.

.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ZORAVIA BETTIOL RECEBE O PRÊMIO LIDERES & VENCEDORES

Imagem: Eduino de Mattos
ZORAVIA BETTIOL RECEBE O PRÊMIO LIDERES & VENCEDORES
O Prêmio “Líderes & Vencedores” conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e FEDERASUL reverencia personalidades gaúchas de destaque. No dia 13 de dezembro de 2012, no auditório Dante Barone da Assembleia, a artista plástica Zoravia Bettiol recebeu esta honraria na categoria “Expressão Cultural”.
Com uma trajetória marcada pela versatilidade, a artista Zoravia Bettiol nasceu em Porto alegre em 1935. Tendo como principal inspiração a vida, trabalha com artes gráficas, arte têxtil, pintura design de joias e de superfície, murais, instalações e performances.
Depois de viver 15 anos em São Paulo e em São Francisco (EUA), voltou para Porto Alegre em 2000. São 133 exposições individuais entre 1959 e 2012, na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Japão.
A mais importante delas é Zoravia Bettiol, A Mais Simples Complexidade, em Comemoração pelos seus cinquenta anos dedicados às artes plásticas, e a apresentação do livro homônimo, no Museu de Arte do Rio Grande Ado Malagoli, em 2007.
Seu trabalho está  representado em museus e instituições culturais, em países como Alemanha, Argentina, Áustria, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Noruega, Polônia, Tchecoslováquia e Uruguai. Em 2011, o cineasta Henrique  de Freitas Lima realizou a versão preliminar do documentário Zoravia  juntamente com a mostra Aos Grandes Mestres – Zoravia Bettiol. A artista coordena desde 2009 a Comissão Pró Museu das Águas de Porto Alegre. 
Fonte: REDE Os Verdes/via Facebook

Nenhum comentário: