.

.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Porto Alegre tem “prefeitura-motosserra”

 Porto Alegre tem 
“prefeitura-motosserra” 
Para realizar “projeto de revitalização do Centro Histórico”, a prefeitura de Porto Alegre mandou cortar uma das já muito raras árvores de grande porte do Centro da cidade. 
Dessa vez, a vítima imediata foi uma ficus que ajudava a manter o clima um pouco mais agradável no centro da cidade, que está muito poluído e quente no verão. 
O dinheiro utilizado para a remoção, pasmem, é oriundo de Termo de Compensação Vegetal. Segundo nota divulgada para a imprensa pela assessoria de comunicação da prefeitura, R$ 800 mil oriundos desse fundo serão utilizados para restauro da Praça Otávio Rocha, situada entre as Ruas Alberto Bins, Senhor dos Passos e Otávio Rocha, que acolhia a árvore. 
Na nota, a prefeitura alega que a árvore oferecia “risco de queda e que compromete a estrutura do muro e da rede de esgotos, além de danificar o monumento (em execução)”. 
O fato está causado polêmica entre os moradores da capital gaúcha que têm se manifestado via Redes Sociais. Uma petição on-line foi criada em “repúdio à derrubada de árvores em Porto Alegre”. 
A foto abaixo foi divulgada no facebook
Esse não é o primeiro caso, e certamente não será o último, denunciado aqui no blog Observatório Ambiental. 
Outro caso, envolvendo a remoção da maior árvore da Avenida Azenha que cedeu lugar a um estacionamento, foi encaminhado para a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e está sendo acompanhado pelo Promotor Alexandre Sikinowski Saltz. 

Nenhum comentário: