Fedorentos do Mundo venham a Caieiras, estamos de braços abertos para recebe-los!
Cheiro de peixe podre é perfume perto do cheiro do lixão.
Hoje domingo depois das 14 horas o nauseante odor do lixão da Essencis brindou a Cidade toda, há notícias de crianças e idosos sendo encaminhados a pronto socorro com problemas respiratórios, mas se perguntado ao atual Prefeito quais as providências que a “sua” Secretaria do Meio Ambiente vem tomando, ele desconversa, quanto à Sec. da Saúde, ora lá a muitos anos não se tem problema nenhum, tudo funciona as mil maravilhas, ninguém morre por falta de socorro médico, afinal não estão lá para denunciar nada e sim para consertar o estrago e as vezes até conseguem, graças ao GIS que é pago rigorosamente conforme a Lei.
Cetesb ? aquela do Governador Serra, provável candidato a Presidente? - lembre-se disso na hora de votar, deve ter milhares de reclamações sem qualquer solução, afinal quem reclama contra o lixão não é algum morador do Jardim América na Capital, é o povo pobre e sofrido, aquele que o Lula garante o café da manhã, almoço e janta.
Promotor Público ? - também tem inúmeras denúncias andando.... andando..... até aquela ação civil pública terminou assim:0188/00 – AÇÃO CIVIL PÚBLICA – Ministério Público do Estado de São Paulo X Companhia Auxiliar de Viação e Obras Cavo – “Vistos... Ante o exposto, considerando tudo que dos autos consta, JULGO EXTINTO O PROCESSO sem análise do mérito, com fulcro no artigo 267, VI, do Código de Processo Civil, por carecer o autor de interesse de agir – necessidade. Que filigrama juridica é essa ? - dá a entender que o MP não tinha interêsse em defender o povo? -
Cadê o projeto do CTR ? - sem cheiro, com tratamento seletivo,etc. até “plantas exóticas” seriam plantadas. E agora senhores pais e mães, professores e professoras que permitiram que a emprêsa Cavo divulgasse para as crianças esse projeto.Quem autorizou na época esse uso descarado das crianças? - não foi ninguém, êles simplesmente apareceram e tiveram todo o apôio que queriam, menos de algumas vozes sensatas, rapidamente esquecidas.
Que ninguém se iluda,esse lixão sairia de qualquer modo, aqui ou acolá, A Grande São Paulo não tem onde colocar o lixo gerado, algo em torno de 25 mil toneladas dia e mandar para mais de 50 kms. de distância não é economicamente viável, com o fechamento do lixão de Perus e outros, sobrou para a antiga Cidade dos Pinheiras que é perto, tinha àrea disponível, políticos responsáveis e um povo de uma mansidão incrível.
E agora? é chorar leite derramado? não, é exigir o cumprimento integral do projeto original, exigir de quem? se moramos no Brasil ?- do bispo é claro. Só resta parabenizar a empresa Camargo Correa e sua subsidiária Essencis, continuem investindo em Caieiras, são sempre benvindos e não se preocupem o povo continua manso, os políticos responsáveis e talvez querendo dar uma voltinha em Curitiba para conhecer a maravilha de CTR que eles tem lá e por fim, os incomodados que se mudem,ora.
(in-memoriam )ao sr. Carlos, que intitulava-se contratado pela Cavo para divulgar o grande projeto, depois, funcionário municipal contratado pelo ex-prefeito Nevio.)
Por Edson Navarro
Fonte: Jornal A Semana
Um comentário:
O problema é não termos estrutura em Educação ambiental na cidade, se todos separassemos o lixo, e a cidade investisse em coleta seletiva, diminuiria os residuos do ATERRO SANITÁRIO. O cheiro é inevitável, já que os residuos ali jogados tem que ser queimados para não serem lançados ao ar como gás metano (o gas mais destrutivel para a camada de ozonio).O municipio nunca poderá cobrar das outras regioes, diminuiçao de residuos, se o mesmo não tiver.
Esperar que o municipio implante um projeto de coleta seletiva, é um ERRO, podemos começar fazendo nossa parte, separando e entregando para catadores ou levando até empresas de sucatas.
Culpar os governos anteriores, é facil! Mas estamos em 2010, e tudo o que vemos são pessoas procurando os responsáveis, em vez de procurar uma solução.
Vemos muitas vezes em jornais o atual prefeito trabalhando juntamente com a secretaria do meio ambiente. Mas será que 50% da população sabe da implementações feitas???
NÃO ADIANTA SÓ FAZER REUNIÕES E LEIS. APOSTO QUE 90% DA POPULAÇÃO NÃO SABEM QUE A AGENDA 21 É ALGO QUE FAVORECE A PARTICIPAÇÃO DE COMUNIDADES NAS TOMADAS DE DECISÕES.
Levantar o ibope falando que faz é ótimo. Que tal a administração publica trabalhar a conscientização das pessoas? Parece um empecilho, mas não. Um municipio funciona melhor quando todos estão bem informados e trabalham juntos.
Quanto ao "lixão" se Caieiras trabalhar para execer o projeto original, e exigir de outras regiões, o resíduo torna-se quase que insignificante.
Postar um comentário