.

.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Desastres ambientais: Quais lições tiramos destes eventos e dramas previstos?

A encosta de uma colina, onde um deslizamento de terra ocorrido em Nova Friburgo, 130 km ao norte do Rio de Janeiro, Brasil, em 13 de janeiro de 2011. (Shana Reis AFP / Getty Images /)

Imagens interessantíssimas e até mesmo chocantes do que foram os deslizamentos de terra que ocorreram com as chuvas na região Serrana do Rio. Vendo as imagens não há como negar que as mudanças no Código Florestal podem suscitar mais desastres como estes. Para a natureza não importa se é área urbana ou rural. Se tiver que ocorrer deslizamentos vão ocorrer.

Vista aérea de uma casa em risco de deslizamentos de terra que se segue na localidade de Poço Fundo, uma área isolada perto de Petrópolis, Brasil em 18 de janeiro de 2011. (VANDERLEI ALMEIDA AFP / Getty Images /
No entanto, se estivermos preparados, respeitando e efetivando a aplicação da legislação ambiental (través de programas públicos, por exemplo) há grande chances de minimizarmos tais tragédias. Os ditos desastres ambientais não escolhem ricos ou pobres, mas são os pobres que mais são afetados.
O poder público tem que parar de fazer vistas grossas ao não cumprimento da legislação ambiental, à especulação imobiliária que empurra os pobres para os locais de risco, ou ainda que beneficia os mais endinheirados (vide o caso que estão denunciando de Luciano Huck ; veja processo AQUI) em troca de favorecimentos futuros (p.ex. financiamento de campanhas eleitorais).
Equipes de resgate retirar um coelho vivo, em busca de sobreviventes dentro de uma casa destruída por um deslizamento de terra em Teresópolis, o Brasil na quinta-feira 13 de janeiro de 2011. (AP Photo Felipe Dana /)
Como já dissemos anteriormente, além da natureza precisar ser ouvida, os ambientalistas também precisam ser. Já está mais que na hora de tratarmos o assunto com seriedade.
Fonte: Blog do CEA 

Nenhum comentário: