.

.

domingo, 8 de abril de 2012

Fazendeiros estão usando o Agente Laranja para desmatar a Amazônia

 Fazendeiros estão usando o Agente Laranja para desmatar a Amazônia 
180 hectares de floresta tropical na Amazônia brasileira foi desfolhada usando uma potente mistura de herbicidas pulverizada por avião de acordo com o IBAMA (Instituto brasileiro do meio ambiente). A área afetada, que fica ao sul da cidade de Canutama e próxima às reservas indígenas de Mapinguari, Jacareúba/Katawixi em Rondônia, foi primeiro detectada pelo sistema brasileiro de monitoração de desmatamento. Um vôo do helicoptero do IBAMA no mês passado revelou a existência de milhares de árvores sem nenhuma folhagem. Autoridades mais tarde encontraram quatro toneladas dos produtos químicos – 2,4-D Amina 72, U46BR, Garlon 480 e óleo mineral- despejados ao longo da BR-174 que corta parte da amazônia.
A quantidade de herbicidas usado, teria sido suficiente para desfolhar aproximadamente 3,000 hectares de floresta, que seria então desmatada para ser usada na criação de gado e agricultura. 
O Ibama diz que o uso do desfolhante químico é um fenômeno relativamente novo na região, mas que representa um problema crescente de acordo com Cícero Furtado que é o cordernador da investigação. 
“O herbicida foi armazenado em um lugar inadequado, escondido na mata para ser usado na floresta por meio de uma aeronave”, ele disse.
“Se usados de maneira inadequada, os produtos químicos podem causar danos graves ao meio ambiente como a poluição do lençol freático, a perda da diversidade biológica no solo, a matança de animais e de insetos, entre outros”, segundo o Ibama. As autoridades dizem que irão investigar o crime que é punido com multas que podem variar de 500,000 à 2 milhões de reais. 
A notícia chega em meio ao anúncio do governo brasileiro feito há um ano atrás de aumentar o desmatamento. Os analistas dizem que a especulção de que as leis ambientais do Brasil serão enfraquecidas pela reforma do Código Florestal que se encontra à caminho do congresso, juntamente com o aumento nos preços da commodity, estão contribuindo para o aumento dos desmatamentos.
Os Estados Unidos usaram o Agente Laranja, (que combinava a metade do 2,4-D e 2,4,5-T), durante a guerra do Vietnã para desfolhar áreas vastas de florestas no Vietnã, Laos e Camboja. O herbicida foi considerado o causador de centenas de milhares de mortes e deformidades.
Fonte: Mongabay.Com

Nenhum comentário: