Respondendo aqui uma pergunta que nos fazem muito: “SE CHORAMOS “ vivenciando as situações em Aldeia, e na rotina dos nossos irmãos, Parentes e Amigos.
SIM, CHORAMOS, MUITO! CHORAMOS porque AS LÁGRIMAS limpam a ALMA, senão o coração não suporta tanta injustiça, e tampouco queremos nutrir sentimentos destrutivos, CHORAMOS de emoção, ora em situações BRUTAIS, ORA na simplicidade, sabedoria e riqueza expressa no SILENCIO, ou na fala dos nossos avôs, avós, do canto das crianças sagradas que afinam um compasso e levam a Cultura.
CHORAMOS SIM! Assim como a TERRA CHORA, CHORAMOS.
Nisto, não há FRAQUEZA, e sim FORTALEZAS que não se medem como na sociedade do DITO HOMEM “CAPACITADO”.
ISTO SE SENTE... AO CORAÇÃO.
PY AGUAPY (PAZ)
Por Liana Utinguassú
Servidora/Presidente Yvy Kuraxo
Site: http://yvykuraxo.ning.com
Mostramo-nos presentes para UNIR FORÇAS NESTA CAMINHADA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário