.

.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Desastre no Rio: Só uma perguntinha?

 
Desastre no Rio: Só uma perguntinha?
Depois de assistir a pouco pela TV as tragédias ocasionadas no Rio de Janeiro, tenho apenas uma perguntinha: Será que ainda o Comunista e os Ruralista unidos irão mesmo cometer o desatino de aprovarem as alterações no Código Florestal Brasileiro, quando pretendem com estas alterações permitirem a ocupação e desmatamentos dos morros, das encostas, das beiras dos rios e das várzeas e banhados no País? 
Pergunto isso, por que estou me considerando um idiota em acreditar que estes políticos algum dia sejam punidos pelos crimes que ocorrem neste assunto, com as mortes de pessoas inocentes que estão sendo vítimas das corrupções, dos roubos e improbidades que ocorrem nas administrações públicas, pela falta de recursos na prevenção e na fiscalização destas ocupações, dizem irregulares, mas lá existe luz e água pública instalada, tem escola e posto de saúde, tem estrutura sem as mínimas condições de assegurar a vida daquelas pessoas, que agora se vê que mesmo com casas bonitas e carros na garagem, se igualam aqueles miseráveis que moram em barracos e puxam um carrinho de lixo. 
Para a natureza não há distinção quando ela se revolta e até mesmo quem já é vítima do sistema podre da política acaba vítima das enchentes, enxurradas e deslizamentos de terras.
Uma tragédia anunciada a cada ano.
Fica a pergunta acima, para quem puder me responder se este comunista ainda vai querer socializar a tragédia para outras regiões do país, que ainda protegem os morros em seus territórios, insistindo em manter este projeto que altera a lei que deveria ser aplicada e não modificada.
Espero que eles tenham mais lucidez e possam evitar mais esta tragédia anunciada!
Júlio Wandam
Os Verdes de Tapes/RS
GTCOM/REDE
Afiliada a APEDeMA/RS
(*) Imagens: O Globo/Portal Terra/O Sol

9 comentários:

Celia Marcondes disse...

Mesmo com o desastre, a calamidade e todas essa mortes, SE não nos mobilizarmos para banir a idéia da mudança do código florestal eles vão sim continuar com a idéia da mudança. Portanto, vamos nos mobilizar nacionalmente CONTRA A MUDANÇA DO CÓDIGO FLORESTAL.

Cartão vermelho para quem quer acabar com o verde.

Célia Marcondes - SP.
celiamarcondes@gmail.com

Unknown disse...

COMENTÁRIO ENVIADO POR E-MAIL:

É Julio, é assim mesmo. Já me perguntava antes e agora ainda estou no aguardo como você de que sejam feitas as modificações necessárias ao bem de nossas florestas e do planeta neste Código florestal Brasileiro , que é mais um perdão aos latifundiários do que verdadeiramente preocupação com preservação e o aquecimento global.
Esses desastres acontecem a cada ano mais violentos e mesmo assim o verão passa vem carnaval aí vem a seca e vamos " investir pra outros lados" que aparecem mais, deixa pra depois...e assim vai...morrendo gente...e outras invasões aceitas e do mesmo jeito o poder publico disponibiliza necessidades básica e torna-se um novo bairro (de povo votante) e vai....ciclicamente em alguns anos outros desastres...Enquanto isso os Deputados votam seu próprio aumento...

Adriana
Blogueira Ambientalista

Unknown disse...

COMENTÁRIO ENVIADO POR E-MAIL:

É verdade, Júlio, um verdadeiro disparate. O que os órgaos publicos devem sofrer é uma enxurrrada de ações de indenização dos familiares e vítimas destes descalabros, e principalmente os administradores públicos que concedem a licença de construção, instalação e etc. nessas condições em total desacordo com a legislação ambiental e com o Código Florestal. Como é que me concedem licença em áreas de preservaçao e a beira dos rios. Este codigo que foi muito avançado para a época e acreditava-se " desnecessário" porque a população era pequena e por " desuso" nada acontecia. Agora a natureza está cobrando o preço e por onde deveriam escoar as águas, como há construções e bloqueios, a natureza busca outras saídas acontece o que estamos vendo. E depois dizem que a legislação ambiental é exagerada. Vamos ver o que os " bonitinhos" e fazedores de conta vão fazer com as pretendias alterações. O que eles querem é $o$$EGO. ( $O EGO). Abr.

Paulo Antonio
Advogado Ambientalista

Unknown disse...

COMENTÁRIO ENVIADO POR E-MAIL:

Amigo Júlio,
Não fazem as coisas corretas porque não querem.
Leia as Considerações Finais (p.6) desse meu artigo e você encontrará a explicação.
Grande Abraço e vamos em frente.

Prof. Millos A. Stringuini, Dr.Sc.
Biólogo - Doutor em Ciências do Meio Ambiente.

Marta disse...

Não é possível que estas pessoas não estejam atentas para o futuro dos próprios filhos, netos, deles mesmos. Não é possível que o consumismo seja tão mais importante que a vida em si mesma. CONTRA A MUDANÇA DO CÓDIGO FLORESTAL

Utin guassu disse...

Júlio. o que acredito sinceramente, é EM AÇÕES COLETIVAS e comprometidas ntre aqules que Não buscam desculpas por Não Fazer e sim Razões para Fazer.Há muio á s e fazer em termos de eliminar estratégias d e Faz d e conta nesta Sociedade. As coisas estão como estão, também por conta da Humanidade que se "omite" ,ignora ,ou FA de conta que Não é consigo.vemos isto em relaçao as questões indígenas, vemos o que acontece com a TERRA que está gritando talvez por seu último 'parto"! Até quando? Irmão, Parente e Amigo, é preciso mais que querermos MUDANÇAS! É PRECISO SERMOS ESTAS MUDANÇAS.sabes que estamos juntos e ativos como tu, incansável nesta LUTA!Será que este Código Florestal vai seguir? Será que Belo Monte, irá atropelar Populações Riberinhas, Indios,não indios, e Toda região que será afetada pela Ganância ,Poder, que se segue? Até quando?Liana Utinguassú
www.yvykuraxo.org.br

REDE Os Verdes disse...

COMENTÁRIO ENVIADO POR E-MAIL:

OLHA JULIO

Faço parte da Camera Tecnica do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Plano Diretor aqui cidade de Canela RS.
Nós analizamos todos os processos de construção de casas, e apanhamos muito porque não queren respeitar as APP ,cursos de agua.
Um exemplo para todas as cidades deveriam adotar . Vou usar frase do Arno Kaiser, A meio ambiente não se defende se vinga.

Marcus
Ambientalista - ONG ASSECAN

REDE Os Verdes disse...

COMENTÁRIO ENVIADO POR E-MAIL:

Pois então???
Infelizmente acho que os interesses são maiores...

Aurici
Ambientalista - ONG Maricá

REDE Os Verdes disse...

Prezado amigo Julio
Infelizmente este filme de tragédias não é novo o que aumenta é só o número de vítimas.E o pior de tudo é que logo vem o carnaval e tudo passará como se nada tivesse acontecido. O governo do Rio dirá que não fez melhorias de prevenção e reparação porque
a União não repassou as verbas prometidas e a União dirá que mandou só que o estado é que fez mau uso da verba pública. Só restará ao povo das regiões atingidas recorrerem a "Deus" para que contenha as águas. Entretando o povo que ocupa desordenadamente estas regiões está aprendendo as duras penas que a água só está buscando o espaço que pertence a Mãe Natureza. Tomará que eu esteja sendo pessimista e que as atitudes governamentais me provem que estou errado. Mas concordo contigo se for aprovado este novo código florestal,então nos como ambientalistas teremos que solicitar junto as autoridades que providenciem antecipadamente um grande número de atestados de óbitos. Pois, esta aprovação empurrará e dará permissão legal para gente humilde e especuladores imobiliários ocuparem estas áreas que estão se tornando cemitérios
coletivos donde alguns infelizmente jamais retornarão.
SAUDAÇÕES ECOLÓGICAS.

Davi Capua
Ambientalista - ONG H20 Prama