.

.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ibama doa 625 'bois piratas' para o programa Fome Zero

Imagens: Internet
As queimadas e desmatamentos para criação de gado ilegal em áreas públicas
Ibama doa 625 'bois piratas' para o programa Fome Zero
O programa Fome Zero, do Governo Federal, recebeu na terça-feira (20/10) 726 animais apreendidos pelo Ibama na Amazônia. São 625 bois e 101 ovelhas que estavam sendo criados ilegalmente dentro da Floresta Nacional do Jamaxim, em Novo Progresso (PA) e foram apreendidos na operação Boi Pirata II.
Segundo nota divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo programa assistencial, poderá destinar os animais a leilões. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será responsável pelo transporte e venda dos animais.
Além dos bois e ovelhas, o Ibama também doou ao MDS 4,5 mil metros cúbicos de madeira – o equivalente a 150 caminhões carregados –, que poderão ser usadas no programa "Minha Casa Minha Vida".
De acordo com o MMA, serão beneficiadas pelas doações pessoas que vivem em as áreas próximas às ações de fiscalização realizadas pelo Ibama.
Bois na floresta - Essa já é a segunda vez em que o MMA confisca definitivamente animais criados dentro de parques e reservas na Amazônia. Em agosto de 2008, 3 mil bois foram leiloados porque estavam dentro de uma ecológica na Terra do Meio, no Pará. Segundo o ministério, a apreensão definitiva só é possível se o proprietário for reincidente na criação ilegal de animais.
A Floresta Nacional do Jamanxim tem 13 mil km² (o equivalente a cerca da metade do estado de Sergipe), e foi criada em 2006 às margens da rodovia BR-163, que liga Cuiabá a Santarém (PA).
A reserva é uma das que mais sofre desmatamento no Brasil. Famílias que vivem dentro da reserva alegam que já estavam lá antes da área ser oficialmente protegida, e tentam um acordo com o governo para permanecer no local. Também tramita na Câmara dos Deputados um projeto para cancelar o decreto que criou a floresta nacional.
Fonte: Globo Amazônia

Nenhum comentário: