.

.

sábado, 8 de outubro de 2011

Círio de Nazaré reúne multidões de fiéis no Pará

 Círio de Nazaré reúne 
multidões de fiéis no Pará
A imagem peregrina passou a madrugada ao lado dos fiéis na periferia da grande Belém
by Morandini Alegro
Uma das maiores festas religiosas do Brasil reúne multidões no Pará. Neste sábado (08) é o segundo dia de procissões do Círio de Nazaré. 
A imagem peregrina passou a madrugada ao lado dos fiéis na periferia da grande Belém. De manhã cedo, milhares de devotos acompanharam a romaria de 25 quilômetros, que levou a santa para a beira do rio. Hora de abençoar os povos ribeirinhos. 
No Círio das Águas, a baía do Guajará recebe mais de quatrocentas embarcações, que se encontram pra homenagear a padroeira dos paraenses. E pra muitos fiéis, o momento mais esperado é quando se aproximam do navio da marinha que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 
“Sempre muita emoção, choro sempre porque é tocante”, revela Edna Paixão, auxiliar administrativa. 
Seu Antonio, 72 anos, foi sozinho da ilha do Marajó pra agradecer a Virgem de Nazaré. 
“Eu peço que a felicidade venha para todos, uma bênção divinal”, conta Antônio dos Santos. Depois a imagem voltou para a estrada, onde foi recebida por motociclistas. Durante o círio, são onze procissões. 
A imagem peregrina é uma réplica da original, que segundo a tradição, foi encontrada por um caboclo há mais de 300 anos. 
À tarde, a Basílica de Nazaré ficou lotada para um momento raro: é quando a imagem original desce do altar-mor para abençoar os fiéis. 
“É o mais lindo, me deixa tão emocionada... eu me sinto assim: parece que o Círio não acontece no ano que eu não vejo”, dia uma fiel. 
“A gente sai purificada, com certeza é muito bom estar aqui hoje”, diz outra fiel. 
Fonte: G1

Nenhum comentário: