.

.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sucatas em Itapoã NÃO

Foto: Ronaldo Bernardi, Zero Hora - 26/04/2007
O depósito é o destino de veículos roubados ou furtados que são recuperados pelas autoridades, assim como os carros apreendidos por infrações ou impostos atrasados
Sucatas em Itapuã NÃO!
Militantes ambientalistas atuantes no COVIMA (Conselho Viamonense de Meio Ambiente) foram informados pela Promotoria de Justiça de Viamão que o Detran pretende remover e tranferir até novembro em torno de 5 à 6.000 veículos em sucata/apreendidos em dois depósitos da empresa Atento Service, localizados em Porto Alegre para um terreno de seis hectares no Hospital Colônia Itapuã há menos de 2Km do Parque Estadual de Itapuã e próximo a duas escolas (E. E. Caldas Junior e E. M. Frei Pacífico)."Trata-se de um absurdo e merece uma resposta rápida da comunidade de Itapuã, de Viamão e por que não dizer de todo estado", enfatiza a denúncia Cristiano Silveira, secretário-executivo do COVIMA.O Conselho Viamonense de Meio Ambiente pretende mobilizar os demais conselhos da cidade (CONCIVI, CMS e Conselho de Educação) além do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Itapuã e do Conselho Estadual do Meio Ambiente para evitar que isso aconteça.O Ministério Público já instaurou Peça de Informação sobre o assunto e solicitou o pronunciamento formal do Detran que deve se manifestar até o dia 5 de outubro. "Amanhã solicitaremos manifestação da diretora do HCI, precisamos evitar esse absurdo" alerta Cristiano.Para o Professor Paulo Brack, este é mais um problema. "Mais uma bomba para Itapoã.", e segundo ele, foram vistas no ano passado enormes poças de óleo no estacionamento da Atento, na Ipiranga, supondo desconhecimento da SMAM e provavelmente o estacionamento "não deveria ter licença ambiental nenhuma" previu."Agora, em Itapoã, além da enorme circulação de veículos (caminhões) irá gerar enorme perturbação à fauna, atropelamentos e enorme risco de óleo derramado pertinho da Lagoa Negra, corpo dágua, 'inclusive', único em suas condições ecológicas. E as sucatas dos carros a ficarem enferrujando na beira da Lagoa? Vamos tentar barrar isso no Consema, MP ou em mobilizações?" questiona o ambientalista da INGÁ e professor da UFRGS.Vicente Medaglia, dirigente da INGÁ, ex-coordenador da APEDEMA/RS acredita que "Para barrar essa situação, ou por via administrativa - CONSEMA ou por via judicial. O CONSEMA é, inclusive, o órgão máximo da gestão do Sistema Estadual de Unidades de Conservação. É a quem devemos recorrer.", sugerindo este ponto como pauta da reunião da Apedema/RS."Dia 05 de novembro é o dia que saberemos a posição do DETRAN junto ao MP de Viamão. O COVIMA já se posicionou. Articulamos Ministério Público, Câmara de Vereadores e Comunidade. Estamos atentos aos movimentos e aguardamos posição da Apedema/RS sobre o assunto", diz Jorge Amaro da ONG VHEcologia.
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

2 comentários:

Ney Gastal disse...

Como este post vai para destinos espalhados pelo Brasil, começo com algumas explicações.
Yeda Crusius é a governadora do Rio Grande do Sul.
Claro, isto todo mundo deve pelo menos ter ouvido falar.
É aquela mesmo, da sucessão de escândalos.
Azarão da campanha eleitoral na disputa pelo governo, acabou eleita por azar.
Do estado.

Um grupo expressivo de gaúchos (A) deixou de votar no seu candidato, para evitar que o representante de outro grupo expressivo de gaúchos (B), chegasse ao segundo turno.
E votaram na inexpressiva candidata "Y".
Ora, com isto o candidato "A" (líder em todas as pesquisas) nem chegou ao segundo turno, e seus eleitores, seguindo a birra para não votarem em "B", elegeram "Y".
Parece complicado, mas não passa da colocação em prática de uma visão idiota de política.
"Y" foi eleita pela polarização exagerada das posições políticas no Rio Grande do Sul, contra a qual, hoje, vive reclamando.

Mas "Y", também, esqueceu que à mulher de Cásar não basta ser honesta, ela deve parecer honesta.
Por uma série de acontecimentos, "Y" muito cedo deixou de parecer honesta, o que não significa que não o seja.
Resultado: um governo de prós e contras (como todos os governos), onde estes fatores deixaram de ter importância, frente aos problemas causados pela pessoa "Y".
Que, claro, é a governadora Yeda.

Autocrática, prepotente, antipática e, ainda por cima, parecendo (o que não significa que o seja, necessariamente) desonesta, ela vive em um mundo de fantasia muito parecido ao de Lula.
Ambos, no poder, passaram a se considerar o "oh do borogodó", o melhor entre os máximos, o toque superior da existência.
A nata da nata (Lembrando: nata também é aquela coisa que se forma sobre o leite e a gente ou põe fora ou cospe, de nojo.)
São, ambos, pessoalmente ridículos, independente dos acertos ou erros, das qualidades ou defeitos de seus governos.
Vaidade é uma toxina que corrói a alma antes de destruir o currículo.
Mas a governadora tem pelo menos uma característica, que transmitiu a seu governo, inquestionável.
A governadora é coerente.

Ela é sempre autocrática, prepotente e antipática, mesmo quando lhe conviria um pouco de ternura.
Lembram da expressão famosa, "hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás", que El Che cunhou enquanto comandava as execuções sumárias de dissidentes em Cuba?
Pois é, dona Yeda não pode perder o que parece jamais ter tido, mas bem que às vezes um pouco de ternura, de sensibilidade, lhe fariam bem.
A esta altura dos acontecimentos, caso alguém tenha lhe mostrado este texto, ela deve estar pensando:
- O que será isto?
Procure no dicionário, qualquer um, dona Yeda, mas desde já vou lhe dizer que a melhor definição, entre tantas que existem, encontrei na Internet:
"Ternura é o amor com recheio de goiaba".

Enfim, comecei isto para comentar a coerência cruel de Dona Yeda, e não sua simples falta de ternura.
Tergiversei, viajei na maionese.
Queria falar sobre algo onde ela é extremamente cruel e sempre, sempre coerente.
É em seu desprezo pelo meio ambiente.
Dona Yeda chegou a Piratini chutando o balde, exigindo o patrolamento das normas ambientais.
Dona Yeda, como economista tecnocrática, detesta as questões ambientais, odeia o verde, execra a natureza (Olhem sua casa.)
E passou isto para boa parte de sua equipe.

Sabem da última?
Vou apenas transcrever a nota do Conselho Viamonense de Meio Ambiente.
Comentar prá que?
O registro do descaso pelo entorno de uma das mais belas unidades de conservação do estado é tão cristalino que, por enquanto, recolho-me ao silêncio, compungido e fúnebre.
Mas voltarei ao assunto.
Por enquanto, vejam onde o governo de Dona Yeda quer socar os carros que geraram boa parte do escândalo do Detram.
Dona Yeda não é o máximo?
Ney Gastal

Ney Gastal disse...

Completando post anterior, já que lá faltou espaço.

Senhores Conselheiros:

Na reunião do COVIMA de hoje, fomos informados pela Promotoria de Justiça de Viamão que o Detran pretende remover até novembro de 5.000 a 6.000 veículos de dois depositos da empresa Atento Service localizados em Porto Alegre para um terreno de 6ha no Hospital Colônia Itapuã há menos de 2Km do Parque Estadual de Itapuã e próximo a duas escolas (E. E. Caldas Junior e E. M. Frei Pacífico).

Trata-se de um absurdo e merece uma resposta rápida da comunidade de Itapuã, de Viamão e por que não dizer de todo estado.

O Conselho Viamonense de Meio Ambiente pretende mobilizar os demais conselhos da cidade (CONCIVI, CMS e Conselho de Educação) além do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Itapuã e do Conselho Estadual do Meio Ambiente para evitar que isso aconteça.

O Ministério Público já instaurou Peça de Informação sobre o assunto e solicitou o pronunciamento formal do Detran.

Precisamos evitar esse absurdo.

Cristiano Silveira
Secretário Executivo
Conselho Viamonense de Meio Ambiente - COVIMA