.

.

sábado, 6 de abril de 2013

95 papuásios morrem de fome em Papua Ocidental

95 papuásios morrem de fome em Papua Ocidental
Lamentamos muito ter de informar uma notícia muito trágica de Papua Ocidental.
95 papuásios morreram de fome por desnutrição grave em três aldeias do distrito de Tambrauw e mais 535 pessoas estão doentes e em risco de sofrerem o mesmo destino.
O governo da Indonésia está sistemicamente privando o povo de Papua Ocidental ao acesso adequado à alimentação e saúde. Eles estão sendo lentamente mortos pela fome por Jacarta.
O escritório de Papua da Comissão Nacional para os Direitos Humanos (Komnas HAM), disse que era inconcebível como as autoridades tenham permitido que as pessoas morram de fome. "Como tantas pessoas podem estar sofrendo com isso? Este não é um desastre natural".
Papua Ocidental é o maior e, de longe, província com mais fontes de riquezas da Indonésia, mas continua a ser, de longe, a de mais pessoas pobres. A taxa média de pobreza da Indonésia é atualmente 11,96%, enquanto o nível de pobreza em Papua é 31,11%.
Apesar desta privação flagrante, o governo indonésio negou a dimensão da catástrofe e sua responsabilidade na morte das pessoas. O ministro da Previdência Popular Agung Laksono disse: "Ela não pode ser classificada como mortes em massa" e "Havia 15 pessoas que morreram por causa da desnutrição desde novembro, e não 95 como informado".
Centenas de papuásios continuarão a morrer gratuitamente de fome e de doença até Papua Ocidental e os papuásios poderem gerenciar adequadamente sua própria terra e recursos. Não há outra escolha senão a independência total.
Fonte: Free West Papua movement/by Facebook

Nenhum comentário: