Parabéns, Macacu
Acabo de chegar de Cachoeiras de Macacu, que por sinal hoje faz aniversário. Fui participar de uma manifestação de 300 produtores rurais preocupados com a construção de uma barragem que pode desalojá-los.
A barragem foi estudada a partir da bacia dos rios Guapi-Macacu, Careribu-Macacu. Acontece que ela é prevista para alimentar o polo petroquímico que será construido em Itaboraí.
Disse a eles que este complexo tem um fórum, o fórum do Comperj, onde todas essas questões são discutidas. Por causa da possibilidade de dinheiro internacional, é necessário fazer uma avaliação ambiental estratégica. O Banco Mundial exige. Tenho um projeto já há anos exigindo também para as obras nacionais, mas não consigo aprová-lo.
Em Macacu, a familias produzem aipim, inhame, quiabo, milho, todos bem resistentes à alta temperatura. Mas as condições hidrológicas são tão favoráveis que até palmito estão plantando. Tentaram a primeira vez e o calor da baixada arrasou a plantação. Voltaram com nova tática, usando meses frios e plantando outras espécies para garantir sombra. Tiveram êxito.
Vou discutir seriamente esta questão da barragem. É preciso encontrar alternativa. Não tem sentido produzir água para o petróleo reduzindo a comida do Rio.
Fonte: Blog do Gabeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário