Nova tecnologia em notebook rastreia os olhos do usuário
Por Daniel Pavani
Uma nova tecnologia desenvolvida em pareceria entre a Tobii Technology e a Lenovo criou um notebook com um sistema de rastreamento dos olhos que promete ser mais uma interface para a comunicação entre usuário e computador.
De acordo com o site The Inquirer, o sistema deve ter funções como mostrar a barra de tarefas (em PC’s com Windows, claro) quando o usuário olhar para a parte de baixo da tela, ou mesmo mostrar a definição de uma palavra quando ele estiver lendo um texto e se detiver por mais tempo nesta palavra.
Outras funções que a Tobii e a Lenovo prometem é a passagem mais rápida entre janelas, a rolagem das páginas automática quando o usuário estiver lendo um texto e até mesmo a diminuição do brilho da tela quando ele não estiver olhando para ela. Mas a tecnologia não pretende substituir o mouse ou o teclado, e sim ser mais uma interface de comunicação entre o usuário e sua máquina.
Uma das primeiras coisas que vem em mente, entretanto, é a utilização da tecnologia em games, por exemplo. O ajuste da mira poderia ser feito automaticamente quando o jogador olha para uma determinada região da tela e até as interações entre personagens poderiam ser mais eficientes.
O novo sistema deve ser apresentado hoje na CeBIT, uma exposição que começou nesta terça-feira na cidade de Hanover, na Alemanha.
Mais notícias em dpavani.geek.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário