.

.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Fim do mistério das praias sumidas?

Fim do mistério das praias sumidas?
Por Humberto Trezzi
A dragagem clandestina é um dos alvos da Polícia Federal na Operação Concutare - Estreou com pé direito o delegado Sandro Caron no cargo de Superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.
Prisão de secretários e ex-deputados não é para debutantes na profissão. E o mais interessante é que mirou numa área, o meio ambiente, na qual há pelo menos uma década proliferam denúncias de crimes sem que autoridades encarregadas da fiscalização preventiva consigam enxergá-los. Não viam ou não queriam ver? Essa é a questão poderá ser respondida pela Operação Concutare. 
A serviço de Zero Hora, este repórter e o colega Carlos Wagner realizaram em 2007 uma extensa investigação que resultou, em junho daquele ano, na série de reportagens Piratas de Areia.
Nela se comprova que sumiram pelo menos 33 praias do Rio Jacuí, desapareceram 10 pontais e foram derrubadas mais de 42 mil árvores que vicejavam sobre algumas das suas enseadas. Tudo obra de dragas de mineração de areia, que agem de forma clandestina. A reportagem flagrou essas máquinas em ação em locais proibidos. Em 2013, a RBS TV e a Rádio Gaúcha fizeram uma investigação semelhante, provando que nada mudou.
Bom que o leitor saiba, não só a paisagem é destruída. Os estragos prejudicam a navegabilidade, o abastecimento de água e de eletricidade e resultam em extorsão de empresários da construção civil na Região Metropolitana, muitos dos quais precisam pagar propina para obter areia. Pelas primeiras informações, a dragagem clandestina é um dos alvos da PF nessa operação que tem tudo para ficar na história.
Fonte: Zero Hora

Um comentário:

RASGAMAR disse...

Esta CORJA está por todo o pais. E o comando está em Brasilia, DF.

Os órgãos ambientais, em todas as esferas, TEM QUE SEREM PRIVADOS, NÃO POLÍTICOS.

A política não pode prevalecer a técnica, NUNCA!!!

O problema está no PLANEJAMENTO.

Não temos um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, temos sim carreiras politicas.

Cada presidente, governo estadual ou municipal, HOJE,faz aquilo que a cabeça dele pensa.

A saída é MUDAR A ESTRATÉGIA, pois eles mudam a lei a hora que eles querem, fazem o que querem,e a sociedade medíocre que se vive hoje é resultado dessa falta de planejamento.

Chegamos ao caos de votar em analfabetos.

É IMPRESSIONANTE!!!