.

.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Japão: funcionária de Fukushima foi exposta a altas doses de radiação

 Japão: funcionária de Fukushima foi exposta a altas doses de radiação 
Um funcionária da central nuclear de Fukushima Daiichi recebeu altas doses de radiação, segundo informou a empresa Tokyo Electric Power (Tepco). A mulher foi exposta a 17,55 milisievert, cerca de três vez acima do limite legal autorizado. 
O limite autorizado para mulheres é de 5 milisievert a cada três meses, em consequência dos riscos potenciais para as mulheres grávidas. A funcionária deixou o local em 23 de março, cerca de 12 dias depois que um terremoto seguido de tsunami atingiu a usina no último dia 11 de março. 
A Tepco considerou "um erro" e lamentou o caso depois que o histórico dos níveis de exposição dos funcionários. A Agência Japonesa de Segurança Nuclear afirmou que abrirá investigação, e vai exigir respostas completas da empresa administradora da central. "É realmente lamentável", afirmou o porta-voz da agência, Hidehiko Nishiyama. 
Desde o acidente em Fukushima, o limite legal de radiação autorizado para homens que trabalham na área nuclear em tempos de crise foi aumentado para no máximo 250 milisievert por ano, ante os 100 anteriormente. A exposição anual de mais de 100 milisievert eleva os riscos de câncer, ao mesmo tempo que a radioação absorvida se acumula a exposições futuras. 
Fonte: SRDZ

Nenhum comentário: