.

.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Flora Rara do Pampa

Flora Rara do Pampa 
Vale pena acessar o Blog Flora Rara (http://florararars.com), criado e mantido por Renato Pâncaro, artesão, montanhista (fundador-presidente do Clube dos Montanhistas de Pelotas – C.M.P).e, recentemente, fotógrafo amador e bloguero. 
Pâncaro, como é conhecido, é bom com as palavras e é um amante da Natureza. 
Durante muitos anos, Pâncaro lutou pela preservação do Rio Camaquã, em especial um local lindo e único, em Santana da Boa Vista, conhecido como Paredão, o qual passou a ter contato pela atividade de montanhismo. 
Pâncaro promoveu diversos atos e atividade para que área do Paredão fosse transformada em uma Unidade de Conservação, contando com apoio do de diversas entidades, como o CEA. 
Dessa parte do Rio Camaquã, Pâncaro, além de subir descer pelas cordas, Pâncaro também “penerava” pedaços de árvores caídas para fazer seu artesanato natural, belo e rústico, ao mesmo que chamava a atenção para importância de se preservar aquela área. Contudo, sua luta teve que ter sua intensidade diminuída, após sofrer um atentado contra sua integridade física pelo proprietário da área, que não tinha nenhuma vontade de vê-la transformada numa UC. 
Desde então sua luta tem se dado de outras formas, como a recente criação do Blog Flora Rara. “Fotografei muitas espécies da flora e da fauna do RS e, preocupado com a sobrevivência destas, decidi  criar este site, como um instrumento instigador e provacativo, gerador de novos e facilitados conhecimentos ambientais, disponíveis a todos, gratuitamente”, segundo Pâncaro. 
As fotos do Blog foram feitas na Serra das Encantadas, mais precisamente no município de Santana da Boa Vista, localizado em região montanhosa e esta distante 300 Km de Porto Alegre. 
Acesse e divulgue o Blog Flora Rara. 
Fonte: Blog do CEA

Nenhum comentário: