.

.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mutirão pretende limpar cidades do Brasil em 24 horas

Mutirão pretende limpar cidades do Brasil em 24 horas

O movimento Let’s Do It, foi criado em 2007 pelo ambientalista estoniano Rainer Nolvak. O projeto propõe criar mutirões de limpeza, em diversas cidades do mundo, para recolher todo o lixo das ruas em 24 horas – ou, no máximo, um final de semana.
A iniciativa que começou na Estônia, onde foi realizada com êxito (vide vídeo abaixo) – iniciará suas atividades no Brasil em março deste ano, com o nome Limpa Brasil – Let’s Do It.
Já na estréia, o projeto enfrentará um desafio: a primeira cidade a receber o megamutirão da limpeza será o Rio de Janeiro, que segundo dados do IBGE tem mais de 1,2 milhão de toneladas de lixo jogadas, anualmente, em suas ruas e praias por moradores e turistas. A ação acontecerá na primeira semana de junho e quem quiser já pode se voluntariar para participar do mutirão.
Neste ano, a organização do projeto ainda pretende limpar outras 13 cidades brasileiras, que são as mais populosas do país: Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Belém, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador. No site da iniciativa, é possível conferir as datas de cada mutirão e se cadastrar como voluntário para a faxina.
Quem mora em cidades que não estão no planejamento de 2011 do Limpa Brasil não precisa desanimar. O projeto pretende ficar no país por uma década e ainda promete criar um plano educacional sobre lixo para escolas públicas, com a colaboração do Instituto Akatu e do Canal Futura. Afinal, de nada adianta limpar a cidade, se a população continuar sujando. Você vai participar?

Nenhum comentário: