.

.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Vazamento de Urânio em Caetité

Imagem: Midia Independente
Vazamento em Caetité.
Foi confirmado um grande vazamento (milhares de litros) de Urânio na mina de Caetité na Bahia. O fato ocorreu no ultimo dia 28/10 e tanto a INB quanto a CNEN não se posicionaram ainda sobre o ocorrido, mesmo após semanas.
Graves vazamentos como esse já foram acobertados por até seis meses.
Cinco dias depois do vazamento, o Greenpeace fez luto pelo falecimento de Dona Dulce, moradora de Caetité que participou da denúncia sobre a contaminação da água na cidade. Ela faleceu de leucemia, doença que pode ser induzida por radioatividade. Como muitos na região, ela fez durante anos o consumo de água de um poço local onde foi encontrada contaminação por urânio em 2008.
O Greenpeace vem realizando protestos durante eventos dentro da programação "Ano da França no Brasil" - patrocinada pela Areva, estatal francesa que desenvolve reatores nucleares. O último foi no Rio de Janeiro dia 08/11, durante a exposição do artista Marc Chagall, está em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes, onde nossos ativistas alertavam sobre o risco deste tipo de instalação no país e as possíveis soluções energéticas limpas que temos no Brasil.
Leia em nosso site sobre o vazamento.
Em Rede: Greenpeace Brasil

Nenhum comentário: