.

.

domingo, 11 de outubro de 2009

A revolução chinesa chega aos 60 anos

Imagens: Internet
A revolução chinesa chega aos 60 anos
Se o capitalismo chegou na China, qual o futuro do comunismo?
Por Roberto Bendia

A República Popular da China, a RPC, foi criada em 1º de outubro de 1949, com o término da guerra civil. Dessa época até os dias atuais podemos resumir a evolução do processo de desenvolvimento chinês buscando uma piada que circulou na Ásia, em fins de 2008:
1949 - Apenas o socialismo pode salvar a China.
1979 - Apenas o capitalismo pode salvar a China.
1989 - Apenas a China pode salvar o comunismo
2009 - Apenas a China pode salvar o capitalismo.

O que ocorre hoje na China seria a redescoberta do capitalismo em prol das massas. Mao Tse Tung tinha uma visão comunista pragmática, que redundou em fracassos e sofrimento de seu povo. A partir da era Deng Xiaoping, 1978, este rompeu com pensamento ortodoxo de Mao em busca de uma outra visão de fortalecimento da nação. Foi então descoberto (ou seria redescoberto) o espírito empreendedor chinês, aliado à chibata do Estado com o pagamento mínimo ao operariado, aliado a investimentos expressivos em infraestrutura.
A partir de então a China passou a ser o maior centro de manufatura mundial, atraindo as grandes marcas que agora têm seus produtos fabricados na terra do Sol nascente, atraídas que foram também pelo potencial de mercado do continente.
Três aspectos importantes para reflexão:
A população chinesa envelhece. Novas cabeças pensantes estão tomando acento em universidades, embora ainda haja massa de trabalhadores atuando em atividades de baixo valor agregado, sobretudo no meio rural. Essa massa diminui na medida que é mantida a política do filho único. Uma nova revolução está a caminho com a expansão da educação para os centros de excelência universitária. Na medida em que o mercado interno se expande, novas alternativas surgem de bem-estar, como a cobertura de saúde e previdência para uma grande parte da população. É fragrante a expansão da classe média alta e a população incorporando as facilidades oferecidas pelas novas tecnologias.
A abertura para a democracia plena será gradual e lenta na China. Muito lenta. Mas um dia vai acontecer, como aconteceu com a Alemanha Oriental e União Soviética. Hoje, o único Estado comunista de fato é Cuba.
Se o capitalismo chegou na China, qual o futuro do comunismo?
Fonte:
www.jornaldosamigos.com.br

Nenhum comentário: