Duplicação da BR 116 – Guaíba até Pelotas
Na noite de 07 de outubro, a região teve oportunidade de manifestar “algumas” opiniões sobre a Duplicação da BR 116. Tal evento ocorreu em Camaquã/RS, em Audiência Pública organizada pelo DNIT e IBAMA para apresentação do projeto de Adequação da Capacidade e Duplicação da Rodovia BR 116/RS – Trecho entre Guaíba a Pelotas – segmento: km 291,2 ao km 510,6.
A Audiência teve por objetivo a apresentação dos estudos ambientais, sendo esta fase inicial ao processo de licenciamento ambiental, que ainda terá as fases de avaliação técnica e manifestações das comunidades sobre o assunto, a fim de balizar o projeto da melhor maneira possível.
Nesta reunião, a preocupação maior foi com as travessias, onde a previsão de 28 túneis de passagem da fauna, se contrapõe fortemente com a construção de apenas 4 passarelas para pedestres.
Houve manifestação sobre a questão das compensações ambientais referentes ao desmate de vegetações na área de domínio da estrada, que será desmatada neste alargamento da rodovia.
A Audiência teve por objetivo a apresentação dos estudos ambientais, sendo esta fase inicial ao processo de licenciamento ambiental, que ainda terá as fases de avaliação técnica e manifestações das comunidades sobre o assunto, a fim de balizar o projeto da melhor maneira possível.
Nesta reunião, a preocupação maior foi com as travessias, onde a previsão de 28 túneis de passagem da fauna, se contrapõe fortemente com a construção de apenas 4 passarelas para pedestres.
Houve manifestação sobre a questão das compensações ambientais referentes ao desmate de vegetações na área de domínio da estrada, que será desmatada neste alargamento da rodovia.
Além dos impactos ambientais, há previsão de remoção de assentamentos na beira da estrada, ocupadas por índios. Segundo informações, há restrições de parte da FUNAI sobre a duplicação da rodovia. Existe um debate que trata do assunto, visto alegarem se tratar de terra indígena " a faixa de domínio", o que foi contestada por presentes.
Haverá mobilização do Movimento Ecológico a fim de manifestarem propostas de mitigação e desvio da rodovia em caso de áreas de importância a preservação. Outra proposta visa adequar áreas já previstas como de importância ecológica para que sejam aplicados os recursos provenientes da Compensação Ambiental na criação de legislação e estrutura para UCs, APAs, Refúgios da Vida Silvestre e Parques Ecológicos, com vistas à conservação de importantes concentrações da fauna e flora nativas da região, além de banhados e capões de mato necessários a sobrevivência destas espécies.
Fonte: REDE Os Verdes
Haverá mobilização do Movimento Ecológico a fim de manifestarem propostas de mitigação e desvio da rodovia em caso de áreas de importância a preservação. Outra proposta visa adequar áreas já previstas como de importância ecológica para que sejam aplicados os recursos provenientes da Compensação Ambiental na criação de legislação e estrutura para UCs, APAs, Refúgios da Vida Silvestre e Parques Ecológicos, com vistas à conservação de importantes concentrações da fauna e flora nativas da região, além de banhados e capões de mato necessários a sobrevivência destas espécies.
Fonte: REDE Os Verdes
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