.

.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Arqueólogos encontram indícios de que o homem já navegava há 130 mil anos

Imagem: Ministério da Cultura grego/AP
Arqueólogos encontram indícios de que o homem já navegava há 130 mil anos
Ferramentas da Idade da Pedra foram achadas na ilha grega de Creta, berço da civilização minoica
Arqueólogos gregos e americanos descobriram na ilha grega de Creta indícios de que o homem já cruzava os mares há 130 mil anos, muito antes do que era estimado, informou nesta segunda-feira, 3, o Ministério da Cultura do país.
Os cientistas encontraram perto das localidades de Plakias e Preveli, no sudeste da ilha, ferramentas da Idade da Pedra. Trata-se de machados no estilo "Acheulean", relacionados ao Homo heidelbergensis e ao Homo erectus, dois "antepassados" do atual Homo sapiens sapiens. 
Essas ferramentas têm, pelo menos, 130 mil anos, mas também poderiam chegar aos 700 mil anos, destaca o ministério grego em comunicado. 
Apesar da contínua pesquisa da pré-história em Creta, berço da civilização minoica, até pouco tempo não havia nem provas de que ela tinha sido habitada antes do período Neolítico (7.000-3.000 a.C.). 
Segundo o ministério, as descobertas são "o indício mais antigo de navegação marítima". "Os resultados não só demonstram a existência de viagens por mar no Mediterrâneo milhares de anos antes do que sabíamos, mas também alteram a avaliação das habilidades do homem", acrescenta o comunicado.

Um comentário:

Dilmar Gomes disse...

Pois é amigos, e ainda existem religiões a pregrar a tese de que a família adâmica teria dado início a vida humana no planeta há uns 5 ou 6 mil anos...

Um grande abraço.