.

.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ano Novo Chinês também é comemorado no Brasil

Ano Novo Chinês também é comemorado no Brasil
Por Ana Paula Siewerdt
De acordo com o calendário gregoriano, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro. Já na China essa data é festejada em conformidade com o calendário lunar.
A cada ano a celebração é dedicada a um animal do signo chinês. O dourado e vermelho são as cores oficiais da festa. E costumeiramente quando o relógio marca meia noite os chineses comem uma guioza (bolinho chinês cozido), e os mais velhos presenteiam as crianças e os solteiros com uma quantia em dinheiro, dentro de um envelope vermelho, com propósitos auspiciosos.
No Brasil, calcula-se que vivam cerca de 200 mil chineses e descendentes, dos quais 130 mil estão em São Paulo. E em 2013 a oitava festa do Ano Novo Chinês – o Ano da Serpente – será comemorado nos dias 2 e 3 de fevereiro no bairro da Liberdade, em São Paulo.
A cada edição a festa é dirigida pelo presidente da JCI Brasil China (Junior Chamber International), uma entidade que leva o selo da ONU e reúne jovens empreendedores de até 40 anos. Esse ano a organização, pela primeira vez, fica por conta de um ocidental, o publicitário Bruno Rall. 
Uma frequente preocupação dos organizadores é contribuir para uma sociedade mais justa. E a 8ª festa do Ano Novo Chinês apoiará o Projeto Abraço e o GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – que terão um espaço para a venda de souvenirs.
Durante a comemoração lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal das casas, e só retiradas no 15º dia após o inicio dos festejos, o que marca o fim da celebração com a dança do dragão.
Fonte: REDE Os Verdes/via Google

Nenhum comentário: