.

.

sábado, 14 de agosto de 2010

Silent Spring - "Primavera Silenciosa"

Silent Spring - "Primavera Silenciosa" 
RACHEL CARSON
Clássico da década de 1960, disponível para LEITURA e DOWNLOAD
Rachel Louise Carson (ambientalista/naturalista/zoóloga/bióloga/escritora americana), quando escreveu este livro, em 1962, não estava para brincadeira.
Em "Silent Spring" - título original -, em português: "Primavera Silenciosa", a pesquisadora estadunidense alerta sobre os danos gravíssimos para o homem e todos os seres vivos, que o DDT, biocida utilizado indiscriminadamente em larga escala no século passado (XX), estaria ocasionando em escala mundial. Segundo Carson, se nada fosse feito, o futuro do planeta certamente seria preocupante: envenenado por pesticidas sintéticos, onde o canto dos pássaros seria apenas uma lembrança. O impacto da obra foi assustador: "trouxe preocupações ambientais sem precedentes para uma parcela da opinião pública americana, impulsionou uma inversão na política nacional pesticida levando a uma proibição nacional sobre DDT e outros pesticidas, com os movimentos ambientalistas levou a criação da Environmental Protection Agency". A autora, recebeu ainda a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta e importante condecoração dos Estados Unidos da América.
O trabalho de Rachel Carson mostrou que o meio ambiente não pode ser dividido em compartimentos autônomos. Proteger o meio ambiente significa proteger toda a BIOSFERA - o conjunto de todos os lugares onde os seres vivos são encontrados.
*Com dados e informações do Livro "Fique por dentro da Ecologia" - de David Burnie, e Wikipédia.
Fonte: Diário do Verde

Um comentário:

Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves disse...

Obrigado pela divulgação!
Parabéns "Os Verdes de Tapes" =)

Antonio Gabriel
Autor do blog Diário do Verde.