.

.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Direitos Humanos também para os índios no Brasil?

Que 'direitos humanos' tú fala, cara-pálida?
Imagens da tomada de Belo Monte pelos índios no Xingu - Altamira/PA
Direitos Humanos também 
para os índios no Brasil?

A NOTÍCIA:

Ao entregar o Prêmio Direitos Humanos 2011, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou a orientação política de seu governo de que todas as políticas públicas estejam pautadas pelo respeito aos Direitos Humanos. “Não haverá país desenvolvido e civilizado, com potencial econômico mundial, se não respeitarmos os Direitos Humanos. Temos uma clara postura contra a intolerância”, destacou Dilma durante solenidade na sexta-feira (09), no Palácio do Planalto, em Brasília.
A REALIDADE:
Índios guarani-kaiowá denunciam crimes e 
atentados em encontro com ativistas 
Na quinta-feira (08), dezenas de ativistas se reuniram em São Paulo para o lançamento do relatório anual da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Na ocasião, os ativistas receberam um grupo de índios guarani-kaiowá, de Mato Grosso do Sul, que denunciou a ação sistemática de pistoleiros contra os indígenas.
Segundo o secretário-geral do Conselho Internacional da Nação Guarani, Oriel Benites, só este ano foram feitos três graves atentados, com tiros, espancamentos e incêndio criminoso de tendas. O cacique Nizio Gomes e três crianças foram assassinados. E o corpo do líder indígena ainda não foi localizado.
Os principais motivos apontados para o problema são agronegócio e demarcação de terras. Segundo o relatório, “das 1.023 terras indígenas existentes, apenas 360 estão regularizadas”. Houve 37 assassinatos de índios este ano, sendo 26 no MS, tendo como alvo os guarani-kaiowá. 
A NOTA DE OS VERDES/RS:
Direitos humanos?? Os índios do Xingu que serão afogados pelas hidroelétricas estão nessa?? Os índios no MS, MT, BA, PA mortos, assassinados de forma cruel estão também nessa?? 
Os índios em Brasilia (Setor Noroeste), próximos do Palácio do Planalto, mortos, assassinados, desaparecidos, serão protegidos e será feita 'justiça'?? As pessoas que são assassinadas em nome da defesa ambiental estão englobados nesta fala? Que direitos humanos e para quem estes direitos humanos, tú diz, Cara-pálida? 
O discurso é bom quero ver na prática se existe respeito aos direitos humanos no Brasil, e se índio é 'humano' e cidadão que mereça respeito do homem branco, do político, do Governo Nacional, ou daqueles de olhos azuis e com sotaque qualquer que estão acabando com esta nação e suas riquezas, ainda impunes, soltos e protegidos pela 'lei' que deveria ser 'igual para todos'!
Por Julio Wandam
Ativista Ambientalista
GTCOM/REDE
Afiliada a APEDeMA/RS
Parceira de Yvy Kuraxó/RS, ONG Rasgamar/SC, Fundação Villas-Bôas/PA
Membro da RAARS-Brasil
Moderador da REBIA/RS

Nenhum comentário: