.

.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Portugal: A situação actual da A4!

Portugal: A situação actual da A4!
Como é do conhecimento de todos a Associação dos Animais de Águeda  (A4) tem um número supreendente de animais acolhidos. Neste momento, temos ao nosso encargo mais de 330 cães e 60 gatos, não contando com os patudinhos a quem directamente ou indirectamente ajudamos, espalhados por colónias em diversos pontos do concelho de Águeda e em famílias de acolhimento.
E o número não pára de aumentar semanalmente, pois ora são deixados acorrentados às portas do Centro de Acolhimento (ainda ontem foram abandonadas duas cadelinhas, tendo uma delas um tumor...) ou vão lá parar por intermédio de amigos da Associação ou por pressão de donos que subjugados pela crise se desfazem dos seus animais de companhia ou que tidos, para muitas pessoas como simples objectos, são simplesmente dispensados dos seus lares!
Sim, a crise encarregou-se, como já seria de esperar, de trazer impiedosamente mais abandonos, mais situações de desumanização de tratamento da vida de cães e gatos, a que nós, com imensa pena, não conseguimos dar resposta. Quanto às adoções em tempo de férias estas têm sido muito escassas ou mesmo inexistentes...
Não temos e não teremos nos próximos tempos as mínimas condições para albergar mais animais, pois enfrentamos diáriamente uma situação dramática de falta de recursos monetários e outros, que nos dificulta, por si só, imenso a tarefa de alimentar com dignidade os animais já albergados.
Os  apoios periódicos garantidos pela Câmara Municipal de Águeda , bem como os donativos provenientes de diversas entidades empresariais do concelho e de inúmeras individualidades beneméritas da causa animal (a quem,com frequência, prestamos a todos  a nossa merecida homenagem), mostram-se insuficentes para fazer face a uma factura semanal que ronda os 520 euros, que se traduzem invariávelmente na compra  de 40 sacos de ração de cão e 10 de gato!
Só neste mês de Agosto e dado a inexistência da concretização de campanhas de angariação de ração (apesar dos apelos constantes aos supermercados da área), a A4 já suportou despesas no valor de 1600 euros, sem contar com as despesas do salário de um trabalhador,de farmácia, hospital e pagamento de dívidas por ainda saldar!
É, sem dúvida, uma factura demasiado pesada para uma Associação com tão poucos recursos, mas com tantos animais para alimentar e cuidar! Já  há algum tempo que o montante em falta para cobrir as despesas tem sido suportado,sempre que possível, pela Presidente, Dália, e pela sua irmã Alice, actual Tesoureira da Direção, as que em prol do amor incondicional aos animais, abdicam de todo o conforto e comodidades que os seus rendimentos poderiam trazer às suas vidas.
Infelizmente, estas louváveis MULHERES assistitram, penosamente, há pouco tempo a um corte substancial nos seus rendimentos que ronda mensalmente os 1100 euros. Assim sendo, o panorama da A4 está, com toda a sinceridade, uma catástrofe. A nossa situação é gravíssima, estamos completamente deseperados...
Por outro lado, toda esta situação deplorável é agravada pela falta de voluntariado, que não nos permite ter uma Associação Animal mais proactiva. Neste momento temos apenas duas pesssoas disponíveis (sendo que uma delas é uma trabalhadora contratada) para cuidar e mimar dos 330 animais acolhidos, bem como das limpezas do espaço inerente. Os restantes voluntários mais regulares são igualmente muito poucos face às inúmeras actividades exigidas, que nos deixam muitas vezes aquém  de mais apoios, de mais associados...
Deste modo, ainda que a muito custo, apelamos mais uma vez à sua solidariedade, a qual vai fazer toda a diferença para a A4!
Poderá demonstrá-la das mais ínfimas maneiras: através de donativos em dinheiro ( NIB nº 004532404016982033110 - Crédito Agrícola) ou em ração; da doação do seu tempo nas idas ao Abrigo ou  na promoção e concretização de novas actividades de adoção, de apadrinhamento... e eventos que permitam angariar um maior número de ajudas e tornar a missão desta Associação mais suportável! 
Os "nossos" patudinhos precisam de si!
A A4 precisa de si!

Muito obrigado!
Por favor partilhe este e-mail!
Contactos:
Carina – 911158953
Dália - 915858665

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS ANIMAIS DE ÁGUEDA
E-mail: animaisagueda@gmail.com
Facebook: AnimaisÁgueda
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

Nenhum comentário: