.

.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Demarcação de reserva biológica preocupa arrozeiros e pescadores

Arroio Grande
Demarcação de reserva biológica preocupa arrozeiros e pescadores
Depois de quase 37 anos, a Reserva Biológica (Rebio) Estadual do Mato Grande, situada na localidade de Santa Isabel, no município de Arroio Grande, no bioma pampa, começa a ser implantada efetivamente.
Numa primeira etapa, a preocupação foi com a regularização fundiária (demarcação), que se encontra em fase de conclusão. A Mato Grande, junto com outras reservas e parques estaduais foi criada pelo decreto estadual 23.798, de 12 de março de 1975, assinado pelo então governador Euclides Triches. 
Por força de ação civil pública, movida pelo Ministério Público de Arroio Grande, em 2009, o Estado se viu obrigado a implantar a unidade de conservação (UC) de uma vez por todas. Agora, são 24 UCs no Estado, entre elas, junto com a Mato Grande, encontram-se em processo de implementação, o Parque Estadual do Ibitiriá, em Vacaria e Bom Jesus; Parque Estadual do Podocarpus, em Encruzilhada do Sul; e o Parque Estadual do Camaquã, em Camaquã. 
A movimentação em Arroio Grande não agradou arrozeiros e pescadores do entorno da reserva, que viram, após a demarcação, uma ameaça à continuidade da sua atividade. 
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

Nenhum comentário: