.

.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Detalhe da erupção registrada pela NASA

 Detalhe da erupção registrada pela NASA 

Maior erupção solar em quatro anos prestes a atingir a Terra 
O Sol sofreu, na passada terça-feira, a maior erupção dos últimos quatro anos, da classe "X", capaz de provocar falhas nas frequências rádio e longas tempestades magnéticas, capazes de afectar as telecomunicações na Terra. As radiações deverão atingir hoje nosso planeta.
A intensidade desta erupção foi confirmada por várias instituições de investigação espacial, designadamente a agência norte-americana, a NASA, que detectou a explosão através do "Solar Dynamics Observatory", tendo registado um intenso flash de radiações ultravioleta proveniente do Sol, cerca da 1.56 horas de terça-feira. 
As radiações viajam a 900 quilómetros por segundo em direcção à Terra, cuja órbita deverá ser alcançada durante a madrugada desta quinta-feira. 
No Reino Unido foi mesmo lançado um alerta de tempestade geomagnética e os serviços geológicos prevêm que no norte de Inglaterra seja possível observar uma aurora no céu. 
As erupções solares são causadas pela libertações súbita de energia armazenada na atmosfera solar e podem interferir com as tecnologias modernas, designadamente redes eléctricas, sistemas de telecomunicações e satélites, incluindo os sistemas de navegações usados na Terra.
Fonte: Jornal de Notícias - Portugal

Nenhum comentário: