.

.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lula gigante é filmada a 900m de profundidade no Pacífico

Imagem da lula gigante de aproximadamente oito metros nas águas do Pacífico: esta é a primeira vez que uma lula desse tamanho foi filmada em seu habitat natural
Lula gigante é filmada a 900m de profundidade no Pacífico
O mítico animal de cor prateada foi filmado em 10 de julho pela primeira vez
Cientistas e canais de televisão do Japão e dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira ter filmado pela primeira vez uma lula gigante a 900 metros de profundidade no Oceano Pacífico.
O mítico animal de cor prateada foi filmado em 10 de julho passado por uma equipe do Museu Científico Nacional japonês em colaboração com o canal de televisão estatal japonês NKK e o americano Discovery Channel.
A lula gigante, cujo nome científico é architeuthis, foi localizada a 630 metros de profundidade por uma equipe submariana 15 km a leste da ilha de Chichi, no Pacífico norte.
O submarino com três pessoas a bordo, incluindo Tsunemi Kubodera, do museu científico, seguiu o animal a até 900 metros de profundidade, antes de vê-lo desaparecer nas profundezas abismais.
A NHK difundiu as imagens da lula de largura total calculada em 8 metros. Segundo Kubodera, os dois tentáculos do molusco estavam seccionados.
O cientista não foi capaz de explicar a razão desta mutilação. Indicou que esta é a primeira vez que uma lula desse tamanho foi filmada em seu habitat natural.
Kubodera já havia filmado uma luta gigante em 2006, mas em um barco na superfície.

Nenhum comentário: