.

.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Degelo no Hemisfério Norte ameaça população de focas, diz estudo

Degelo no Hemisfério Norte ameaça população de focas, diz estudo 
Aquecimento do oceano afina faixas de gelo, utilizadas para a reprodução. Filhotes de foca-harpa são os mais afetados, diz pesquisa norte-americana 
A reprodução das focas-harpa (Pagophilus groenlandicus) na região do Atlântico Norte está ameaçada devido ao afinamento do gelo sobre o mar, fenômeno provocado pela elevação da temperatura da Terra, aponta novo estudo divulgado nesta quinta-feira (5) e coordenado pela Universidade Duke, nos Estados Unidos. 
A investigação científica, publicada na revista PLoS One, afirma que desde 1976 houve redução de 6% do gelo sazonal (que aparece no inverno) sobre o mar em quatro regiões classificadas como zona de reprodução das focas-harpa. 
Outro ponto abordado pela pesquisa diz que o desaparecimento de placas de gelo mais estáveis elevou a taxa de mortalidade entre os filhotes nos últimos anos. 
“A quantidade de mortes que temos visto no leste do Canadá é dramática”, disse David Johnston, cientista pesquisador do Laboratório de Vida Marinha da Universidade Duke. “Gerações inteiras devem desaparecer (...), basicamente todos os filhotes morrerão”, complementa. 
Leia Mais em G1

Nenhum comentário: