.

.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Faleceu em Tapes, militante histórica do MST

Faleceu em Tapes, militante histórica do Movimento Sem Terra
Na madrugada de 15 de fevereiro, por volta de 5 horas da manhã, em Tapes/RS, faleceu a militante e companheira Tia Ana, conhecida na militância do Movimento Sem Terra no Estado. Ana sempre participou das coordenações dos acampamentos e assentamentos do MST.
Foi acampada em Arroio dos Ratos/RS, no Assentamento Jair da Costa em Nova Santa Rita/RS e no acampamento do Trevo em Charqueadas/RS. Foi assentada em São Gabriel/RS no Assentamento Conquista do Caiboaté posteriormente foi transferida para o assentamento Madre Terra na mesma cidade.
No dia da transferência sofreu um infarto e no assentamento Madre Terra teve novas complicações o que motivou à abandonar o lote e retornar para região de Porto Alegre, capital do Estado, devido a distância do assentamento até a cidade de São Gabriel que em caso de emergência, atrasaria o socorro para atender um outro infarto, caso ocorresse.
Em Tapes desde 2012, Tia Ana sentiu-se mal na noite de quinta (14/02) e na madrugada de sexta (15/02), acabou falecendo antes da equipe da SAMU atender a ocorrência e trazê-la ao hospital Nossa Senhora do Carmo.
Ana morava a 8 km da cidade juntamente com a filha Marilia e o genro. Os filhos estiveram em Tapes para encaminhar os papéis e liberarem o corpo para ser levado para Sapiranga/RS onde Ana será velada e sepultada.
Tia Ana em todas as lutas do Movimento Sem Terra, era presença constante nas cozinhas dos acampamentos. Na foto realizada em Brasília durante o último Congresso do MST, era a coordenadora da cozinha da Frente de Massa da região de Porto Alegre.
Segundo pessoas do Movimento, esta é "uma perda para os amigos e companheiros". Filha de Yemanjá, em breve estará junto a sua Mãe e sob as bênçãos de Oxalá. Tia Ana continuará presente em todas as batalhas dos lutadores do povo.
Fonte: A Notícia/via Facebook

Nenhum comentário: