.

.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Araranguá/SC sofre com a segunda tragédia ambiental só no mês de setembro/2009

Imagem: Fotos de Sandro Ramos
ARARANGUÁ/SC SOFRE COM A SEGUNDA TRAGÉDIA AMBIENTAL SÓ NO MÊS DE SETEMBRO/2009
Depois de 5 anos da passagem do inédito Furacão Catarina, Araranguá é alvo novamente das conseqüências das mudanças climáticas.
Dependendo de avaliação mais precisa dos meteorologistas, mas deve se confirmar registro de um tornado que devastou boa parte da cidade de Araranguá na madrugada desta segunda-feira (28). A coordenação da Defesa Civil do município está tendo muito trabalho desde às 2hs da manhã. Os ventos causaram prejuízos em prédios públicos, comércios e residências e vários estabelecimentos amanheceram fechados devido aos estragos e a falta de energia, que só foi restabelecida em alguns pontos da cidade depois das 10:30h da manhã.
O nível do Rio Araranguá, que desde a madrugada está sendo monitorado, já passa dos 1,88m acima do nível normal. E já causa muita preocupação as comunidades que moram em áreas de risco.A escola Maria Garcia Pessi na Cidade Alta, que foi o bairro mais atingido, teve grande parte do seu patrimônio estrutural e histórico da escola destruído. O ginásio de esporte ao lado da escola teve seu telhado arrancado e as paredes do mesmo caiu sobre a garagem de uma casa vizinha. Outros grandes estragos foram registrados na agência do Banco SICOB, Centro das Fábricas e no posto Coral que teve sua estrutura toda comprometida. O que causou muita correria já durante a madrugada, com lojistas e moradores tentando salvar o que podiam. A Defesa Civil de Araranguá está disponibilizando lonas plásticas para os atingidos e já realiza todos os levantamentos dos danos na cidade.
O Prefeito Mariano Mazzuco lembra que “Este é o quinto desastre natural que sofremos em menos de um ano e meio, o segundo só este mês, o que nos acarreta em prejuízos incalculáveis”, lamenta novamente o prefeito.
E as previsões são de mais chuvas para o decorrer da semana, o que ainda deixa a Defesa Civil em alerta.
Plantão Defesa Civil de Araranguá Fones: 199 ou 48 – 3522-2123.
www.ararangua.sc.gov.br
Fonte: recebido por e-mail/Ana Echevenguá

Nenhum comentário: