.

.

domingo, 22 de agosto de 2010

Seja Você um Amigo do Museu do Trem no RS

Caros parceiros,
Encaminhamos, via Museu do Trem, um convite especial a todos vocês.
Um convite para integrarem a reunião de formalização da Associação dos Amigos do Museu do Trem na próxima terça-feira.
A participação de cada um de vocês é muito importante, pois legitima essa ação de formalização da Associação que é uma solicitação de diferentes vozes, desde os pares entre educadores, pesquisadores, comunidade ferroviária, assim como a comunidade leopoldense e os parceiros dos museus da 1a. Região. 
Bem, todos os presentes no dia 24 próximo, irão compor o grupo de fundadores desta Associação, para isso precisaremos dos seguintes dados:
Nome completo:
Estado civil:
Profissão:
Número identidade:
Número CPF:
Endereço:
Telefone:
As pessoas que não estiverem presentes, mas manifestarem por escrito o desejo de integrarem esse grupo de fundadores, poderão encaminhar os dados para nosso e-mail: museudotrem@saoleopoldo.rs.gov.br ou alice@alice.art.br
Um forte abraço.

Alice Bemvenuti
Arte-educadora, pesquisadora e artista plástica 
Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte - UFRGS 
Diretora do Museu do Trem - São Leopoldo 
Coordenadora da 1ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus - SEM/RS 

Aos colegas Educadores e Historiadores,
Temos a satisfação de convidá-los a integrarem um importante momento de organização e formalização da Associação de Amigos do Museu do Trem. Conforme Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009, os museus brasileiros devem se enquadrar nos Estatutos de Museus, sendo que entre os itens, podemos destacar (abaixo) aqueles relacionados a constituição da associações de amigos de museus.

Estatutos de Museus 
Art. 9º. Os museus poderão estimular a constituição de associações de amigos dos museus, grupos de interesse especializado, voluntariado ou outras formas de colaboração e participação sistemática da comunidade e do público. 
Art. 50. Serão entendidas como associações de amigos de museus as sociedades civis, sem fins lucrativos, constituídas na forma da lei civil, que preencham, ao menos, os seguintes requisitos: 
I - constar em seu instrumento criador, como finalidade exclusiva, o apoio, a manutenção e o incentivo às atividades dos museus a que se refiram, especialmente aquelas destinadas ao público em geral; 
II - não restringir a adesão de novos membros, sejam pessoas físicas ou jurídicas; 
III - ser vedada a remuneração da diretoria. 
Parágrafo único. O reconhecimento da associação de amigos dos museus será realizado em ficha cadastral elaborada pelo órgão mantenedor ou entidade competente. 

A reunião ocorrrerá no Armazém do Museu do Trem, Rua Lindolfo Collor, 61, São Leopoldo, no dia 24 de agosto, às 19h. Como pauta teremos o cadastramento dos amigos interessados na concretização desta ação e a definição de uma Comissão Organizadora do processo eletivo de uma diretoria interina para cumprir as tarefas iniciais de organização do próximo período. Reforçamos que a reunião é aberta e de caráter público. A reunião tem previsão de 1h30min de duração. Sua presença é muito importante para o Museu do Trem.  Para melhor organização, por favor confirme sua presença até o dia 23 próximo através dos e-mails indicados. 

Atenciosamente, 
Comissão Organizadora da Associação de Amigos do Museu do Trem

Nenhum comentário: