.

.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Ambientalistas e ONGs protestam contra vazamento de petróleo no RS

Ambientalistas e ONGs protestam contra vazamento de petróleo no RS 
Manifestantes pedem punição para empresas responsáveis por acidentes. Vazamento ocorreu na última quinta-feira em Tramandaí, no litoral norte.
Ambientalistas e integrantes de várias organizações não-governamentais (ONGs) protestaram neste sábado (28) na orla de Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul, contra o vazamento de petróleo ocorrido na quinta-feira (26).
Cerca de 1,2 milhão de litros de óleo foram derramados no mar durante uma operação de descarregamento da Transpetro. 
Os manifestantes se concentraram na plataforma de pesca de Tramandaí e fizeram uma caminhada de cerca de 3,5 quilômetros até a barra do Rio Tramandaí, em Imbé, no município vizinho. Uma bandeira do Brasil de 1,1 mil metros quadrados, com uma lacuna branca na parte verde, foi desenrolada na areia. 
Faixas e cartazes também chamaram atenção para o problema de vazamentos no litoral brasileiro. “Ele vem acontecendo há muito tempo em função do desmantelamento da gestão ambiental no Brasil e de se priorizar a exploração e o transporte de petróleo sem os necessários cuidados ambientais”, reclamou José Truda, presidente da ONG Rede Costeira Marinha. 
Enquanto os manifestantes protestavam, os veranistas ignoravam os avisos de águas impróprias para banho instaladas na beira da praia pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Várias pessoas se banharam no mar, apesar da recomendação contrária.
O órgão coletou amostras da água para elaborar um relatório de balneabilidade dos locais atingidos, cujo resultado deverá ser divulgado na próxima segunda-feira (30). 
Fonte: G1

Nenhum comentário: