.

.

sábado, 26 de setembro de 2009

Tem Água espalhada na Lua

Tem água espalhada pela Lua
Por Gisela Blanco
Talvez você não tenha reparado olhando para o céu, mas a Lua pode ter muito mais água do que todo mundo imaginava até agora. Cientistas americanos anunciaram hoje no site da revista Science os resultados das observações de três sondas espaciais na órbita do nosso satélite. Sugerem que a água está em uma camada fina no solo e não apenas congelada em crateras polares como se cogitava antes.
Mas pode ir largando a sua prancha de surfe ou a bóia de patinho. A principal observação, feita pela sonda indiana Chandrayaan-1 - equipada com um instrumento da NASA que analisa a luz que reflete na superfície da Lua -, detectou apenas moléculas de água interagindo com as pedras e a poeira nos primeiros milímetros do solo lunar. O que significa que, para mim e para você, a lua continua parecendo tão seca quanto um prato de farofa.
No que ela pode ser útil então? Em missões espaciais, por exemplo. “Se você tiver um metro cúbico de solo lunar, poderia tirar um litro de água dele”, disse à BBC o pesquisador americano Larry Taylor, da Universidade de Tennessee, EUA, que ajudou a construir equipamento da NASA que viajou a bordo da sonda indiana e analisar os resultados obtidos, junto com cientistas de outras univesidades americanas.

Gostou da novidade?
Bom, então conta pra gente: o que você faria com água na Lua?
Entre no link abaixo e responda > http://super.abril.com.br/blogs/superblog/198454_post.shtml

Nenhum comentário: