Fúria do mar castiga organização ambientalista na Antártida
Uma onda gigante deixou de fora de combate um dos navios da Sea Shepherd, logo após o início de sua nova campanha contra baleeiros japoneses
A oitava campanha do Sea Shepherd foi denominada como 'Operação Vento Divino'
Sydney - A fúria do mar castigou a organização ambientalista Sea Shepherd, ao deixar fora de combate um de seus navios, logo após o início de sua nova campanha contra os navios baleeiros japoneses que trabalham na Antártida.
Após este revés, o capitão Alex Cornelissen, do navio Bob Barker, explicou à Agência Efe que agora sente 'um pouquinho mais de pressão', embora tenha garantido que a Sea Shepherd prosseguirá com seu objetivo de defender as baleias.
Navio Brigitte Bardot |
O Bob Barker, um navio projetado para quebrar o gelo, forma junto com o Brigitte Bardot e o Steve Irwin a frota enviada em dezembro à região pela Sea Shepherd com o propósito de impedir que os navios baleeiros japoneses capturem nesta temporada 900 cetáceos com supostos 'fins científicos'.
Porém, na quarta-feira passada, uma gigantesca onda de seis metros abriu uma rachadura no casco e danificou um dos pontilhões do Brigitte Bardot, um navio equipado com potentes motores e adquirido há pouco tempo.
Este incidente ocorreu cerca de 2,4 mil quilômetros ao sudoeste do litoral do porto australiano de Fremantle, quando o navio, com 10 tripulantes a bordo, tentava acompanhar a embarcação japonesa Nisshin Maru.
Tripulação do Brigitte Bardot |
Agora, o Brigitte Bardot, que foi adquirido depois que o Ady Gil afundou em janeiro do ano passado, navega de volta a Fremantle para ser reparado, um trabalho 'que durará meses', afirmou Cornelissen.
Além disso, o navio Steve Irwin, que já prestou ajuda à organização, vai escoltarao Sea Shepherd até o porto e depois voltará 'o mais rápido possível' para se unir à campanha realizada pelo Bob Parker.
A oitava campanha do Sea Shepherd foi denominada como 'Operação Vento Divino', como a dos pilotos kamikazes japoneses que combateram durante a Segunda Guerra Mundial.
Este nome tem o objetivo enviar aos navios baleeiros a mensagem de que serão perseguidos com 'ferocidade', para tentar acabar com a temporada de caça às baleias.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário