Imagens: Movimento Cerrado Vivo

“O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.” Martin Luther King

O governo arrecada uma fortuna com a chamada " Ecovila" Noroeste, que diz ser o primeiro bairro ecológico do Brasil, mas na verdade trata-se de um tremendo engodo.

Na FALSA Ecovila do GDF, existe na verdade um projeto antiquado que será construído em cima de uma reserva ambiental e de um santuário indígena, projeto feito pelas construtoras da cidade e "doado" ao governo local, aonde se criou um bairro de luxo, onde o desperdício e a ineficiência serão predominantes.
Verdadeiras estufas de vidro e granito climatizadas com muito ar-condicionado. O projeto contraria todo e qualquer princípio de arquitetura ambiental, não pensou-se em criar um zoneamento para preservar a reserva florestal, muito pelo contrário, a avenida principal passa justamente na área com a vegetação nativa mais preservada, e que vem sendo cuidada e mantida pelos índios que habitam a região.

A cara-de-pau do governo e principalmente da imprensa vendida é tão grande que usam justamente as riquezas naturais da reserva do Bananal e citam as suas árvores (copaíba, ingá, angico, baru, açoita-cavalo, barbatimão, pimenta de macaco, jequitibá etc) como itens para vender qualidade de vida para os futuros moradores.


Mas a atitude do governo e dos empresários já era esperada, estranho seria se eles se comportassem de maneira diferente.
O que não é admissível é ver a passividade do cidadão brasiliense, que terá a sua qualidade de vida extremamente prejudicada por esse tsunami de concreto e asfalto despejados em cima da última grande reserva de Cerrado dentro da área tombada de Brasília.
O que não é admissível é ver a passividade do cidadão brasiliense, que terá a sua qualidade de vida extremamente prejudicada por esse tsunami de concreto e asfalto despejados em cima da última grande reserva de Cerrado dentro da área tombada de Brasília.

O governo fala que a cidade não tem para onde crescer, assim justificando as suas atrocidades, mas ignora que naquela região poderia ter sido feito um verdadeiro bairro ecológico. Primeiramente delimitando a reserva ambiental e o santuário indígena, depois criando verdadeiras ecovilas nas áreas degradadas (pelo próprio GDF) do local, usando os princípios do urbanismo ecológico e da arquitetura bioclimática, onde teria uma população de moradores condizente com a fragilidade do local.

A mobilização já está sendo feita, diversas ong´s, grupos estudantis, associações de moradores já estão nesta luta, mas ainda é pouco, precisamos da SUA participação também. Junte-se a nós.
PAREM OS TRATORES JÁ!!!

Contamos com a participação de todos na divulgação deste artigo, mas o mais importante será a presença física no local, para que todos possam olhar com os próprios olhos a riqueza e a beleza da reserva do Bananal, e a destruição que os tratores da “ecovila” estão causando.
Convidamos portanto para: TRILHA ECOLÓGICA NO SETOR NOROESTE
Dia 8 de novembro (domingo) a partir das 10 horas, encontro no estacionamento ao lado do canhão que fica entre o setor militar e o setor noroeste. Leve água e protetor solar.
Para que todos despertem para o fato de que uma cidade é feita por seus moradores, e não por políticos com interesses próprios.
Obrigado pela atenção,
Movimento Cerrado Vivo
Obrigado pela atenção,
Movimento Cerrado Vivo
6 comentários:
Dizer que estou surpreso, não... dizer que espero uma solução das autoridades: isso sim. Está na hora da tomada de atitudes.
Escrever e falar sobre uma situação observada pelos olhos de um pseudo-ambientalisto forjado em um amontoado de acusações sem a menor prova é bastante fácil e cômodo. Ainda mais usando da armadura do anonimato. Queria eu acreditar que realmente existem pessoas, de fato, interessadas em proteger o nosso cerrado. Não são críticas sem fundamentações e rídiculas passeatas que vão mudar alguma coisa. Estudo de caso e ações objetivas utilizando instrumentos que tenham eficácia, isso sim, traz algum resultado.
Olá Thulys, umas perguntas, você leu o artigo? Procurou se informar em outros canais sobre o mesmo assunto? E o que é para você "pseudo-ambientalismo"?
O que entendemos, e isso é normal, são situações que colocam em risco a vida dos animais, dos índios, das árvores e porque não dizer, de você também quando os "pseudo-ambientalistas" colocam em risco as suas vidas para defender o ar que respiras, a água que bebes, o alimento que consomes sem agrotóxicos, a sombra que irá refrescar teus caminhos. Isto tudo são os "pseudo-ambientalistas" é que fazem, ou quem, na sua concepção?
E estudos de caso e provas são para que se utilizem deste forma para burlar as leis. Os empreenteiros tem gente que é "formado" em faculdade para lhes fornecer as "provas" de que o lugar não é ambientalmente importante, pois estes vendem seus conhecimentos para ajudarem o tal "progresso sem ordem". Infelizmente, pessoas que não conseguem avaliar a dimensão do estrago naquela região são uma minoria, pois a maioria dos brasileenses está favorável as ações do Movimento Cerrado Vivo, que não atua no anonimato como disses. É só você perder algum tempo a mais na internet e procurar saber a realidade bem atual do que ocorre lá e saber que diversos segmentos estão se manifestando contra este empreendimento desde seu lançamento em janeiro deste ano. Fica a dúvida se não teve algum "laudo" de pseudo-técnicos ambientais recém saidos de uma faculdade atestando que este "matinho" que está sendo derrubado não tem importância alguma para o cerrado, os índios e os habitantes de Brasília que já estão racionando água, e estão destruindo um dos santuários das águas que abastecem a sua torneira. Ou você acha que a água é só abrir a torneira e está lá para seu uso? Sabes que elas vem das nascentes e afloramentos de água, da qual a floresta é peça importante para não secar as fontes e mananciais que abastecem as cidades? Pois procure se informar melhor sobre os bravos ambientalistas e a ação que está sendo desenvolvida partipando da próxima passeata deles. Saudações e obrigado por sua visita!
Não existe governo a serviço do povo e para a qualidade de vida de todos no DF(...) e sim governo a serviço dos empresários e pessoas especuladores imobiliarios. Uma Câmara Legislativa adormecida, balcão de negócios... Contra o povo... Isso não é novidade.
Novidade é são as pessoas de bem romperem com o silencio, mudarem o comportamento e agir em defesa da vida de todos os seres viventes.
Tem quer ser todos e não poucos. Povo de Brasília, do DF, Entorno... Brasil reajam!
"Pra frente Sucupira!!!"
Abreijo Coletivo!
Desta vez ou a população reage contra esta abusiva legalidade, ou então podemos falar em um país que perdeu totalmente a dignidade. Os licenciamentos são irregulares. A expulsão dos índios é totalmente criminosa e esse IBRAM só coaduna com essa gente ligada ao capeta, que quer destruir o cerrado para ganhar todas estas fortunas com estes empreendimentos. Eles vão se ferrar todos, nesta vida e na próxima. Vão ter que comer o pão que o diabo jogou fora!!!! Canalhas!!! IBRAM!!! TERRACAP! ARRUDA E OS SEUS CHEFES MAFIOSOS DE MERDA!!! VENDIDOS PARA O DEMÔNIO!!!
Postar um comentário