.

.

domingo, 1 de abril de 2012

VIVER COM NOSSO MEIO AMBIENTE

VIVER COM NOSSO MEIO AMBIENTE
A terra, devido seu mecanismo, é um mundo em movimento perpétuo. Esses movimentos causam reações naturais, conhecidas como ciclones, furacões e tempestades, terremotos, inundações, vulcões e outros.
Estas reações, por vezes, são grandes ameaças naturais para um país devido sua posição geográfica. Nas últimas décadas, neste planeta que se destina a servir de habitat, está se tornando cada vez mais ameaçador, aqui e alhures, é registrado fenômenos cada vez mais mortais e assustadores. A preocupação invade a mente.

Haiti, além de seus contratempos anteriores, foi duramente atingida por um terremoto de magnitude 7,3 de 12 janeiro de 2010 causando a destruição de mais de 225.000 casas, matando mais de 250.000 pessoas, centenas de milhares de feridos, milhões de pessoas vítimas e deixando mais de um milhão de desabrigados.
O dano é em grande parte devido à má gestão do sistema ecológico e situação ambiental e construção descontrolada na criação de favelas - perto de 39 favelas foram criadas no espaço de 20 anos. No Haiti, com uma população de cerca de nove milhões de habitantes, é um país onde a degradação ambiental é o mais avançado em toda a região.
O país tem um ecossistema muito frágil caracterizada por: 
Uma alta porcentagem de elevação das terras com campos íngremes. Um clima tropical que incentiva a erosão hídrica das áreas inclinadas, causando inundações em áreas baixas, resultando em perda de danos vida, a infra-estrutura pública (estradas, pontes, etc.). Somando-se a fragilidade do ambiente físico da má gestão do país urbano, rural e do mar.
Na verdade, a vocação rural do uso da terra não é cumprida, muitos agricultores por causa da falta de terra cultivada, se restringe a pastagens e florestas. Neste sentido, eles destroem o meio ambiente para garantir a sua sobrevivência.
Mais anárquica é o corte de árvores para produção de carvão vegetal, que vai contribuir para o Haiti sofrer com a Desertificação antecipadamente.
Também alterando as condições sob as quais a população haitiana está bastante precária. Na verdade, grande parte da população vivem em barrancos ou áreas sujeitas a inundações; é realmente insalubre. Mais cidades, estão poluídos, e resíduos de plásticos contribuem para o entupimento dos canais de descargas de águas residuais e atravessam oceanos e são encontrados em países vizinhos como Cuba, Jamaica, São Vicente, etc.
No ambiente marinho, a maior parte das florestas de mangues são destruídos. Esta destruição devido ao assoreamento de áreas costeiras afeta a reprodução de determinadas espécies de peixes. Ao longo da última década, o país experimentou uma série de tragédias ligadas à má gestão do meio ambiente. Inundação de Verette Fond de Gonaives Mapoux de causar a destruição de casas e perda de muitas vidas que servem como um indicador da condição pobre do meio ambiente no país.
Educação ambiental em massa aparece como resposta relevante para os problemas decorrentes. Relevância do fato de que os problemas existem e que os recursos adequados não forem tomadas para resolvê-los no Haiti. Há muitas estações de rádio no Haiti, que transmitem uma variedade de assuntos. Tais estações operam não só nas grandes cidades, mas também nas seções da comunidade do país.
No entanto, existem poucas estações de rádio da capital que gastam algum tempo com o problema ambiental do país. Alcançar as emissões de Educação sobre o Meio Ambiente (EA) é relativamente novo no Haiti, ela vai treinar e educar as pessoas sobre assuntos que deveriam ser uma prioridade para o país. 

Nenhum comentário: