.

.

sábado, 21 de novembro de 2009

Campanha "O Sul também vai Marinar" aproxima ambientalistas históricos

Imagens: Mikonga - REDE Os Verdes de Campo Bom/RS
"O Sul também vai Marinar!"
Com programação ameaçada pelo mau tempo em Porto Alegre, o dia de sábado (21/11) teve uma trégua das Chuvas e Os Verdes (militantes do PV e do Movimento, além de outros simpatizantes) se reuniram junto a Usina do Gasômetro na capital dos Gaúchos, neste final de semana. A atividade contou com a presença de ambientalistas históricos do RS, entre eles Augusto Carneiro, Hilda Zimmermann e Henrique Winttler, lideranças do Movimento Ecológico Gaúcho. Os Verdes avaliaram que a aproximação de lideranças do movimento ambientalista é um fato que poderá impulsionar a candidatura de Marina Silva no Estado, atraindo diversos segmentos que antes se afastavam da política e dos partidos.O alcance planetário dOs Verdes foi representado por simpatizantes portugueses que visitavam a capital e trouxeram suas sugestões ao movimento pró-Marina no Brasil.
Foram debatidas propostas à serem apresentadas no Encontro Nacional dOs Verdes da região sul (SP, PR, SC e RS), no próximo fim de semana (28/11) em Florianópolis, Santa Catarina.
Fonte: REDE Os Verdes/Via e-mail-Mikonga

9 comentários:

REDE Os Verdes disse...

Prezados Verdes do Movimento, amigos e simpatizantes, visitantes de nossa REDE,

Conforme solicitação via e-mail da AMA (João Volino) e Cézar Cardia (Movimento em defesa da orla), removeremos deste artigo uma referência a pessoa do Dr. Henrique Winttler, hidrólogo e cidadão de alta capacidade técnica, intelectual e social, que é membro de nossa REDE, assim como a AMA, quando alegam via e-mail não autorizarem a referência "de" liderança ao Dr. Winttler na Defesa da Orla do Guaíba. Acredito que toda ação que redundou em mais de 18 mil votos no NÃO dos Porto Alegrenses, contra os 3 mil e poucos votos no SIM pelas Construções na orla do Guaíba, contaram com a participação de diversos seres que opinaram conforme suas consciências e o BEM VENCEU O MAL COM MAIS DE 80% de votos. Pode ser que os argumentos do Dr. Winttler tivessem validade na discussão, de que SIM ou NÃO seria a mesma coisa, trariam a mesma sorte de destruição das características da orla do Guaíba, mas isto não estava no debate, que teve apoio desta REDE conclamando as pessoas a votarem no NÃO e diversas outras espalhadas pelo Brasil que contribuiram, assim como atingido o objetivo de naufragar com a proposta da Bancada do Concreto na CMPA. O fato é que tal demanda já foi suprida, e a necessidade de se manter o diálogo, mesmo que as opiniões não sejam iguais é o que fará atingirmos o grau de democracia nas decisões dos políticos, que tanto cobramos, e sabemos, somente farão pela defesa do interesse público quando cobrados, pressionados por todos nós, partidos ou unidos.
Reafirmamos aqui, nosso status apartidário, mas jamais apolítico na defesa do interesse sócio-ambiental, assim como acreditamos que nossos membros pensem da mesma forma, de que partidos e políticos precisam ser "reciclados", afim de que possamos obter "qualidade" no que esperamos sejam os "produtos" destas pessoas à qual "nos representam", com o nosso voto, opinião ou não!
O jogo democrático se faz exatamente com o choque de opiniões, e pedimos que qualquer opinião contrária a nossas publicações, sejam feitas no espaço destinado neste Blog, e não através de listas de e-mails abertas. Não foi e não será a primera vez que modificaremos nossas publicações a pedido de nossos leitores, simpatizantes ou ativistas.
Agradeço a compreensão de todos...

Em nome da REDE Os Verdes/RS

Cesar disse...

Pessoal,
Na realidade o que foi colocado em meu e-mail é que o Movimento é suprapartidário, temos participantes de quase todos os partidos nele.
Por esse motivo, o Movimento não pode nem deve declarar apoio a nenhum candidato a cargo eletivo. Seus integrantes podem prestar apoios, mas nunca o Movimento.
Também lembramos que o Henrique Wittler afastou-se do Movimento. Ele era dos mais ilustres nomes do Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba mas decidiu afastar-se quando do episódio "Vote Não ao Pontal". Logo não deve ser confundido com liderança atual do Movimento, cuja coordenação foi escolhida muito antes da Consulta Pública sobre o Pontal do Estaleiro.
Nossa coordenação tem essa nominata: Nestor Nadruz, Paulo Guarnieri, Eduíno de Mattos, Anadir Alba, João Volino Correa, Eduardo Ruppenthal e Sylvio Nogueira.

Abraços

Cesar Cardia
(Coordenador de Comunicação do Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba)

www.eraldonaz.com disse...

Eu simpatiso muito com as idéias da Marina, espero que ela não se venda ao luxos e se proteja das armadilhas da politica e da grande mídia...

www.eraldonaz.com

REDE Os Verdes disse...

Prezado César, entendemos sua posição e não discordamos da forma como atuam. Apenas ponderamos que está na hora de unirmos sempre e evitarmos que opiniões sejam motivos para nos afastarem da luta pelo bem coletivo, público e patrimônio de todos. É exatamente esta tática que os políticos usam para se manterem no poder, dividindo o povo com opiniões que não são de interesse da grande maioria, e como a grande maioria não aprendeu a opinar e apenas votar nas opiniões dos outros (e até pela Beleza do candidato), é motivo pelo qual vivemos a vergonha que é nosso cenário político. Teria que pessoalmente em uma oportunidade vindoura, externar ao Senhor, ao João e outros amigos ativistas, o que penso sobre a necessidade dos movimentos se apoderarem da política e não deixarmos que os políticos se apoderem dos movimentos, o que sabemos, já fizeram. Estaremos sempre a disposição de todos aqueles que necessitam manifestar sua indignação contra o modelo "burro" de se fazer política neste país.
Obrigado por acessar nossa REDE e Saudações Verdes!
Júlio Wandam
Os Verdes de Tapes/RS
GT COM/RBP

REDE Os Verdes disse...

Prezado Eraldo, concordamos com vossa opinião e tememos da mesma forma que isto possa ocorrer. Mas como acreditamos em esperança (da cor Verde) e da Cura (da cor Verde) planetária, pensamos que nosso país sendo a pátria espiritual do futuro, que possamos adentrar uma nova era como uma nação rica e de um povo rico, e não a situação atual, quando estamos chegando na 5ª economia do mundo, com dezenas de milhões de brasileiros passando fome, sede, falta de cultura, saúde, educação, e com promessas de Panis et Circus ao povo (copa, olimpiada) e armamento (submarinos, aviões e armas para a guerra) aos militares, para que nossa nação "triunfe" contra um inimigo que não sabemos se é de fora, ou de dentro. Precisamos alterar o rumo urgentemente e saber que passaremos trabalho para re-equilibrar todo o desvio que fizemos (o homem e a industrialização) uns 200 anos atrás.
Obrigado por acessar nossa REDE e saudações Verdes!
Júlio Wandam
Os Verdes de Tapes/RS
GT COM/RBP

Armazém Colonial disse...

Lamento posição de Cesar Cardia e João Correa me excluindo da defesa da orla.
Quem são eles para me excluirem? Onde estavam na votação? Estavam apoiando o NÃO que garantia construções não residenciais na orla.
Eu estava contra tal votação pois não queria nem residencial(SIM) nem não residencial (NÂO).
Defender a orla é um direito meu, nhinguem me exclui.
Lutar por interesses pessoais ou de grupos, isto não consiguirão comigo.
Sou ambientalista e lutoi pela aplicação da Leis Ambientais, o que alguns que se dizem lider não concordam, pois querem cabrestear os outros.

Henmrique Wittler
Viva Marina Presidente

Cesar disse...

Ninguém excluiu o Henrique Wittler da defesa da orla.
Apenas foi dito que ele não é mais uma liderança do Movimento, por ter se afastado do Movimento quando da Consulta Pública onde o Não venceu com 80,7% dos votos.
O Henrique Wittler é um ambientalista de valor e um dos maiores defensores de nossa orla.

Cesar

Unknown disse...

Prezados Verdes de Tapes,

A AMA é parceira do Movimento Ambiental liderado pelos companheiros nas causas comuns a preservação do Meio Ambiente, natural e construído, mas não participa, nem apoia ou adere a qualquer campanha político-partidária em nome de qualquer candidato a cargo eletivo, seja vereador, deputado, senador ou presidente da república.
Quanto ao Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba, enquanto membro da coordenação, faço minhas as palavras do companheiro Cesar Cardia, pela correção da informação divulgada nesse importante blog, e reitero minha manifestação de respeito e consideração ao ambientalista Henrique Wittler, a despeito de posições contrárias e em respeito ao direito do contraditório, sem julgamento de juízo ou valor, em nome da democracia.

Saudações comunitárias!

João Volino Corrêa
Presidente AMA

www.eraldonaz.com disse...

Salve a todos...

mudando o rumo dos comentários, quero fazer um convite a todos...

Convite Secretaria da Pesca Laguna/SC
Secretaria da Pesca convida comunidade para discutir a implantação de uma indústria fosfateira na região Sul

No meu Blog sobre Reciclagem tem mais detalhes www.projeto-reciclar.blospot.com


Pensamento:
Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é.
John Wooden

Eraldo Nazário
www.eraldonaz.com
eraldonaz@eraldonaz.com
48 8437-9696 oi/brt
9133-5728 vivo
9629-2391 tim