.

.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sairá lista de espécies ameaçadas

Anta é um dos exemplos no Rio Grande do Sul de animais que precisam de medidas de conservação
Sairá lista de espécies ameaçada
Novo levantamento da fauna com risco de extinção sairá em 2013. O anterior, de 2002, tinha dez animais relacionados
Um workshop com o objetivo de reavaliar a lista de espécies da fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul será realizado entre os dias 12 a 14 deste mês. A promoção é da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), que planejou a realização de mais um evento, em dezembro, para complementar as informações levantadas nesse primeiro encontro. Conforme a listagem de levantamento realizado em 2002, figuravam em risco dez espécies, entre pássaros, mamíferos e peixes. 
Pela primeira vez será utilizado um sistema Web versátil e ágil para registro, acompanhamento e pesquisa a respeito da fauna silvestre ameaçada de extinção no Estado. O banco de dados, feito em plataforma virtual (via web), foi desenvolvido pela FZB e pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), por meio de recursos da Sema, com o objetivo de promover a reavaliação da lista de espécies que correm risco de desaparecer no Rio Grande do Sul - cuja única versão existente foi elaborada em 2002. 
"Dessa forma, além de inovar, estamos efetivando uma medida prevista no Código Estadual do Meio Ambiente que deveria ter sido feita há muitos anos", ressalta a diretora do Museu de Ciências Naturais da FZB, Simone Mirapalhete.
O sistema (LIVE) permitirá agilidade na documentação, pesquisa e troca de conhecimento. Isso representa um importante instrumento para preservação da fauna e a constante reavaliação da lista.
"Os diferenciais em comparação com bancos de dados comuns são as funcionalidades de aplicação assistida dos critérios de avaliação da União Mundial para a Natureza (IUCN), a possibilidade de se documentar, compartilhar, gerenciar e sistematizar as opiniões de diferentes pesquisadores durante o processo de elaboração e revisão da lista, e a interface com recursos de geoprocessamento, tudo isso via Internet", diz o biólogo Glayson Bencke, coordenador da comissão técnica do processo. 
O próximo workshop deverá ocorrer em dezembro, quando os cerca de 140 participantes das instituições que participarem desta primeira etapa terão tido tempo para a aplicação dos formulários entre pesquisadores, avaliadores e colaboradores. 
A nova lista de espécies da fauna silvestre ameaçada de extinção será entregue oficialmente no começo de 2013. O encontro será no auditório do Centro de Eventos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
Espécies em extinção 
- Araçari-Castanho (Pteroglossus castanotis) 
- Macuco (Tinamus solitarius) 
- Urubu-Rei (Sarcoramphus papa)
- Gavião-de-Cabeça-Cinza (Leptodon cayanensis) 
- Anta (Tapirus terrestres) 
- Veado-Campeiro (Ozotoceros bezoarticus) 
- Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) 
- Onça-Pintada (Panthera onca) 
- Bracanjuva (B. orbignyanus) 
- Peixe-Anual (A. adloffi)
Fonte: Correio do Povo

2 comentários:

Unknown disse...

Eu vi ontem, numa estradinha de terra, ao lado de uma mata fechada, um lobo, que, pelas fotos, é um lobo-guará. Fiquei encantada pela beleza! Lindo! Lindo! Nunca imaginei ver um, assim tão de perto e solto na natureza!

Unknown disse...

Eu vi ontem, numa estradinha de terra, ao lado de uma mata fechada, um lobo, que, pelas fotos, é um lobo-guará. Fiquei encantada pela beleza! Lindo! Lindo! Nunca imaginei ver um, assim tão de perto e solto na natureza!Em Itumirim - MG.