.

.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Colômbia: Mockus e os Verdes ganhariam segundo turno

Colômbia: Mockus e os Verdes ganhariam segundo turno
Por Erica Soares   
 Dois candidatos presidenciais passariam a um segundo turno na Colômbia e o líder do Partido Verde, Antanas Mockus, ganharia essa eleição em junho, prevê hoje uma pesquisa de opinião. 
A sondagem, patrocinado pela revista Semana, pelo instituto Ipsos-Napoleón, e pelas emissoras RCN e A FM, coloca o candidato governista Juan Manuel Santos e o ex prefeito de Bogotá num empate técnico pelo primeiro lugar das preferências. 
A intenção de votos para o primeiro turno no dia 30 de maio favorece minimamente o candidato do Partido da U com 35 por cento de respaldo popular, face a 34 por cento de Mockus.
Depois, em ordem decrescente na preferência do eleitor, estão a conservadora Noemí Sanín, o liberal Rafael Pardo e pelo Polo Democrático, Gustavo Petro.
No entanto, diante de um eventual e muito provável segundo turno entre Mockus e o ex ministro de Defesa, o primeiro ganharia as eleições gerais com 48 por cento dos votos, de acordo com o estudo. 
Para as próximas três semanas, analistas esperam alianças políticas de último minuto, novas pesquisas e debates, mas também que propaganda suja poderia afetar a campanha presidencial.
Antes do dia 30 estão previstos ao menos quatro pesquisas adicionais, e as mais importantes serão as do dia 10 e o 21 de maio.
Leis nacionais advertem que pesquisas de opinião só poderão ser publicadas até uma semana antes da eleição.
Nas próximas votações estão convocados às urnas cerca de 29,9 milhões de eleitores, mas o tradicional nível de abstencionismo na Colômbia converte esta cifra num potencial próximo a 16 milhões.
Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: