.

.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“A Saga da Sanga” by Iomar Vasco

CRÔNICAS TAPENSES
by Iomar Vasco
 
“A Saga da Sanga” 
O Ministério Público denunciou criminalmente o empresário Renato Shcranck e incendiou a polêmica. O processo está no Fórum de Tapes sob o número 137/2.11.0001610-1 (CNJ: 0004642-51.2011.8.21.0137)., no qual o empresário é acusado de fraudar a licença da FEPAM e lançar diretamente na Sanga da Charqueada a água e a cinza da parboilização do arroz que a sua empresa processa. Segundo a peça de Denúncia, em caso de condenação, a pena deverá ser superior a um ano de reclusão.
O empresário não se pronuncia o que aumenta ainda mais a polêmica, da mesma forma as autoridades municipais. A população ribeirinha e os ambientalistas, que reclamam há anos do mau cheiro, estão cada vez mais mobilizados. 
O Site Tapes.Com que vem dando destaque ao assunto chegou a publicar o áudio de uma entrevista  com a técnica da FEPAM , Sara Bursztejn, responsável pelo ultimo auto de infração que trouxe mais “gasolina para a fogueira”.
 

As únicas coisas que não são polêmicas: a cor da água e o mau cheiro. O que, alias, parece não ser permanente deixando sem argumentos aqueles que alegam que seria esgoto doméstico. Segundo ambientalistas tapenses: fosse esgoto doméstico a poluição deveria ser permanente.
Na terça-feira, 24/01, quanto visitamos a foz da Sanga, a cor da água estava normal e sem mau cheiro. 
Percebemos em toda a sua extensão a presença de lançamento de esgoto doméstico e lixo em geral, mas a cor preta e o cheiro característico que a acompanha não estavam presentes.
A técnica da FEPAM em sua entrevista ao Site Tapes.Com afirmou que o sistema de tratamento da empresa não funciona e que a empresa será obrigada a construir um sistema que efetivamente funcione. Tudo indica que a polêmica ainda vai ter muitos capítulos. Vamos aguardar para ver. 
Iomar Vasco: Não é do tipo eco-chato, mas está sempre atento às coisas da nossa cidade, e cerra fileiras com aqueles que pretendem viver um meio ambiente cada vez mais saudável. 
Colaborações: ma3comunicacao@hotmail.com
Fonte: Jornal Tribuna Centro-Sul

Nenhum comentário: