Argentina adverte petroleira britânica sobre exploração nas Malvinas
O governo argentino advertiu nesta segunda-feira à petroleira britânica Premier Oil que a exploração de hidrocarbonetos nas ilhas Malvinas é ilegal. A empresa pretende começar a extrair óleo da região, que é controlada pelo Reino Unido e reivindicada pelo país sul-americano.
Em comunicado, a Chancelaria disse que enviou uma nota de advertência para a companhia após o anúncio da intenção de formar um consórcio com a britânica Rockhopper para começar a exploração petrolífera em águas do arquipélago no oceano Atlântico sul.
Buenos Aires argumentou que a Rockhopper foi considerada ilegal no país após iniciar a retirada de hidrocarbonetos e entrou com processos contra a empresa em tribunais internacionais e locais, com ações administrativas, civis e penais, incluindo acusações de crimes contra o meio ambiente marinho.

As ações fazem parte de um grupo de medidas de pressão de Buenos Aires contra a dominação inglesa das ilhas Malvinas, iniciada em 1833 e que foi motivo de guerra há 30 anos.
Em junho, Cristina Kirchner apresentou um pedido de resolução contra Londres para retomar as negociações e o controle do arquipélago, que tem cerca de 3.000 habitantes.
Fonte: EFE - BUENOS AIRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário